O Planeta TV

A NOVA NOVELA DAS NOVE É DE "FINA ESTAMPA"!

Por: Jeferson Cardoso

A NOVA NOVELA DAS NOVE É DE "FINA ESTAMPA"!

Confesso, quando li o resumo dos primeiros capítulos de "Fina Estampa" fiquei preocupado. Tive a impressão de que seria novela parada e sem grandes acontecimentos. Não teve nada de tão impressionante, mas foi ágil e agradável. Estou gostando e, muito desta novela.

É normal o público ignorar o começo de uma novela nova, o que não aconteceu com "Fina Estampa". Com simplicidade e objetividade, Aguinaldo Silva apresentou muito bem os seus personagens. Em poucos minutos, a história de Griselda chamou a atenção.

Parece novela das sete? Sim, por ser simples. É de uma trama assim que a faixa das nove estava precisando. Só que esta simplicidade, anotem, irá impressionar e marcar época. O que é ser simples? Em se tratando de dramaturgia, clichê!

Dos núcleos, só não gostei dos descamisados da praia. Aparentemente são desnecessários. O que mais chama a minha atenção é o de Ester, Paulo e Danielle.

Lília Cabral está supimpa e Cristiane Torloni arrasando! A primeira emociona e a segunda, pela a segunda vez interpretando uma perua, arrasa e diverte o público ao lado de seu "escravo", Crô. Torloni está um pouco exagerada, mas a personagem permite. Estou curtindo!

O elenco, com exceção dos três descamisados, está no tom certo. Todos se encaixaram muito bem. Caio Castro é uma grata surpresa. As espetaculares Alerte Salles, Julia Lemmertz e Renata Sorrah dispensam comentários. Ah, e o Português? Guaracy é uma figura, ora pôs. O ator Paulo Rocha, que defende o personagem, é outro destaque. Não posso deixar de citar Eva Wilma, que brilhou em uma única cena.

A abertura é muito parecida com a de "Brilhante", de Gilberto Braga, e daí? É mais bonita e sofisticada. Quanto a semelhança isto é um problema da Globo. Eu, como telespectador, gosto tanto da abertura quanto do seu tema instrumental. A trilha sonora da trama no geral é muito boa. Gosto quando os personagens ficam marcados pela trilha. É o que vem acontecendo.

O que não gostei? Tirando o núcleo dos descamisados, não curto a Patrícia. Adriana Birolli, tadinha, não tem culpa. A personagem que é muito chata. Vamos ver como ela (personagem/atriz) vai se comportar quando descobrir a traição de Antenor. Por fim, estou preocupado com as loucuras/alucinações de Tereza Cristina. Será que veremos uma versão de Silvia, de Duas Caras? Não suportava essa vilã!

Espero, torço e rezo para que Aguinaldo Silva, o MAGO das oito (agora das nove) mantenha um texto ácido e irônico e deixe a Tereza Cristina mais próxima de Altiva ("A Indomada") ou quem sabe Perpétua ("Tieta").

Preciso comentar sobre o desempenho de audiência? Média de 37 pontos. Os números falam por si. Detalhe: a novela termina em ABRIL de 2012.

E aí, estão gostando de "Fina Estampa"? A novela conseguirá manter o desempenho de audiência?





Comentários (68) Postar Comentário

Alex comentou:

Gostei dos seus comentários sobre a novela. E super concordo com vc qnd diz que o público estava sentindo falta de uma trama simples no horário das nove. As pessoas já veem coisas pesadas durante o dia, qnd chegam em casa é obvio que querem se descontrair com algo simples, leve e gostoso. A novela cumpre muito bem isso, ela tem um ar de velhos tempos. Lembra novelas nos anos 90, quando a gnt realmente se preocupava pela felicidade da protagonista, não importa oq acontecesse na trama, grande ou pequeno. Arrisco até dizer que soa as vezes como as velhas novelas mexicanas. rsrs Sabe como é, a pobre que é humilhada e fica rica dps...! Pra mim, até agora, é de longe melhor que as 2 novelas das nove!

Henrique comentou:

Prometi a mim mesmo que não assistiria Fina Estampa mas é um problema quando sento em frente à televisão. A trama é tão simples que acaba prendendo. Destaque para a química Lilina Cabral e Paulo Rocha(portuga). :ebaeba:

Junior comentou:

Eu estou adorando a novela, Fina Estampa. Aguinaldo Silva está me surpreendendo com uma novela ágil. Me parece que tem a mesma pegada de Tititi (que eu adorei). Os personagens estão brilhantes, tanto quanto a abertura (mesmo sendo instrumental) tem um ar de sofisticado!.

