O Planeta TV

Ah! Insensato Coração. Porque me fizeste sofrer...

Por: Jeferson Cardoso

Ah! Insensato Coração. Porque me fizeste sofrer...

Antes da estreia de "Insensato Coração" criei uma grande expectativa. Fiquei frustrado, é verdade. Mas por quê? Porque sonhei com uma mega vilã e Norma demorou muito para se destacar.

"Insensato Coração" é uma boa novela, mas não gostei de seus núcleos paralelos. Não serei repetitivo, já disse isto em outros tópicos, bem como, não acho ela melhor que "Passione". Sigo com a mesma opinião. Da novela em si só destacaria os seguintes personagens: Norma, Léo, Tia Neném, Douglas, Vinícius e Cortez.

Apesar de não ser fã da novela, destaco a criatividade de Ricardo Linhares e Gilberto Braga. Apostaram em uma narrativa inovadora e, mesmo demorando um pouco para revelar a vilã, a construção de Norma chamou a minha atenção. Essa vilã é uma das mais complexas que já vi. Enfim, pena que as tramas paralelas prejudicaram a trama.

Por que implico tanto com as tramas paralelas? Porque são chatas! As piores são do núcleo de André; o de Bibi é terrível, mas foi salvo por Douglas; Marina e Pedro – casal lindo –, mas não aconteceu; entre outros.

Quanto à audiência, o folhetim fechará com uma média de 36 pontos, um a mais que antecessora. Parece pouco, mas não é. Esses pontos representam aproximadamente 60% dos números de televisores ligados na trama. Ainda ouço por aí que é um fracasso. Pode?

As pessoas só exigem audiência, mas esquecem que para isto os televisores precisam estar ligados. E "Insensato Coração" e "Passione" enfrentaram um período de share baixo.

IC é a melhor novela de Gilberto Braga? Não concordo. A melhor dele é Celebridade.

Não deixem de conferir a entrevista com Ricardo Linhares. Clique aqui para ler a entrevista na íntegra!

Fina Estampa

Estou animadíssimo com a nova novela do Mago! Estou adorando as chamadas e aposto que Aguinaldo Silva fará de tudo para que a Globo volte a conquistar os tão sonhados 50 pontos (de pico), que normalmente são conquistados em momentos decisivos. Tarefa difícil, mas não impossível.

Expectativa? É óbvio! Como fã do autor, confesso, que estou tranquilo porque sei que vem novelão por aí. Estou apenas ansioso e torcendo para que a audiência corresponda. Deve começar marcando índices entre 33 e 36 pontos, só não pode demorar subir!!!

Confira uma prévia do novelão:



E aí, é uma novela de Fina Estampa?

Tchau!





Comentários (42) Postar Comentário

Pedro comentou:

Espera muito mais de IC. onde está a tão falada cena da Norma desfigurtando o rosto da Marina? Acho Passione melhor que IC, sem dúivida é.

Fina Estampa se for melhor que Duas Caras (que foi horrível) já é lucr, mas não tenho expectativas não.

A melhor novela de Gilberto é mesmo Celebridasde - PERFEITA. Gostei muito de Força de um Desejo também.

Queria ver o Agnaldo escrevendo nvelas tip Pedra sobre pedra e A Indomada. Você não Jéferson?


Hoje considero as melhores novelas n ar:

1 - Astro
2 - Cordel
3 - O Clone
4 - Morde e Assopra
5 - Malhação
6 - IC.

Jefersn não lev muita fé em A Vida da Gente (Título hrrível). Você não acha que remake Renascer pegaria um público maior de Cordel?


Jeferson Cardoso respondeu:

Pedro, Aguinaldo disse que pretende - a pedido de seus fãs - ainda escrever uma novela tipo Tieta e Pedra Sobre Pedra. Por enquanto, vamos nos arrepiar com novela estilo Senhora do Destino. Gostei do título da nova novela das seis. Só detestei "Aquele Beijo", de Miguel Falabella. Abs.


Ivan comentou:

IC é uma boa novela.
Fina Estampa tá parecendo que é boa, mas IC vai deixar saudades, isso vai, não sei porq...
será que daria certo as novelas do passado sendo reprisadas de madrugada??? o q vc acha Jeff, e O Astro?


Jeferson Cardoso respondeu:

O Astro é uma obra prima. Como estou vendo A Fazenda, assistirei a macrossérie assim que terminar com A Favorita . Rsrsrs.


