O Planeta TV

"A VIAGEM" E "VAMP": ESSAS SÃO MEMORÁVEIS

Por: Jeferson

"A VIAGEM" E "VAMP": ESSAS SÃO MEMORÁVEIS

Que maravilha! Batemos o recorde de comentários. Estou muito orgulhoso por ter transformado esta coluna em um espaço democrático.

Quando afirmei que “Mulheres de Areia” é a melhor novela das seis de todos os tempos, obviamente é uma opinião pessoal. Foi fácil demais escolher a melhor da faixa das 18h, o contrário das 19h. O horário das sete da Globo tem uma lista enorme de grandes novelas. Mas... tive que escolher uma! Ou melhor, diante a dificuldade escolhi duas: ”A VIAGEM” e ”VAMP”.

Mais uma vez, Ivani Ribeiro, aparece na lista do TOP. Seria ela uma deusa da teledramaturgia? A novela “A Viagem” marcou o horário. Em 1994, o país parava para acompanhar a novela, chegando a bater recordes superando ao imbatível (na época) Jornal Nacional. Na média geral, marcou impressionantes 52 pontos de média. Em alguns capítulos abocanhava 61 pontos. Uma novela que fascinou, pelo talento de Christiane Torloni, Antonio Fagundes, Guilherme Fontes, Laura Cardoso, Miguel Falabella, Mauricio Mattar... nossa, simplesmente um novelaço. O seu sucesso lhe rendeu duas reprises. E em todas as ocasiões a audiência foi altíssima. O espiritismo tratado na novela marcou os telespectadores. A forma como Alexandre morreu, planejou a sua vingança, e, o seu sofrimento no Vale dos Suicidas até o seu arrependimento emocionou e surpreendeu milhões de brasileiros. Para finalizar, vejam a emocionante frase que a autora nos brindou no último capítulo:

"Hoje, de algum lugar longe dessas terras. Há um doce olhar só pra você. Um olhar especial. De alguém especial, de distantes origens. Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida. Que sorri porque ama plenamente. Sem julgamentos, preconceitos nem prisões. Hoje, como ontem, longe desses Céus. Há um encantador olhar só pra você. Nesse olhar vai para você a magia da luz. A simplicidade do perdão. A força para comungar com a vida. A esperança de dias mais radiantes de paz. Hoje, de algum lugar dentro de você. Alguém que já o amou muito e ainda o ama. Diz para você que valeu a pena ter estado nessas Terras. Sob estes Céus. Falando de união, paz, amor e perdão. Poder sentir a força que faz você sorrir. E continuar o caminho. Que um dia aquele doce olhar iniciou pra você. Tudo isso, só pra você saber que a vida continua. E a morte é uma viagem."

É Ivani Ribeiro, a vida na verdade é uma A VIAGEM.

E quem não se lembra de VAMP? A novela de Antonio Calmon marcou a infância dos adolescentes da época, principalmente daqueles que hoje tem entre 25 e 40 anos. A novela que se passava na pacata cidade Armação dos Anjos virou mania nacional, prova disso foi a sua reapresentação na faixa das 17h da TV Globo em menos de um ano de sua exibição. A novela marcou tanto que muitas pessoas pensam que já assistiram mais de duas vezes, entretanto, “Vamp” só foi reprisada apenas uma vez. O vampirismo tomou conta do país, na época a novela chegou a ser o programa de TV mais visto, superando o Jornal Nacional e até mesmo a novela das oito (“O Dono do Mundo”). Hoje em dia não se ver mais sucesso como os vampiros que na época viraram sensação com revistas de gibis, marcas de chicletes, entre outros produtos.

Até hoje Claudia Ohana é reconhecida pela roqueira Natascha. Outros atores também ficaram marcados; depois de interpretar Lipe, Fábio Assunção se consagrou na carreira como ator, sem falar da galera teen: Jonas Torres, Fernanda Rodrigues, André Gonçalves e Flávio Silvino. Pode-se dizer que “Vamp” era uma novela completa. Tinha história, humor, romance, enfim, todos os ingredientes necessários para firmar o sucesso.

