O Planeta TV

A Lei do Amor tem dois meses para acontecer, despontar!

Audiência da novela reage e se aproxima, finalmente, dos 30 pontos.

Por: Jeferson Cardoso

José Mayer e Claudia Abreu em cena. Foto: Globo

Prometi que não falaria mais sobre a narrativa de A Lei do Amor. Irei cumprir, já que não assisto. Sobre a audiência, não consigo deixar de analisar. Hahaha. Infelizmente, não gostei desta novela e não consigo enxergar nada aproveitável nela. Não digo que é a pior produção das 21h porque, como não vejo, não tenho como compará-la com outras que considero dispensáveis, tais como Pátria Minha, Suave Veneno, A Regra do Jogo, Babilônia, Terra Nostra e Em Família.

O que eu sei é que A Lei do Amor sairá do ar com 27 pontos, um fracasso, merecido, de audiência. Não sei se a narrativa melhorou, e também ouço falar pouco dessa novela. Até os mais animados, aqueles que assistiam por conta dos intérpretes e não por conta da história, estão frustrados. Depois de inúmeros ajustes, o ibope subiu para 29 pontos, na semana passada. A média geral, no entanto, ainda é de 26. Para chegar aos 27, a minha aposta, terá que suar muito. Tá achando que é fácil subir 1 ponto no Ibope? É fácil para quem começa bem, o que não é o caso de A Lei do Amor.

25,26, 27, 28... Nessa altura do campeonato, a média geral de A Lei do Amor não importa. Para nós, noveleiros e fanáticos por números do Ibope, que não representam a realidade – mas que mexe com os rumos de uma novela –, resta apenas torcer para que a terrível (e atual) trama das nove consiga entregar bem para a sucessora. Quando eu digo bem, não estou falando em 30 pontos. Essa pontuação até novela das sete – quando é abraçada pelo grande público – consegue em dia útil. Refiro-me aos últimos capítulos de uma novela das nove, portanto, enxergo, no mínimo, 35 pontos. Talvez, esteja esperando muito de algo não vale a pena.

Só não digo que tenho pena de Glória Perez [por receber em baixa] porque não sei o nível de A Força do Querer. Tenho esperança, mas não coloco minha mão no fogo. Penso que se agradável, assim como os capítulos iniciais de Velho Chico, pode começar bem e segurar médias acima dos 28 pontos. Se vacilar, cai – tranquilamente – para míseros 25 pontos. Ou não. Depende muito do momento. Há diversas situações externas que influenciam. A Lei do Amor, por exemplo, chegou aos 30 pontos com tragédia da Chapecoense, depois desabou, e atualmente colhe bons (oi?) frutos graças os recordes do Jornal Nacional.

La Ley Del Amor, apelido que a novelinha ganhou nas redes sociais, tem dois meses para acontecer, despontar. Tomara que consiga, por merecimento e por conta própria.  Que venha o quem matou?! #Deboche

A passos lentos

Nathalia Dill em cena de Rock Story. Foto: Globo

Estava empolgadaço com Rock Story, agora não estou mais. Desanimei um pouco. Estou curtindo, mas não como antes. Esperava mais da história das gêmeas. Pensei que depois do ano novo, algumas coisas aconteceriam com mais agilidade. O problema é a quantidade de capítulos: cerca de 180 capítulos. É uma novela de longa duração. É até compreensível a sensação de “barriga”. Não acho que essa novela seja lenta, muito menos enrolada. Não é isso. Só estou chateado com a demora em relação à Lorena (Nathália Dill).

Reagiu!

Diferente da novela das nove, Sol Nascente passou por poucos ajustes, conquistou o público e ganhou uma semana no ar. Espiei alguns capítulos e, pra mim, continua fraca. Não desperta minha a minha atenção. É longe de ser ruim, mas fraquinha. Será lembrada apenas por contar com a participação de Laura Cardoso.

Na audiência, sairá do ar com 21 pontos. É um bom índice, ainda mais se comparado com o desempenho de novelas que só estancaram a queda, como foi o caso de Além do Tempo.

Não vai dar certo!

Será que Xuxa volta à programação da Record antes de abril? Duvido! Não gostei do formato – de dança - adquirido para o programa dela. Será que não percebem que isso está desgastado? Será que vão convidar ex-paquitas para o quadro?

No achismo, penso que esse programa não passa dos 8 pontos. Se chegar.

Oi oi oi

Por audiência, o Vídeo Show tem dedicado cerca de 20 minutos diários a um compacto de Avenida Brasil. A novela, queridinha dos jornalistas e que ilude com a trilha incidental de suspense, não vinga. Oscila entre 9 e 11 pontos, na Grande São Paulo.

