O Planeta TV

"A FAVORITA" X "OS MUTANTES": A BATALHA DO BEM!

Por: Jeferson

"A FAVORITA" X "OS MUTANTES": A BATALHA DO BEM!

Gente pelo amor de Deus, em momento algum, disse que seria contra a postura da Record em relação à campanha de Santa Catarina. Eu apenas disse que a tal campanha seria uma forma de marketing da emissora naquele Estado. Vem me dizer que não é? O que importa nesta história toda é que já foram arrecadados R$ 7.847.943,70, suficientes para construírem aproximadamente 500 casas.

É verdade que a novela “Os Mutantes” vem apresentando queda em seus índices, mas é verdade também, que a trama de Tiago Santiago segue firme e forme com uma história que cativa o público infantil e boa parte dos adolescentes. A média geral da saga dos mutantes, segundo dados consolidados do IBOPE, é de 14 pontos. É por causa desta grande audiência, já mais vista no horário das 21h da TV Record, que a novela “A Favorita” apresenta uma audiência abaixo das expectativas da TV Globo. Somente agora depois de 160 capítulos, que atual novela das oito, começa a ficar acima dos 40 pontos. Na média geral, até agora, é de 38,5. A disputa entre “Os Mutantes” e “A Favorita” foi espetacular e quem saiu ganhando foi o telespectador que tive a oportunidade de escolha. O monopólio na TV Brasileira precisa acabar, mas para isto, a concorrência precisa fazer bonito para bater de frente com forte qualidade da TV Globo.

Não acredito em uma terceira temporada de “Os Mutantes”. A primeira e segunda temporada fez grande sucesso, mas já deu o que tinha que dá. O autor Tiago Santiago e a alta direção da Record precisam pensar bem, antes de cometerem uma besteira. O ideal seria lançar um novo autor, ou até, deixar de lado o realismo fantástico. Por enquanto, a emissora confirma outra temporada, mas, o tempo é o grande mestre da vida!

Não consigo entender a nova mensagem da Record: “Uma emissora de primeira”? Como assim? Não seria de SEGUNDA? Que eu saiba, a primeira tem quase o triplo de sua audiência.

Ainda sobre a Record, estão totalmente equivocados! Anunciariam para abril as estréias de “Vendetta”, “Betty, a Feia” e “Os Muntantes 3”. Vem cá, quem conhece a Record, acredita que a emissora lançará três novelas simultaneamente? Claro que não! Primeiro, vem “Vendetta”, que estrear junto com a nova grade da Globo, na segunda semana de abril. Depois, em meados de maio, terminará a atual fase de “Os Mutantes”. E se duvidar, “Betty, a Feia” fica para junho ou julho. “Betty, a Feia” está prevista para entrar às 20h, depois do “Pica-Pau”.

“Vendetta”, que inicialmente estrearia em março, foi adia para abril. O motivo: esperar o fim do Big Brother Brasil. Com isto, “Chamas da Vida” será esticada e fechará com 240 capítulos.

O SBT continua na cola da Record, a diferença na média-dia, é de apenas 1 ponto, exceto aos domingo, quando a emissora de Silvio Santos fica à frente. Veja a média da última quinta-feira (04/12):

Globo – 16
Record – 7
SBT – 6
Band – 2
Gazeta – RedeTV – Cultura – 1


Na última quinta (04), a novela A Favorita” marcou 47 pontos. O seu recorde! No dia seguinte, não conseguiu manter a atenção do público, e, segundo dados preliminares, na sexta (05), marcou 42 pontos.

É impressionante! Você sabia que a mesmo na madrugada, a TV Record consegue ficar à frente do SBT? O horário das 24h às 06h - que o ibope não utiliza para fazer à média - na última quinta (04), assim ficou o ranking: Globo (6), Record (4), SBT (3).

A Globo já retirou do site oficial de “Caminho das índias”, o título provisório. Parece que esse será realmente o titulo definitivo da próxima novela das oito. Atualizaram até o novo logotipo da trama. Estão caprichando!

Vamos escolher os melhores de 2009. Abaixo as minhas escolhas:

Melhor novela: “Chamas da Vida”
Melhor atriz: Patrícia Pillar (Flora de “A Favorita”)
Melhor ator: Ary Fontoura (Silveirinha de “A Favorita”)
Atriz revelação: Letícia Colin (Vivi de “Chamas da Vida)
Ator revelação: André Di Mauro (Lipe de “Chamas da Vida”)
Melhor Comediante: Alessandra Maestrini (a Bozena de "Toma Lá Dá Cá")
Melhor Programa: “Caldeirão do Huck”
O mico do ano: “Três Irmãs”

Agora selecione o seu e deixe seu recado com a melhor novela, atriz, ator, ator/atriz revelação, melhor programa, melhor comediante e o mico do ano. Para sua resposta, segue o seguinte formato (Control C + Control V):

Melhor novela:
Melhor atriz:
Melhor ator:
Atriz revelação:
Ator revelação:
Melhor Comediante:
Melhor Programa:
O mico do ano:

Até a próxima!




