O Planeta TV

A RECORD E SUAS NOVELAS

Por: Jeferson Cardoso

A RECORD E SUAS NOVELAS

A novela que ainda não começou!

"Viver a Vida" já está no capitulo 50 e o público tem a sensação de que a novela sequer começou. E podem anotar, vai continuar assim por muito tempo. Primeiro, porque o ritmo de Manoel Carlos é lento e segundo, a história não tem nada de novo a acrescentar. Essa novela é uma mistura de Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida. Não estou questionando se a novela é boa ou ruim, isto não me interessa, mas pelo que ouço e vejo nas ruas o público está sentindo falta dos indianos.

As novelas da Record

Falando em novela, esta semana acompanhei alguns capítulos de "Bela, a Feia" e "Poder Paralelo" e pude constatar que apesar da Record viver uma fase crítica em termos de audiência, essas novelas não merecem os índices que vem registrando. "Bela" é mais um excelente trabalho da autora Gisele Joras, que prova o seu dom para teledramaturgia. Já "Poder Paralelo", mesmo com algumas falhas, melhorou bastante com as modificações realizadas por Lauro César Muniz.

“Bela” é a primeira novela light da Record, mas infelizmente, a autora para manter o ritmo de 200 capítulos acrescentou alguns núcleos que desandam para a violência. Enquanto isto, "Poder" usa e abusa das armas e sangue. Nos próximos capítulos uma onda de mortes agitará a trama.

Não vou dizer que sou contra esse tipo de narrativa, uma vez que, uma das exigências do público hoje em dia é ver os grandes vilões agindo. Vilões, e não a bandidagem, diga-se de passagem. Sim, a Record exagera neste quesito e a emissora ficou caracterizada por isto, mas se é isto que dá audiência, então – infelizmente – continuarão investindo.

"Bela" é uma boa novela que foi lançada sem estratégia e em horário errado. Será exibida até maio, e posso estar enganado, mas por mais que a autora tente, os índices de audiência dificilmente subirão. Como a audiência nem sempre significa qualidade, os fãs da novela podem ficar despreocupados, porque a versão brasileira desta novela mexicana apresenta um ótimo conjunto (elenco, enredo, direção e texto).

Por fim, "Poder Paralelo" – com aqueles cenários precários – será exibida até fevereiro. A trama começa a empolgar e, provavelmente, os assassinatos melhorarão os índices.

Ribeirão do tempo

Em uma entrevista à Folha de São Paulo, Marcílio Moraes disse que sua próxima novela não terá grandes vilões. Como assim? Será que os autores não perceberam que, hoje em dia, os vilões é que levam as novelas ao topo? Pode até começar sem vilão, mas o tempo é o senhor da razão...

Nome definido!

Finalmente escolheram o nome da próxima novela das 7: "Tempos Modernos". Ótimo título, que condiz com a história. Sei pouca coisa dessa novela, mas uma coisa me preocupa: vai ter comédia? Se sim, acredito no sucesso. Se não, a concorrência agradece. Se bem que, comédia como Walcyr Carrasco ninguém sabe fazer, então provavelmente, a nova novela deve registrar uma audiência bem inferior a "Caras & Bocas".

Rídiculos!

Quando vejo o programa Ídolos com aqueles participantes lembro-me do quadro ‘Ridículos’, apresentado por Tom Cavalcante. É impressionante o baixo nível dos classificados. E ainda esperam encontrar o novo ídolo do Brasil... Então tá!

Trocou o certo pelo duvidoso!

Dizem que Roberto Justus anda nervoso pelos baixos índices de audiência do seu programa no SBT. Vem cá, será que ele esperava a vice-liderança? Diante de um programa daquele deve-se primeiro agradecer a terceira colocação. Mas segundo Luciana Gimenez, ele já ocupa a quarta. Para variar ele quer um musical no fim de ano. Lastimável! Rsrsrsrs.

Identidade revelada

Após um ano, Rodrigo Faro finalmente encontrou sua identidade no comando do Melhor do Brasil. Ele melhorou bastante sua performance. Até mesmo na apresentação de Ídolos. O Melhor do Brasil é uma ótima opção nas tardes de sábado, mas a Record precisa investir mais, como por exemplo, lançar novos quadros.

Enquete

Os leitores do site elegeram o programa de Eliana como o melhor do domingo. Veja o resultado:

Programa da Eliana 23,47%
Tudo é Possível 19,39%
Programa Silvio Santos 18,92%
Programa do Gugu 18,51%
Domingão do Faustão 15,82%
Domingo Legal 3,88%

Observa-se que o Domingo Legal com Celso Portiolli ficou de escanteio.