O resumão da novela – pela segunda vez (em menos de um ano hahahahahahah) – é desnecessário. Deveria reapresenta-la no Vale a Pena Ver de Novo. Agora, no meu ponto de vista, isso se torna uma grande bobagem.

BBB17

Tiago Leifert apresenta o BBB17. Foto: Reprodução/Globo

Ainda não tenho uma opinião formada sobre o desempenho de Tiago Leifert. O reality show está morno porque ainda não teve um barraco. Há coisas que irritam, como o quadro de Rafael Cortez; os bonecos (família Silva); e o bate-papo entre o apresentador e os emparedados antes do anúncio da eliminação. Nessa altura, tentar “inovar” é arriscado.

Bial faz uma falta danada para o BBB, mas Leifert não tem culpa se ele quis abandonar o barco. Para o público, cabe aceitar que o fim do reality show está próximo.

Achismo: BBB deve durar, no máximo, mais umas duas temporadas. Isso se durar.

Nada mudou

Uma novela foi criada com a possível ida de Xuxa e Celso Portiolli para as tardes de sábado. No fim, nada muda. Xuxa seguirá às segundas; e Celso aos domingos.

Raul Gil, que seria demitido do SBT, permanecerá com seu longo programa no ar.

No fim, Silvio Santos percebeu que o Programa Raul Gil é de fácil produção e dá lucro, e mais: tem audiência. 

Quem se deu mal foi Celso Portiolli, que estava todo empolgado, uma vez que pensou que se livraria daquele terrível programa de domingo. Coitado.

Será?

Estou com ótimas impressões de Os Dias Eram Assim. Algo me diz que será a Novela do ano. Te cuida, Gloria Perez. Rsrsrs. No próximo post, com maiores informações sobre a sinopse, comentaremos melhor sobre esse projeto. =D

É isso. Estão gostando da virada de A Lei do Amor? A novela merece a audiência que tem? Rock Story está caminhando a passos lentos ou é impressão minha? Como avaliam o desempenho de Tiago Leifert à frente do BBB?

Obrigado pela atenção, abraços e até o nosso próximo encontro.




Comentários (26) Postar Comentário

Vlad comentou:

Incluiu Terra Nostra mas ela foi boa de audiencia, não merecia estar na lista. Ta´certo, também achei que foi uma grande besteira rural repetitiva de Benedito, mas temos que ser honestos, fez sucesso, sim. Não podemos deixar nossos gostos pessoais fazer a gente ser incorreto e inventar coisas por conta própria. A única novela do Benedito que gostei foi Pantanal....as demais foram mais do mesmo. Abraço

NandoAraujo comentou:

Referente a ALeiDoAmor realmente eu empolgado no começo perdi total interesse vejo as vezes só pra ver como anda a novela que prometeu mas não cumpriu nada.
RockStory pra mim por mais que não aconteça tanta coisa ou não tenha grandes reviravoltas é tão mais tão deliciosa de assistir que realmente estou não percebi essa monotonia.
SolNascente vai sair do ar dando conta do recado e entregando muito bem para a sucessora os haters dá novela se cortando no momento. É uma novela que conquistou as donas de casa.
Achei que não iria curtir, mas pra mim o Tiago Leifert está mandando muito bem o Bial já demonstrava estar de saco cheio e estou vendo um Tiago entregue.


Jeferson Cardoso respondeu:

Nando, é verdade. Sol Nascente caiu nas graças das donas de casa mesmo, e dos jovens também. Já que segura o público de Malhação. Pode ser uma novela fraca, mas dá ibope. =D


Pedro Henrique comentou:

Cara, te acompanho há muito tempo. Muito mesmo. E sabe o que eu reparo em você? Como sua opiniao a longo prazo é frágil. Lembro que em 2009 você amava Caras e Bocas. Sempre elogiava, falava das cenas engraçadas, falava que era sucesso merecido (basta ver o curtas e quentes de 2009 que verá que eu nao estou mentindo). Quando a trama reprisou você disse que a novela era horrível e que foi uma das piores novelas das 7 da década ( tem isso escrito lá). Com a Favotira foi o inverso, você vivia chamando de trama mexicana, surreal, que não dava pra levar a sério, e no ano passado a chamou de uma das melhores novelas da década passada. Hoje, você criticou Avenida Brasil que você também rasgava elogios, e a chamou de queridinha dos jornalistas, o que era também o seu caso. Mas enfim, cada um com sua opinião, mas como vc é um formador de opinião, a sua deveria ser mais consistente!