Em termos de audiência, Vamp cravou 48 pontos, superando a novela das oito da época. E a sua reprise alavancou a audiência das tardes da Globo, abrindo um novo espaço para reprises, que não durou muito tempo, por falta de obras como ela.

É meus amigos, “A VIAGEM” e “VAMP” marcaram, e, sempre será uma referência para o horário das 19h da Globo. E só nos restam cantar: “CALADA NOITE PRETA... NOITE PRETAAAAAAAA”!

Mudando de assunto....

Não sei se já comentei aqui, mas, desde o início disse que o papel de Silvia em Duas Caras não seria ideal para Aline Moraes. E, como não tenho duas caras, a minha opinião continua firme e forte! Não tenho nada contra a atriz, só acho que o papel não é ideal para ela, e, por mais que ela tente me convencer, mas eu tenho certeza da minha opinião. Bom, isto é assunto para o próximo tópico. Aguardem!

Vocês perceberam que depois da saída do Gluglu e Mendigo do Pânico da TV, o programa perdeu o controle do humor? Resolveram apelar para as bizarrices de Sabrina Satto em situações que... Lamentável!

Como é tosco aquele apresentador do Balanço Geral. Na verdade o programa em si é insuportável. Ninguém merece uma tortura daquela. Não consigo entender como aquilo consegue atingir 15 pontos de audiência. Vai entender...

Que mico! Milton Neves se quer tem cenário na Band. Meus queridos, aquilo é tudo virtual, montagem pura de computador. Que lamentável! Só de lembrar que na Record ele tinha um estúdio enorme montando no Teatro Record. Chega a dar pena!

Que besteira é aquela nos intervalos de um programa e outro nas tardes de domingo do SBT. Silvio santos está perdido... será que as vendas da Tele Sena também estão no fundo do poço?

No próximo tópico trocamos idéias sobre as emoções finais de “Desejo Proibido”, a atuação de Aline Moraes em “Duas Caras”, e, claro sobre a melhor novela das 20h. Enquanto isto espero que vocês continuem comentando sobre a melhor novela das 19h, e, os assuntos abordados acima.

PS: Fiquem ligados, esta semana, farei um especial sobre “Ciranda de Pedra” e uma entrevista exclusiva com o autor Alcides Nogueira. E, também, um bate-papo com Cláudio Heinrich comentando o sucesso de seu personagem em “Caminhos do Coração”.





Comentários (50) Postar Comentário

vanderson comentou:

:trofeu: :trofeu:
vamp mega novelao a viagem gsotei masn me consuistou tanto mas sem duvida um classio
minahs predielta sao
vamp, cobras e largatos, da cor pecado, anadando nas nuvesn , uga uga ae sim a viagem

eqto aline moraes esta marvilhosa :palmas: :palmas: :palmas: :alegre: :alegre: :alegre:

sem duvida melhor coisa de Duas caras que bom ver notas de todos elogiando ela,, como aguinaldo autor da novela disse foi sua supresa .. mas isos venho coemtar no prximo blog aonde vou fala da maravilhosa aline cola a entrevista de aline que agui disse desta perfeita atriz :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1:

Gustavo comentou:

Bom, se voce for considerar as melhores novelas das 7 dos anos 90, realmente "Vamp" e "A Viagem" brilham mais forte. Sao duas novelas que eu tambem adorava assistir. Agora, a melhor de todas as novelas das 7 de todos os anos... como eu disse no post sobre "Mulheres de Areia", acho que "Guerra dos Sexos" e "Que Rei Sou Eu?" brigam por esse titulo.

Sem duvida, o topico sobre as 20h vai ser o que mais tera novelas citadas.