SeeH comentou:

Finalmente alguém concorda comigo: a história de Ester, Paulo e Danielle é a que mais me interessa! Só espero que Aguinaldo tenha reservado uma história mais profunda para Renata Sorrah, porque só ser a responsável pela inseminação é muito pouco, ela é a Sorrah, né?

Gosto muito da novela, mas detesto o núcleo dos hippies tardios e parte dos atores: Sophie Charlote, Biroli e Toscano são sofríveis!


Jeferson Cardoso respondeu:

Seeh, esse núcleo é fortíssimo. A Danielle vai aprontar uma com a Ester. Coitada!!!!


felippi comentou:

jeff, quem voce acha q vai ser assassinado em fina? parabens ae pelo blog


Jeferson Cardoso respondeu:

Felippi, obrigado! Nem ideia, ainda é cedo para pensar em assassinato. Isto só acontecerá por volta do capítulo 50/60.


Edilson comentou:

:ok51: Fina Estampa!!! Até que enfim depois de muito penar apareceu uma novela, divertida, bem dinifa e escrita nada mais pelo mago das 8, personagens que nos identificamos. Mais um grande sucessoo..


Jeferson Cardoso respondeu:

Rsrsrsrs. O apelido MAGO pegou!!!!!!! É MAGO mesmo! Rsrsrsrs.


Leonardo Romano comentou:

Essa nova novela do Aguinaldo é mesmo boa de assistir. Dez a zero nas duas anteriores, que também tiveram dois magos no horário: Silvio de Abreu e Gilberto Braga, respectivamente.

Acho que o que mais chamou atenção do público para essa novela foi a participação de Lília Cabral e Christiane Torloni. Querendo ou não, a credibilidade das intérpretes das protagonistas (sim, porque Tereza Cristina é também protagonista) agrega muito no fator audiência.

Enfim, a audiência está ótima. 37 pontos? No início? É mais que Incensato Coração teve durante quase toda sua trajetória.

Esperemos por mais emoções! 41, 37... só tende a subir!

Iago comentou:

Jeff, nao vai divulgar a audiencia semanal das novelas entre 29/08 e 03/09???Abç


Jeferson Cardoso respondeu:

Esta semana, só no Ranking Audiências. Abs.


Blog_LILI comentou:

Finalmente uma novela simples e descontraida no horario nobre. A cada dia que passa fico mais surpreso com personagem de Cristiane Torlone e me apaixono pela personagem da Lilia Cabral. Aguinaldo está conseguindo fazer um novela simples e gostosa de assisti totalmente diferente de Insensato Coração. Que decepcionou no final, foi levada nas costa por dois personagem Norma e Leo. Essa não todos os personagens consegui cantiva igual a novela Cordel Encantada. Que cada dia que passa odeio mais o personagem do Bruno Gagliaso com coronelzinho Timoteo. Que está impressionante neste papel. Vc jefferson que esta achada da atuação dele nas ultimas semanas. Vc está certissimo no seu comentario parabens

Daniel Sena comentou:

Acho que "Fina Estampa" entrou no ar muito bem, conseguiu surpreender na audiência e na história. O elenco tem se saido muito bem e ainda falta a entrada de outros atores que certamente movimentarao a trama. Quanto a Cristiane Torloni, acho que esta muito longe de uma atuação convincente, são muitos gritos e o personagem ainda não caiu no gosto do público como é o caso do "Pereirão" de Lilia Cabral, este muito bem dosado pela atriz. O Marcelo Serrado também faz um "Crô" muito bem executado. Creio que o problema de Cristiane é fácil de ser resolvido, uma vez que já conhecemos o talento da atriz.

O único capítulo "sem sal" da trama, foi justamente o exibido neste sábado, dia 02 de setembro, que mostrou o "realismo fantastico" que persegue Tereza Cristina e serviu pra mostrar que ela esconde um segredo relacionado a mãe, Eva Vilma. Mas chegou a ser bizarro, os efeitos e a sequência. Assim como a surra da personagem da prostituta Luana, entrou no ar sem qualquer explicação. Mas já, já temos o aguardado capítulo de Antenor sendo desmascarado...

E pra encerrar, a trilha sonora tem sido uma boa surpresa. Ivete Sangalo gravou uma musica especialmente pra trama... Luxo, ne?

Veja também