O Planeta TV

"A VIAGEM" E "VAMP": ESSAS SÃO MEMORÁVEIS

Por: Jeferson

Que maravilha! Batemos o recorde de comentários. Estou muito orgulhoso por ter transformado esta coluna em um espaço democrático.

Quando afirmei que “Mulheres de Areia” é a melhor novela das seis de todos os tempos, obviamente é uma opinião pessoal. Foi fácil demais escolher a melhor da faixa das 18h, o contrário das 19h. O horário das sete da Globo tem uma lista enorme de grandes novelas. Mas... tive que escolher uma! Ou melhor, diante a dificuldade escolhi duas: ”A VIAGEM” e ”VAMP”.

Mais uma vez, Ivani Ribeiro, aparece na lista do TOP. Seria ela uma deusa da teledramaturgia? A novela “A Viagem” marcou o horário. Em 1994, o país parava para acompanhar a novela, chegando a bater recordes superando ao imbatível (na época) Jornal Nacional. Na média geral, marcou impressionantes 52 pontos de média. Em alguns capítulos abocanhava 61 pontos. Uma novela que fascinou, pelo talento de Christiane Torloni, Antonio Fagundes, Guilherme Fontes, Laura Cardoso, Miguel Falabella, Mauricio Mattar... nossa, simplesmente um novelaço. O seu sucesso lhe rendeu duas reprises. E em todas as ocasiões a audiência foi altíssima. O espiritismo tratado na novela marcou os telespectadores. A forma como Alexandre morreu, planejou a sua vingança, e, o seu sofrimento no Vale dos Suicidas até o seu arrependimento emocionou e surpreendeu milhões de brasileiros. Para finalizar, vejam a emocionante frase que a autora nos brindou no último capítulo:

"Hoje, de algum lugar longe dessas terras. Há um doce olhar só pra você. Um olhar especial. De alguém especial, de distantes origens. Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida. Que sorri porque ama plenamente. Sem julgamentos, preconceitos nem prisões. Hoje, como ontem, longe desses Céus. Há um encantador olhar só pra você. Nesse olhar vai para você a magia da luz. A simplicidade do perdão. A força para comungar com a vida. A esperança de dias mais radiantes de paz. Hoje, de algum lugar dentro de você. Alguém que já o amou muito e ainda o ama. Diz para você que valeu a pena ter estado nessas Terras. Sob estes Céus. Falando de união, paz, amor e perdão. Poder sentir a força que faz você sorrir. E continuar o caminho. Que um dia aquele doce olhar iniciou pra você. Tudo isso, só pra você saber que a vida continua. E a morte é uma viagem."

É Ivani Ribeiro, a vida na verdade é uma A VIAGEM.

E quem não se lembra de VAMP? A novela de Antonio Calmon marcou a infância dos adolescentes da época, principalmente daqueles que hoje tem entre 25 e 40 anos. A novela que se passava na pacata cidade Armação dos Anjos virou mania nacional, prova disso foi a sua reapresentação na faixa das 17h da TV Globo em menos de um ano de sua exibição. A novela marcou tanto que muitas pessoas pensam que já assistiram mais de duas vezes, entretanto, “Vamp” só foi reprisada apenas uma vez. O vampirismo tomou conta do país, na época a novela chegou a ser o programa de TV mais visto, superando o Jornal Nacional e até mesmo a novela das oito (“O Dono do Mundo”). Hoje em dia não se ver mais sucesso como os vampiros que na época viraram sensação com revistas de gibis, marcas de chicletes, entre outros produtos.

Até hoje Claudia Ohana é reconhecida pela roqueira Natascha. Outros atores também ficaram marcados; depois de interpretar Lipe, Fábio Assunção se consagrou na carreira como ator, sem falar da galera teen: Jonas Torres, Fernanda Rodrigues, André Gonçalves e Flávio Silvino. Pode-se dizer que “Vamp” era uma novela completa. Tinha história, humor, romance, enfim, todos os ingredientes necessários para firmar o sucesso.

Em termos de audiência, Vamp cravou 48 pontos, superando a novela das oito da época. E a sua reprise alavancou a audiência das tardes da Globo, abrindo um novo espaço para reprises, que não durou muito tempo, por falta de obras como ela.

É meus amigos, “A VIAGEM” e “VAMP” marcaram, e, sempre será uma referência para o horário das 19h da Globo. E só nos restam cantar: “CALADA NOITE PRETA... NOITE PRETAAAAAAAA”!

Mudando de assunto....

Não sei se já comentei aqui, mas, desde o início disse que o papel de Silvia em Duas Caras não seria ideal para Aline Moraes. E, como não tenho duas caras, a minha opinião continua firme e forte! Não tenho nada contra a atriz, só acho que o papel não é ideal para ela, e, por mais que ela tente me convencer, mas eu tenho certeza da minha opinião. Bom, isto é assunto para o próximo tópico. Aguardem!

Vocês perceberam que depois da saída do Gluglu e Mendigo do Pânico da TV, o programa perdeu o controle do humor? Resolveram apelar para as bizarrices de Sabrina Satto em situações que... Lamentável!

Como é tosco aquele apresentador do Balanço Geral. Na verdade o programa em si é insuportável. Ninguém merece uma tortura daquela. Não consigo entender como aquilo consegue atingir 15 pontos de audiência. Vai entender...

Que mico! Milton Neves se quer tem cenário na Band. Meus queridos, aquilo é tudo virtual, montagem pura de computador. Que lamentável! Só de lembrar que na Record ele tinha um estúdio enorme montando no Teatro Record. Chega a dar pena!

Que besteira é aquela nos intervalos de um programa e outro nas tardes de domingo do SBT. Silvio santos está perdido... será que as vendas da Tele Sena também estão no fundo do poço?

No próximo tópico trocamos idéias sobre as emoções finais de “Desejo Proibido”, a atuação de Aline Moraes em “Duas Caras”, e, claro sobre a melhor novela das 20h. Enquanto isto espero que vocês continuem comentando sobre a melhor novela das 19h, e, os assuntos abordados acima.

PS: Fiquem ligados, esta semana, farei um especial sobre “Ciranda de Pedra” e uma entrevista exclusiva com o autor Alcides Nogueira. E, também, um bate-papo com Cláudio Heinrich comentando o sucesso de seu personagem em “Caminhos do Coração”.


Deixe o seu comentário