Anderson comentou:

A viagem eu vi a reprise.. mas de forma compacta né, mas não achei graaaandes coisas! Ja vamp tenho mt vontade de ver..
Novela das 7 que vi até agora, eu fico com UGA UGA do Lombardi.. a novela era cativante, aquelas tripos indígenas, aquelas imagens de tocas.. era mt legal. A índia crocoá engraçadérrima.. nossa.. a melhor novela do Lombardi.

Anderson comentou:

Fora a trilha sonoroa internacional de Uga Uga era impecável!! Christina Aguilera.. Macy Gray.. The corrs.. Brian Mcknight.. Bon Jovi.. Mandy Moore..
noossa, essa novela marcou.
Bionda! Brigitte! Mariana Ximeneses e Betty Lago arrasaram! Bjs!

Matheus comentou:

Só lembrando apra uns que estão falando em Gata Comeu as 18 horas... A Gata Comeu foi uma novela das 19 horas!!!!! Vamp e A Viagem são excelentes.... Acrescentari no top five: Guerra dos Sexos, Que Rei Sou Eu e Brega e Chique.... e uma menção honrosa para Sassaricando e Cambalacho

Rafael comentou:

[b]pra mim vamp é uma boa novela, mais tbm outra novela muito boa é o beijo do vampiro

agora sobre a aline moraes eu acho q ela ta muito boa nesse papel :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1:

Vava comentou:

E bom ficar relembrando o passado, ele não volta mais, o dia de ontem se foi. O monopólio da glocopia acabou. Não deixou saudades. :tchau2: :tchau2:

Magno comentou:

Fica no ar a questão:
Quem falou + do caso Isabella a :record: ou a :record: NEWS???

Mario comentou:

Eu gostei de Vamp, morava num sitio sem energia eletrécia e ia todos os dias na casa da minha írmã na cidade para assistir a novela, como era MARAVILHOSA a novela ficava o dia todo pensando na novela e não via a hora de assistir mais um capítulo. olha gente Top Model também era um novelão. as duas pra mim são as melhores.

Júlio Persona ([email protected]) comentou:

"A Viagem", sem amenor dúvida, foi a melhor novela as 19h. É tanto que a comunidade da novela tem hoje quase 20.000 membros e tem atualizações diárias no fórum.
São muiiitas as cenas que me levaram a ñ conter as lágrimas na novela,mas posso destacar aquela cena em que Dona Maroca encontra Alexandre na cadeia...ela ñ aguenta, dá um fort abraço nele e s derrama em lágrimas...até ele s emociona, meio a contra gosto. Também ñ posso esquecer daquela, depois da morte de Otávio, q Diná fica depressiva e pede a sua mãe para que ela reze pra q ela (Diná) consiga realizar seu desejo. Dona Maroca pergunta qual é o desejo e ela ñ respond, mesmo assim, Dona Maroca reza...até q um dia, no almoço, ond Diná, Estela e DOna Maroca estão; Estela revela qual é o desejo d Diná - Dona Maroca cai em lágrimas profundas...e diz a Diná q ela a traiu...q estava rezando pela própria mort da filha. Nossa...chega fiquei arrepiado!!!agora sou eu quem ñ contem as lágrimas...essa novela foi transcendente a tudo q já foi produzido. Q saudades....quem é q consiguia ficar imune a se emocionar com Dona Maroca? com Diná, e sua linda relação com Estela? Com a delicadeza do amor da glória? com a sensibilidad do mascarado? com o humor de Dona Cininha? com a verossidad d sentimento de Lisa...GENTE, s as novelas hoje tivesse pelo menos 50% da qualidade de A Viagem, eu seria novelero de primeira! O q o telespectador q realment é uma boa história, verdad, especificidad, densidade, profundidad, sensibilidad e interpretação!!! Chega desse rostinhos apenas bonitinhos...qremos é nos envolver, nos apaixonar PELA HISTÓRIA. :gritando: :aplausos1:

Veja também