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Pedro, obrigado por acompanhar o Blog. Caras & Bocas, de fato, eu adorava os bordões, mas não gostava da novela. Lembro, que na última semana, fiz um post sobre isso (saudade!). A Favorita é mexicana ao extremo, mas é um ótima novela. Pra mim, a melhor do JEC. Detalhe: assistir ela, a íntegra, assim que acabou os Mutantes. Hahaha. Não critiquei Avenida Brasil, debochei apenas do fato da produção do Vídeo Show explorá-la num espaço curtíssimo, já que mostrou no "novelão da semana" em agosto do ano passado. Hahaha. Tem novelas que a gente observa com outro olhar, quando reprisa. A minha opinião oscila com os produtos que estão no ar, e muda de acordo com os capítulos. Lembro de ter amado os capítulos iniciais de Fina Estampa e Além do Tempo, depois... Rsrs


BE comentou:

Como vc a Lei do Amor não me desperta interessa vc uma cena ou outra no GloboPlay mas assistir ficar 50 minutos, 1 hora não consigo. Não tem nada que me prenda a essa novela, os personagens não me cativaram, a estória é confusa, sem lógica em algumas partes, não tenho interesse. Estou esperando a Força do Querer parece ser interessante, espero que seja melhor que as duas últimas da Glória.
Rock Story a novela é ótima tem ganchos, bons personagens, uma boa estória, ação, suspense coisa que já até falei em outra página, acho que é a melhor novela da Globo atualmente.
Sol Nascente não tenho vontade de assistir acho que só assisti o primeiro capítulo vi a página de videos e tal mas não tive vontade de assistir nenhum, nem sei que rumo anda e quem é quem, estou esperando Novo Mundo essa parece ser interessante não tenho interesse nesse noveleco, Walther Negrão deveria se aposentar depois dessa novela, só fazer minisséries e/ou novela das 23hrs.
Video Show precisa de reformulação Avenida Brasil passou ontem, isso é uma tentativa desesperada de alavancar a audiência, acho que se o programa voltasse aos molde anterior seria mais interessante em estúdio sem ser ao vivo, sem aquelas enquetes chatas e cenas de novela do dia anterior.
BBB não tenho interesse tem personagens esquisitos e não me cativa no anterior eu via por causa da Ana Paula esse não tem uma Ana Paula, não tenho interesse, está passando batido pra mim como diversos outros.

Ana Carolina comentou:

A Lei do Amor por exemplo, hoje tenho certeza que funcionaria mais se fosse exibido no seu horário original, as onze. La, o publico eh mais aberto as questões abordadas pelos autores e as novelas tem um ritmo mais rápido, inclusive com vários personagens, já que o excesso de rapidez e de personagens foram considerados defeitos nessa novela. Na historia original , as onze, os protagonistas seriam Tiago, Isabela e Leticia. Ao deslocar pras nove, tiveram que aumentar, colocaram uma linguica, que foi a primeira fase que nao havia e os protagonistas passaram ser Pedro e Helo. O Vincent disse isso numa de suas entrevistas, que os protagonistas em principio seriam o trio jovem. E concordo que em algum momento a crise nas nove vai passar, mas nao sera tao facil assim. Afinal acho que completaremos dois anos de audiência frustrante (frustrante pra critica porque considero Velho Chico sucesso mas a critica nao acha isso) e ja são quatro novelas. Em todo caso, a próxima sequencia de autores será blockbuster: Gloria Perez, Walcyr Carrasco, Aguinaldo SIlva e JEC. Se esses quatro indo nessa sequencia nao levantarem a audiência pondo uma novela na media geral de 30 pontos, significa que esse patamar ja esta fora da realidade atual.


BE respondeu:

A crise da nove vai passar sim, concordo que a Lei do Amor se exibida as onze seria um sucesso mas o que a própria Globo porque das novelas das nove patinarem na audiência é a duração do capítulo uma novela das nove tem mais de 50 minutos e daí? Daí que é o horário mais caro da televisão brasileiro, acho que encurtassem a duração dos capítulos para 45,40 capítulos como era antigamente acabaria essa "crise", eles preferem audiência do que ca$h, vc vê uma novela que fez sucesso as 23hrs, Verdades Secretas eram 4 blocos apenas, tem um limite, a novela das nove com intervalos totaliza mais de 1 hora no ar,1h e 10 por ai. Velho Chico não foi um sucesso amore sinto muito mas essa novela é marcada por tragédias, será lembrada por esse motivo, também por ser toda sido gravado fora do eixo Rio/São Paulo, mas sucesso mesmo só no começo o no final embala pela tragédia. A Lei do Amor pode chegar aos 30 pontos ou mais que não será/é sucesso.


