O Planeta TV

A VIDA DA GENTE: É BOA, MAS ESTÁ DEPRESSIVA!

Por: Jeferson Cardoso

Fui questionado por que não dei atenção à estreia de "A Vida da Gente", assim como fiz com "Cordel Encantado" e "Fina Estampa". Seguinte, meus queridos, infelizmente, não pude acompanhar a estreia da novela junto à exibição da Globo. Só por volta da meia noite pude assisti-la no Youtube. E por que não comentei no dia seguinte? Porque não tinha uma opinião formada. Como não tinha nenhuma expectativa, o primeiro capítulo – pra mim – foi uma incógnita.

Gostei demais do texto de Lícia Manzo, bem como, fotografia, abertura, e, da química entre Rafael Cardoso e Fernanda Vasconcellos.

Acompanhei, na íntegra, os capítulos da semana. A novela não é ruim, longe disto, mas é tééééédiosa! Cadê a comédia? Novela das seis sem humor, não funciona. Veja bem, depois de um dia estressante você chega em casa e ao ligar a TV se depara com uma novela que te coloca pra baixo. Não dá! Foi assim esses capítulos iniciais de "A Vida da Gente".

O drama da mocinha também não me convenceu. É inadmissível, em pleno século XXI, uma gravidez acabar com a carreira de uma atleta. E mais, a novela deixou claro que Ana é uma atleta talentosa e bastante conhecida. Faço uma simples pergunta: como ela não é reconhecida na Argentina, país que é nosso vizinho? Sei muito bem que se trata de uma novela, porém, falta coerência.

Para piorar a situação, a personagem de Fernanda Vasconcelos começou a novela com 15 anos. Gente, é uma novela de fases? Não seria melhor ter escalado atores mais jovens para representar melhor a idade? É novela! Sim, sem coerência.

E os erros de continuidade? Enfim, vamos falar das partes boas. O trio de protagonista é excelente. Algumas pessoas implicam com Fernanda Vasconcelos, mas ela apesar de (às vezes) não conseguir passar emoção - dá conta do recado. O grande destaque do elenco, na verdade, é Ana Beatriz Nogueira. Essa, sim, arrasa! Destaco também a tão perseguida Sthefany Brito. Não consigo entender por que pegam tanto no pé desta moça, que atua muito bem.

No quesito audiência, "A Vida da Gente" fechou a semana com uma média de 22 pontos. O índice é semelhante com o desempenho das estreias de suas antecessoras. A possibilidade de rejeição era grande, visto que, substitui "Cordel Encantado" - trama que considero a melhor do ano. Será que "Fina Estampa" supera?.

Não se pode julgar "A Vida da Gente" por essa audiência. A novela é boa e, se der espaço para a comédia - deixando de ser depressiva, tem potencial para manter uma média de 24 pontos, o que – segundo a lenda (a Globo nunca disse em público qual é a meta) – é considerado razoável para o horário.

Infelizmente, a novela – que será curta com apenas 132 capítulos – enfrentará o horário de verão, festas de fim de ano e o carnaval. Para piorar, o público está ignorando a atual temporada de "Malhação", o que diretamente atinge a audiência do horário das 18h.

É isso, não serei telespectador assíduo de "A Vida da Gente", no entanto, desejo boa sorte.

Pra todos vocês, "AQUELE BEIJO", ops, ABRAÇO!



Deixe o seu comentário