Audiência

De acordo com dados preliminares, neste sábado (31/10), Cama de Gato marcou apenas 16 pontos. Em seguida, Caras & Bocas registrou 24. O feriado baixou o número de ligados (share). À tarde, Caldeirão do Huck marcou apenas 12.
Abraços e até próxima!





Comentários (33) Postar Comentário

Wilson Mota da Rocha Júnior comentou:

Pode-se dizer que a Record precisa melhorar em suas novelas, Bela a Feia todo mundo sabe o final do enredo então pra quer fazer uma novela que já foi reprisada e também o índice de violência é grande mesma coisa pra Poder Paralelo. Agora discordo que O Melhor do Brasil seja a melhor opção de sábado, os melhores programas do final de semana são Eliana e Silvio Santos.Abraços a Tds..............

Emanuella comentou:

Em relação à "Viver a vida", ainda acredito nesta novela, afinal, sou brasileira e não desisto nunca! Rsrsrsrsrsrs :yes1: Brincadeiras à parte, quinta-feira, dia 5, acontece o acidente com a Luciana e, segundo o autor, vai ser a reviravolta da novela, é esperar pra ver! Para mim, mulheres apaixonadas foi a última boa novela de Manoel Carlos, os últimos capítulos foram show, chorei pacas! :chorando1: Estou acompanhando VAV, vou ser sincera, apenas pelas excelentes atuações de Lília Cabral, Mateus Solano, Natália do Vale e Bárbara Paz :deolho1:
Quanto às novelas da :record1: me desencantei desde qd vidas opostas começou a apostar na excessiva violência. Eu particularmente não gosto disso, e detestei duas caras qd colocou aquele capítulo de tiroteio na portelinha, achei o fim! :descabelado1: Adorei Essas Mulheres e amei cidadão brasileiro, não perdia um capítulo, mas, se a record quer ficar marcada com esse tipo de trama, ela é quem sabe, a minha audiência não vai ter! :desanimado1: Tb não acredito que Bela subirá, menos pela qualidade da obra mas mais pela grade voadora da record, e tudo indica uma nova mudança de horário das novelas qd começar a fazenda, AFF! Haja paciência para quem acompanha esses folhetins! :zuando31: Além disso, acho que a record errou ao apostar numa história já bastante conhecida do público, acho que se a Gisele Rojas estivesse adaptando uma trama inédita, mesmo sendo mexicana, acho que daria uns 14, 15 pts.
Jef, tb concordo que Walcir é o maior fera no humor, mas acho que "Tempos Modernos" vai manter os índices de caras e bocas, talvez não no início mas com um mês de exibição, pois a novela vai ter muito humor, até a personagem da Grazi, que será uma vilã, vai ser uma vilã engraçada, ela disse em entrevista, e o humor é uma ótima pedida para o horário das sete! :sorridente1:
Realmente os candidatos a Idolos estão bem fraquinhos... Esse tipo de formato nunca gera ídolos no Brasil, acho que não adianta insistir muito nesses programas...
O justus está procurando um formato parecido com o do aprendiz para apresentar no sbt, pois é isso que ele sabe fazer, além deste tipo de programa ser muito mais legal do que o "1 contra 100", que é chaaaaatoooooo! :sono1: Abs. :fui1:

Tarcísio comentou:

[...]essas novelas não merecem os índices que vem registrando[...]

É claro que não merecem! Merecem muito menos, simplesmente porque Poder paralelo tem uma proposta boa, mas a história desandou totalmente e a estrutura da novela é bastante precária.
Já Bela a feia é uma novela no mínimo de gosto duvidoso, porque apesar de uma história leve, apresenta uma comédia fraquíssima e um elenco mediano, não excelente!


Jeferson, você realmente ás vezes puxa “sardinha” para o lado da Record.
Porque, segundo você, Viver a vida, Caras & bocas e Caminho das Índias, não tem acréscimo de nada de novo.
Mas e Bela, a feia? Você elogia a novela, diz que merecia mais audiência, mas há na trama, alguma coisa de novo?
Contraditório, não.

Resposta Jeferson: Por acaso disse que essas novelas da Record acrescentam algo? Já comentei em outros tópicos, das novelas atuais, a única que vale a pena é CAMA DE GATO. Abs.

Caio comentou:

Sentindo falta dos indianos? Nao coloque palavra nas bocas das pessoas Jefferson, se você sente falta daquelas coisas problema é seu, agora dizer que o público sente falta? kkkkkkkk

Viver a Vida é uma novela que apesar de ser lenta "pegou" e deve voltar aos 40 logo após o acidente de Luciana, vivida pela excelente Aline Moraes, aliás, nem com os dedos dos pés nem das mãos dá para contar-se quantas atuações excelentes temos nesta novela, é uma obra prima.

