O Planeta TV

A RECORD E SUAS NOVELAS

Por: Jeferson Cardoso

A novela que ainda não começou!

"Viver a Vida" já está no capitulo 50 e o público tem a sensação de que a novela sequer começou. E podem anotar, vai continuar assim por muito tempo. Primeiro, porque o ritmo de Manoel Carlos é lento e segundo, a história não tem nada de novo a acrescentar. Essa novela é uma mistura de Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida. Não estou questionando se a novela é boa ou ruim, isto não me interessa, mas pelo que ouço e vejo nas ruas o público está sentindo falta dos indianos.

As novelas da Record

Falando em novela, esta semana acompanhei alguns capítulos de "Bela, a Feia" e "Poder Paralelo" e pude constatar que apesar da Record viver uma fase crítica em termos de audiência, essas novelas não merecem os índices que vem registrando. "Bela" é mais um excelente trabalho da autora Gisele Joras, que prova o seu dom para teledramaturgia. Já "Poder Paralelo", mesmo com algumas falhas, melhorou bastante com as modificações realizadas por Lauro César Muniz.

“Bela” é a primeira novela light da Record, mas infelizmente, a autora para manter o ritmo de 200 capítulos acrescentou alguns núcleos que desandam para a violência. Enquanto isto, "Poder" usa e abusa das armas e sangue. Nos próximos capítulos uma onda de mortes agitará a trama.

Não vou dizer que sou contra esse tipo de narrativa, uma vez que, uma das exigências do público hoje em dia é ver os grandes vilões agindo. Vilões, e não a bandidagem, diga-se de passagem. Sim, a Record exagera neste quesito e a emissora ficou caracterizada por isto, mas se é isto que dá audiência, então – infelizmente – continuarão investindo.

"Bela" é uma boa novela que foi lançada sem estratégia e em horário errado. Será exibida até maio, e posso estar enganado, mas por mais que a autora tente, os índices de audiência dificilmente subirão. Como a audiência nem sempre significa qualidade, os fãs da novela podem ficar despreocupados, porque a versão brasileira desta novela mexicana apresenta um ótimo conjunto (elenco, enredo, direção e texto).

Por fim, "Poder Paralelo" – com aqueles cenários precários – será exibida até fevereiro. A trama começa a empolgar e, provavelmente, os assassinatos melhorarão os índices.

Ribeirão do tempo

Em uma entrevista à Folha de São Paulo, Marcílio Moraes disse que sua próxima novela não terá grandes vilões. Como assim? Será que os autores não perceberam que, hoje em dia, os vilões é que levam as novelas ao topo? Pode até começar sem vilão, mas o tempo é o senhor da razão...

Nome definido!

Finalmente escolheram o nome da próxima novela das 7: "Tempos Modernos". Ótimo título, que condiz com a história. Sei pouca coisa dessa novela, mas uma coisa me preocupa: vai ter comédia? Se sim, acredito no sucesso. Se não, a concorrência agradece. Se bem que, comédia como Walcyr Carrasco ninguém sabe fazer, então provavelmente, a nova novela deve registrar uma audiência bem inferior a "Caras & Bocas".

Rídiculos!

Quando vejo o programa Ídolos com aqueles participantes lembro-me do quadro ‘Ridículos’, apresentado por Tom Cavalcante. É impressionante o baixo nível dos classificados. E ainda esperam encontrar o novo ídolo do Brasil... Então tá!

Trocou o certo pelo duvidoso!

Dizem que Roberto Justus anda nervoso pelos baixos índices de audiência do seu programa no SBT. Vem cá, será que ele esperava a vice-liderança? Diante de um programa daquele deve-se primeiro agradecer a terceira colocação. Mas segundo Luciana Gimenez, ele já ocupa a quarta. Para variar ele quer um musical no fim de ano. Lastimável! Rsrsrsrs.

Identidade revelada

Após um ano, Rodrigo Faro finalmente encontrou sua identidade no comando do Melhor do Brasil. Ele melhorou bastante sua performance. Até mesmo na apresentação de Ídolos. O Melhor do Brasil é uma ótima opção nas tardes de sábado, mas a Record precisa investir mais, como por exemplo, lançar novos quadros.

Enquete

Os leitores do site elegeram o programa de Eliana como o melhor do domingo. Veja o resultado:

Programa da Eliana 23,47%
Tudo é Possível 19,39%
Programa Silvio Santos 18,92%
Programa do Gugu 18,51%
Domingão do Faustão 15,82%
Domingo Legal 3,88%

Observa-se que o Domingo Legal com Celso Portiolli ficou de escanteio.

Audiência

De acordo com dados preliminares, neste sábado (31/10), Cama de Gato marcou apenas 16 pontos. Em seguida, Caras & Bocas registrou 24. O feriado baixou o número de ligados (share). À tarde, Caldeirão do Huck marcou apenas 12.
Abraços e até próxima!


Deixe o seu comentário