Júlio comentou:

"Maiores informações". O que seria uma informação menor?

Edu comentou:

BBB durar mais duas ou três edições? hahahaahaha
Jeferson, tem certeza que escreveu isso? real?
kkkkkkkkkk
BBB é o maior faturamento da Globo no inicio do ano, sempre dá mto mais ibope que os outros programas, séries, a Globo lucra como ninguém com ele, acha msm que ela vai abrir mão? e para que? arriscar em algum outro programa ou série?
garanto que nao, tanto que trocaram o apresentador, o reality tem vida longa demais na emissora, se fossem fazer mais uma ou duas edições tenho certeza que iriam dizem pro Bial segurar as pontas pois o fim já estava próximo!

Rafael comentou:

O Sr queria dizer "Esperança", até pq "Terra Nostra" foi uma ótima novela e é uma das mais vendidas internacional! Ou o Sr como sempre não sabe o que está a dizer!?

Gilson comentou:

Jeferson, da sua lista de novelas ruins eu só discordo de Patria Minha. Mesmo porque a considero a melhor novela de Gilberto Braga. A novela tinha historia e elenco de peso e o autor soube muito bem se virar em meio á crise nos bastidores envolvendo Vera Fischer e Felipe Camargo. A peteca não caiu! Quanto à audiência, de fato às vezes perdia para "A Viagem", o fenômeno das sete à época. Mas aí é covardia porque "A Viagem" é "o chaves" da Globo. Quanto ás atuais "A Lei do Amor" e "Sol Nascente", são mesmo sofríveis de desinteressantes. Quanto à "A Força do Querer", tomara que a Gloria não queira voar muito. Acho que "Novo Mundo", a próxima das seis, ainda será melhor que a próxima das nove.


BE respondeu:

Eu não acompanhei Pátria Minha deveria voltar no canal VIVA, comecei a ver Torre de Babel mas achei muito chata e desinteressante, começou muito polêmica, pesada, depois esfriou. Pátria Minha, Suave Veneno deveriam voltar, são novelas que não fizeram sucesso na época. Terra Nostra foi sucesso mas não volta porque até onde eu sei eles tem problemas de direitos autorais, a trilha sonora é italiana eu até tinha o CD da novela. Novo Mundo parece ser top e a Força do Querer parece que vai ser melhor que Salve Jorge que foi uma decepção, convenhamos.



Fábio Cézar respondeu:

Também amava Pátria minha, lembro que rolava de rir com Loreta Vilela( Marieta Severo) chamando a personagem da Fischer de Vaca, adorava quando a Lílía Cabral apertava as maravilhosas bochechas do Fábio Assunção, como se ele ainda fosse criança. Carolina Ferraz estava no auge da beleza, Pedro Cardoso hilário, Rodrigo Santoro praticamente estreando fazendo par com Renée de Vielmond em um papel muito consistente, achava o máximo a relação mãe e filha entre Claudia Abreu e Renata Soarrah, me emocionei com a dor da perda em que o personagem de Kadu Moliterno perde a mãe Eva Wilma em uma cena que entrou pra história, e não poderia deixar de falar dele : Tarcisão com o antológico RAUL PELLEGRINI, de uma crueldade cortante na "arte" da Humilhação. Mais de 20 anos se passaram e ainda lembro até dos personagens secundários, pra mim foi uma novela boa sim!!!! A Vera não fez falta!


Gilson comentou:

Outrossim: apesar de queridinha dos jornalistas, como você disse acima, e da boa audiência, "Avenida Brasil" está longe de ser uma ótima novela. É o tipo de história segurada apenas por dois ou três personagens (Nina/Carminha/Tufão). E que todo o resto não tem razão de existir. Aliás, isso é comum nas três novelas que o Joao Emanuel apresentou no horário nobre (Flora/Donatela/Dodi e Romero/Atena).


BE respondeu:

Com certeza vc não assistiu essa novela, não tinha só Nina, Carminha e Tufão, foi uma novela que todos se destacaram, tinha um grande núcleo cômico não só Nina, Carminham Tufão tinha Vó Lucinda, Nilo, Cadinho e suas três mulheres, Adalto, cara fala o k vc não sabe não, Avenida Brasil foi uma das melhores novelas.


Veja também