As novelas da Record eu não comento, porque aquela emissora está praticamente "morta" e só ressucitará a partir da volta de "A Fazenda 2".

"Caras & Bocas" está imperdível, é um capítulo mais tosco que o outro, o Fabiano destacando na novela mais que os protagonistas sem sal.

Acredito no sucesso da próxima das 19h, mas não o mesmo sucesso estrondoso de "Caras e Bocas", deve rondar a casa dos 30 pontos, mas não deve passar disto.

O Justus se perdeu, infelizmente.

Resposta Jeferson: Não coloquei palavras na boca de ninguém. E sim, estou com muita saudade dos indianos! Essa novela do Manoel Carlos é a menos comentada de todos os tempos. ARE BABA!

Wanderson comentou:

Nunca que vou sentir saudades dos indianos, já disse e vo continuar dizendo que VIVER A VIDA é e será melhor que CAMINHO DAS INDIAS :sorridente1:
BELA A FEIA é boa mas como você disse a :record1: explora muita violência nas suas novelas ai fica chato :revoltado1:
Adoro PODER PARALELO ,segunda melhor novela da :record1: só perde [claro] pra CHAMAS DA VIDA :puloduplo1:
é claro que o melhor programa de domingo é o da ELIANA :puloduplo1:
sim JEFF eu fiquei sabendo que a próxima reprise da tarde da :globo1: vai ser ESTRELA GUIA , é verdade!!!!!!
Xauuuu sim vê se atualiza mais em!!!!!!!! :vazando1:

Resposta Jeferson: Wanderson, até o momento, a Globo não selecionou a próxima reprise. Isto só deve ser informado em dezembro ou janeiro. Alma Gêmea ficará em cartaz até fevereiro. Abs.

Fábio Dias comentou:

:bemvindo1: Voltei....

A novela que ainda não começou!
Viver a Vida apresenta o mesmo ritimo de Mulheres Apaixonadas em seu começo, porém é de dar gosto acompanhar essa trama, que apesar de ter uma narrativa lenta que é de costume do autor, a novela tem personagens fantásticos, em exceção da protagonista Helena. Os gêmeos parecem ser interpretados por atores diferentes! Parabéns Mateus Solano, até a voz é diferente! Nasce nessa novela um grande protagonistas de futuras produções.

As novelas da Record
Realmente, na Record, temos hoje duas boas produções. Bela, a feia, é ótima: elenco, produção, direção e texto! Parabéns a Gisele Joras e equipe. Porém se a Record tivesse escolhido outra trama a ser adaptada, teria mais sucesso com certeza, eu mesmo não me interesso por essa trama, que apesar da qualidade, essa trama já está saturada!
Agora Poder Paralelo é a melhor trama em exibição atualmente. Fiquei arrepiado pelas cenas que vi essa semana envolvendo o personagem de Petrônio Gontijo em que quebrava uma adega de vinho com seu sofrimento, é uma trama diferente de tudo que já passou. Ágil, e com um excelente texto. Cenas fortes é sua marca. Hoje em dia temos muitas opções, não temos mais um monopólio a partir do horário nobre, por isso também não consegue grande audiência, mas quem assiste, que não é meu caso, elogia absurdamente a trama.

Ribeirão do tempo
Deve vir ai uma boa trama, vamos aguardar, pouco-se sabe sobre a sinopse. Mas Marcílio é fera. Mas as opções são muitas no horário, a audiência, não deve subir muito, é aguardar para ver!

Nome definido!
Tempos Modernos, é uma incógnita, não acredito que manterá os índices de "Caras e Bocas" que foi perfeita em todos os sentidos. Mas trás uma trama diferente, e o público quer novidade. Deve ficar em torno dos 28, que é considerado razoável para o horário.

Rídiculos!
Realmente, até hoje, nenhum programa Ídolos encontrou um ídolo que seja. E essa edição os participantes são péssimos, acho que a pior. Deve ganhar Saulo, sem sombra de dúvidas, é o que mais encanta!

Trocou o certo pelo duvidoso!
Quem é Roberto Justus no SBT, oh coitado!

Identidade revelada
Rodrigo Faro está impagável no Melhor do Brasil, infinitamente melhor que Márcio Garcia. Agora no Ídolos é muito chato! Mas cumpre seu papel!

Enquete
Jeferson não entendi o por que Pânico na TV não participou dessa enquete? Que ganharia de lavada! Mas Eliana merece o pódio, depois do Pânico!