Douglas comentou:

Adoro os núcleos paralelos de Insensato Coração, pois os de Passione eram pífios. Digo e repito Insensato é superior a Passione tanto que fugiu a tendência das novelas das 21h que é a de cair a audiência a cada nova novela. Gilberto e Ricardo se superaram, aliás IC é superior a Passione, Viver a Vida e Caminho da Índias (pronto).
Com relação aos possíveis finais, acredito que Norma tenha uma carta na manga e essa paixão por Léo será só mais um golpe. Ela decidirá o destino do amante, bem como o término desse destino (se é que vcs me entendem). Seria o cúmulo uma mulher tão inteligente, capaz de chegar onde chegou com bastante dissernimento, ter um desfecho trágico. Norma tem que extravasar, Fechar assinando as páginas de sua vingança com caneta de ouro e tinta de sangue.

Sobre Fina Estampa vou esperar a novela começar pra não "morder a ´língua" hahaha.
Abraços a todos!

carlos comentou:

Jefferson sou muito fã se seu blog por esse simples motivo eu pediria que você me dissesse quando e qual vai ser o tema de seu próximo post e quando vai postar


Jeferson Cardoso respondeu:

Carlos, a atualização do Blog não tem dia nem hora certa. Tento atualizar duas vezes por semana. Não há tema definido, depende dos acontecimentos televisivos. Abs.


@FABIODIASR comentou:

Achei bemmmmmmmmmmmmmmmmmm popular! Mas é essa intenção.
Será q da certo?
Vamos aguardar, eu a verei torcendo que tenha uma boa trama vide SDD!
Abs


Jeferson Cardoso respondeu:

Fabio, #FinaEstampa vai nos mostrar se esses 35/36 pontos de audiência é realmente o novo patamar das 21h.


rafael comentou:

Jeff voce sabe quem vai fazer o papel que era de Regiane Alves que no caso é a vilã de Aquele Beijo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Nem ideia! Foi um troca-troca que misturou tudo! hahaha


Henrique comentou:

Eu amo Insensato Coração, NORMA não pode morrer de jeito nenhum! qual será a graça da novela? terá batalhado a novela toda para morrer no final? :soraia: que motivos teriam para mata-la? Fina Estampa vai ser ótima embora ache que Tereza Cristina está uma perua bem próxima de Melissa de Caminho das Índias... espero que isto mude :vibra1:

rafael comentou:

vixe maria!! até semanas atrás eu era o único rafael do maranhão a comentar por aki.
concordo com o que disseste. celebridade foi a melhor do gilbertão. autor que admirava tanto, mas a parceria com o ricardo linhares não o fez bem.
pelo que li na entrevista, fiquei com uma dúvida: gilberto braga só cede o seu nome pra globo produzir uma novela dita de sua autoria? me parece que o linhares quem escreve... e muito mal por sinal.

também nunca tinha visto ninguém comentar, nem no twitter onde acompanho vários noveleiros, que o casal norma e pedro não tem química. agora marina e pedro É dose!!!!

as chamadas de fina estampa estão ótimas. mas vou tentar me desapegar de novelas. vou ver esporadicamente, assim como grande parte da audiência.
tou com uma vontade de ver o aguinaldo silva se justificando quanto a audiência baixa nos meses iniciais da novela. ele merece passar por isso. não tem o mínimo de respeito quanto aos colegas de profissão.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafael, especula-se que Gilberto só participa da reunião e faz a primeira revisão do texto. Se faz sucesso ou não, apenas o seu nome é lembrado. Que coisa não?!?!!?


Diogo comentou:

Não gostei desse post.

Rita comentou:

Vou deixar bem claro que são os personagens bacanas desta novela,Beto,Deise,Alice,Eduardo,Sueli,Chicão,Rony,Fabíola,Vitória,Rafa e o maior presente que a globo nos deu a volta do grande ator Marcos Damigo o Hugo, os malas foram tantos cito o maior deles o caveira de Caminhos do Coração,foi dose prá leão o lenga lenga dele com a norma.Resumindo uma novela sem pé nem cabeça,com tantos personagens que ficaram perdidos e esquecidos durante a mesma,enfim um porre assisti só depois que o Hugo entrou,uma pena que a globo não soube aproveitar seu talento,poderiam passar através do Hugo e Eduardo uma bela mensagem,mas preferiram acabar,mas tudo bem.Como no Brasil as pessoas assistem a uma novela e no máximo duas(quando muito boa)vou descansar e aguardar Mulheres de Areia pela história e pela nossa grande estrela Laura Cardoso que deu um show no papel de Isaura,cena memorável o encontro dela com a Ruth.Parabéns pelos temas do Blog.Abraço e até a próxima.

Veja também