Audiência
É uma pena, esse fim de semana prolongado, detonou a média semanal das novelas, Viver a Vida e Cama de Gato estavam bem nessa semana. Caiu!

Até a próxima!
:vazando1:

david comentou:

concordo em tudo, embora as novelas não obtenham o ibope esperado pela emissora, os folhetins são bem escritos, e sem sobra de dúvidas Poder Paralelo é a melhor novela de 2009, ótimo texto, grandes interpretações, Bela, a feia também tem seu mérito, Barbara Borges, Simone Spoladore, Até a propria que eu não esperava que fosse se sair bem como protagonista, mas está segurando bem o papel.

Em viver a vida, realmente se tem alguma trama que vai salvar essa novela, concerteza será lilia cabrale Barbara paz.

Tarcísio comentou:

[...]Resposta Jeferson: Por acaso disse que essas novelas da Record acrescentam algo?[...]

Realmente Jeferson, você não disse que Bela, a feia venha a acrescentar algo de novo em sua estrutura. Mas também não disse que "não".
Aliás, quando é da Globo (Caras & bocas, Caminho das Índias e Viver a vida), você sempre joga pelo fato de que não há nada de novo nessas novelas.
Quando é da Record (Bela, a feia) você apenas diz que merece mais audiência!

TEMPOS MODERNOS - A novela não precisa, necessariamente, ser uma comédia para ter audiência. A Globo já fez várias novelas das 7 sem o toque "comédia" e que foram grandes sucessos. É claro, que vai pegar um público acostumado á esse humor em ação, mas vai depender da história e do ritmo apresentado pelo autor.
Acredito que a trama deverá ter a mesma média de Beleza pura, 28 pontos, o que a tornaria razoável.

RIBEIRÃO DO TEMPO - Acredito no sucesso dessa novela, simplesmente porque Marcílio Moraes já demonstrou ser um excelente autor, em várias de suas outras novelas, mas principalmente em Vidas opostas quando deu á Record o maior Ibope de sua história. Aposto em uns 13/14 pontos de média geral.

CAMA DE GATO - A novela foi mal no sábado devido ao share baixo, mas acho que está faltando um pouquinho só de ação na novela. Nada que atrapalhe o andamento da história, mas está faltando a própria ação da vilã. Pequenas falhas que não tiram da novela, o mérito de ser a melhor do momento.

VIVER A VIDA - Bom, se estão sentindo falta dos indianos, isso é até normal. Mas acho que a mídia está fazendo "tempestade em copo d'água" simplesmente porque a trama, até então, tem uma média superior á Caminho das Índias.

Jeferson, não leve a mal a minha crítica no topo do meu texto. Quem sou eu pra criticar né? Gosto muito do site (é disparado o melhor) e do Blog Curtas e Quentes! Abraço!

Resposta Jeferson: Rsrsrsrs. Fique tranquilo Tarcisio, o espaço é de vocês. Abs.

Rafael comentou:

Ai, ai... O autor de Ribeirao do Tempo está imitando a Favoria, novela que, até o capitulo 56, ninguem sabia a verdadeira identidade da vila. É importante ressaltar que nesta primeira fase da novela em questao, os indices nao foram nada animadores. Imagina isso, mas em uma novela da Record... ai, ai... O que voce acha, Jefferson? Acha que Ribeirao tem um Q de A Favorita ? Abracos !

Jason Lima Giambarba comentou:

Falta dos indianos? Ahahahahahahahahaha! Eu não sinto falta nenhuma! O que se salvou em "Caminho das Índias" foi o núcleo brasileiro e todo mundo sabe disso! Mas, pelo menos, a trama não tinha tantas semelhanças com as obras anteriores de Glória Perez. Já "Viver a Vida" é realmente uma mistura de tudo o que já deu certo em outras novelas de Manoel Carlos! Até vale a pena pelos diálogos brilhantes do autor e pelas atuações de Lília Cabral, Alinne Moraes, Mateus Solano e Bárbara Paz, mas a história é muito fraca!

Jefferson, você já sabe alguma coisa sobre a próxima novela das 6, "Além da Vida", da Elizabeth Jhin? Pelo menos sabe se será de época ou contemporânea, se é urbana ou rural?

Resposta Jeferson: É impressionante como uma palavra pode ser mal interpretada. Quando disse falta dos indianos referia-me a novela Caminho das Índias no geral e não apenas ao núcleo indiano. O Brasil está ÓRFÃO dos indianos. Quanto a novela do Jhin, pode ficar tranquilo que será contemporânea. Abs.

Veja também