Comentários (209) Postar Comentário

sandra comentou:

gloria perez é uma autora exemplar. engraçado, td nela e tao marcante ne... os logotipos principalmente, o clone e américa tem logotipos mara's, que representa a novela, américa por ex. tinha uma ponte. é td tao intenso!!
boa sorte a ela e as envolvidos, adoro a linguagem coloquial dela, s/ rodeios!! voltarei a ver novela das 9!! não curto mt a favorita.
questão de gosto!

beeijos!

Fábio Dias comentou:

Melhor novela: AFAVORITA
Melhor atriz: CLAUDIA RAIA (DONATELA de “A Favorita”)e Patricia Pillar é fera tb nessa categoria naum tem favorita!
Melhor ator: Ary Fontoura (Silveirinha de “A Favorita”)
Atriz revelação: Letícia Colin (Vivi de “Chamas da Vida)
Ator revelação: André Di Mauro (Lipe de “Chamas da Vida”)
Melhor Comediante: Alessandra Maestrini (a Bozena de "Toma Lá Dá Cá") e Arlete Salles
Melhor Programa: TOMA LA DA CÁ
O mico do ano: “Três Irmãs” CONCORDO, MAS TEM O OLHA VOCE com os micos como por exemplo Francesco tarallo chamando o programa de Hoje em dia!

Jota comentou:

Melhor novela: A FAVORITÍSSIMA



Melhor atriz: Patrícia Pillar


Melhor ator: Murilo Benício

Atriz revelação: Natália Dil


Ator revelação: Miguel Rômulo

Melhor Comediante: Lady Kate


Melhor Programa:Por Toda a minha vida


O mico do ano: Tiago Santiago declarando que deglutir A FAVORITÍSSIMA. Acorda menino!!!

Cícerotto comentou:

Melhor novela:Duas caras
Melhor atriz: Patricia Pillar
Melhor ator: Murilo Benicio
Atriz revelação: Isis Valverde
Ator revelação: André di Mauro
Melhor Comediante: Arlete Salles
Melhor Programa: Toma lá da cá
O mico do ano: Maísa (Sabado Animado)
:bone:

Marta comentou:

Melhor novela: A Favorita
Melhor atriz: Cláudia Raia
Melhor ator: Cauã Reymond
Atriz revelação: Andréia Horta
Ator revelação: Miguel Rômulo
Melhor Comediante: Katiuscia Canoro
Melhor Programa: Caldeirão do Huck
O mico do ano: Os Mutantes

John comentou:

Melhor novela: A Favorita
Melhor atriz: Patricia Pillar
Melhor ator:Murilo Benicio
Atriz revelação: Nathalia Dill(malhação)
Ator revelação: Cauã Reymond
Melhor Comediante:Katiuscia Canoro(leidy Kate)
Melhor Programa: CQC
O mico do ano: Os Mutantes

Galego comentou:

Melhor novela: A Favorita
Melhor atriz: Claudia Raia
Melhor ator: Ary Fontoura
Atriz revelação: Roberta Gualda
Ator revelação: Miguel Romulo
Melhor Comediante: Alessandra Maestrini
Melhor Programa: “Caldeirão do Huck”
O mico do ano: ? :surpreso4: :alegre:

Marcos comentou:

Melhor novela: A FAVORITA
Melhor atriz: PATRICIA PILLAR
Melhor ator: ARY FONTOURA
Atriz revelação:ISIS VALVERDE (Beleza Pura)
Ator revelação: RODRIGO LOPÉZ (Beleza pura)
Melhor Comediante: MARCELO ADNET (15 Minutos)
Melhor Programa: CQC
O mico do ano: OS MUTANTES

Melinda comentou:

Nossa, tô bege. Lendo os últimos comentários do post passado eu vejo o quanto a inveja é uma porcaria, e que comentários sem nexo, sem concordância, tudo isso foi na base do desabafafo de um anti-fã da Rede Globo, dizendo que o Brasil foi (mal) acostumado à assistir as novelas da Globo, que absurdo, aí eu digo, querido, você que se diz tão informado não sabia que antes da Globo surgir (em 1965) algumas emissoras nessa época já exibiam as telenovelas? A Globo tem preconceito com as demais classes sociais há, há, há. Pra quem não sabe a Globo exibe em seus programas e suas novelas sempre personagens humildes (os chamados do povão). O Domingão do Faustão, o Caldeirão do Huck, o Central da Periferia, e outros programas dão espaço ao "povão", até as novelas eles tem o seu valor, se tivesse diferenças de classes a Globo nunca teria posto uma protagonista negra em uma novela sua, que foi Da Cor do Pecado (2004), que foi protagonizada pela Taís araújo, que também foi a protagonista de Xica da Silva (1996/1997), da extinta Manchete, mas a Xica era uma ex-mucama que depois virou sinhá e isso não conta como uma protagonista numa novela comtemporãnea. Também teve Cobras e Lagartos (2006), em que novamente Taís roubou a cena, junto com Lázaro Ramos, que fez de seu Foguinho o personagem mais querido do público, que foi chamado de O Anti-Herói do povão. também não posso deixar de citar a série Ó, Paí, Ó, protagonizada por um grupo de atores negros e também é passada no Pelouribnho, uma região humilde de Salvador, na Bahia, que já foi o recanto de tortura dos escravos de lá. Já na Recópia é que tem diferença de classes, ou vocês não veêm que lá os atores negros só recebem papéis de destaque como marginais, bandidos e escravos e novelas de época, e essa verdade nua e crua ninguém conta aqui. Outra coisa importnte de citar são os programas da Fundação Roberto Marinho, que tem um intuito social muito importante, tais quais o Globo Educação, Globo Ecologia, Globo Ciência, Globo Universidade, Ação, Um Pé de Quê?, Central da Periferia, Telecurso 2000, Tecendo o Saber, Soletrando, do Caldeirão do Huck (mas esse não é da Fundação), Amigos da Escola, Ação Global, entre muitas outras campanhas, enfim são tantos projetos criados pela Globo que emissoras como a Recópia nunca farão. Também não deixo de citar as grandes obras literárias adaptadas para as produções de dramaturgia da Globo. Grandes obras brasileiras já tiveram suas adaptações para as produções globais como Gabriela (1975), A Moreninha (1975), Senhora (1975), Escrava Isaura (1976/1977), A Sucessora (1978), Maria Maria (1978/1979), Cabocla (1979 e 2004), Anarquistas, Graças à Deus (1984), Sinhá Moça (1986 e 2006), Tieta (1989/1990), Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados (1995), Dona Flor e seus Dois Maridos (1998), entre muitas outras que não me recordo no momento. E a Recópia? O que fez pela nossa cultura? Uma adaptação podre da Escrava Isaura, protagonizada por dois paquitos insossos, argh, mas tenho que tirar o meu chapéu para Essas Mulheres (2005), apesar de já ter havido a história de Aurélia em Senhora, da Globo, foi uma novela caprichadíssima, linda mesmo, com a mescla dos romances Diva e Lucíola, do meu conterrêneo de estado José de Alencar, perfeito. E em relação ao acordo com o grupo Time Life, ela explicou isso no seu site de meórias chamado de Memória Globo, que contém os fatos marcantes da emissoras, incluindo suas polêmicas históricas e lá contém informações do acordo com o Time Life, vejam por si mesmos, pelo menos a Globo se provou trasparente e colocar polêmicas envolvendo o seu nome, que emissoras hoje em dia fariam isso? A Recópia repleta de podres nunca faria isso. A Globo tem uma programação para todos os gostos, não gosta? Então façam alguma coisa que vocês julguem ser mais interessante. Espero não ser censurada novamente por está dando minha opinião à respeito disso, achei um absurdo por parte dos comentários do post passado e precisei desabafar, mas peço desculpas Jeferson, por eu ter saído completamente do assunto do post, sorry, pois eu não suporto quando se dão argumentos infundados sobre qualquer coisa, certo? Obrigada pela compreensão.

Melinda comentou:

Agora entrando no assunto do post (que é o que interessa), darei a minha opinião. Vamos lá.

Melhor novela: A Favorita
Melhor atriz: Patrícia Pillar (A Flora de A Favorita)
Melhor ator: Ary Fontoura (O Silveirinha de A Favorita)
Atriz revelação: Nathália Dill (A Débora de Malhação, mas também destaco as atrizes de Malhação citadas por mim antes, a Roberta Gualda, a Greice de A Favorita, e a Letícia Colin também, ela evoluiu muito, parabéns à todas)
Ator revelação: Miguel Rômulo (O Shiva Lênin de A Favorita, apesar de bem jovem, ele sabe da responsabilidade que tem e se mostra bastante maduro e competente em seu trabalho, excelente, eu também destaco o Rodrigo Lopéz, o Betão de Beleza Pura, ele também foi maravilhoso, o André Di Mauro também merece os créditos, parabéns à eles também)
Melhor Comediante: Katiúscia Canoro (A Lady Kate do Zorra Total, apesar de eu odiar o programa, ela é a única parte realmente engraçada e boa daquilo, a Alessandra Maestrini também é mara)
Melhor Programa: Profissão Repórter (outros destaques, Caldeirão do Huck, Altas Horas, Ação, Globo Universidade, Globo Ecologia, Globo Ciência, Globo Educação, etc)
O mico do ano: Os Mutantes - Caminhos do Coração, esse sem dúvidas é o maior e o pior mico da história.

Mais uma coisa. Que ótimo, mais uma vez a Globo mostrando uma ampla vantagem por cima da Recópia, o dobro mais 2, beleza, o SBT está na cola, se cuida Recópia.

Globo: 16 :trofeu:
Recópia: 7 :rolando:
SBT: 6 :ok2:
Band: 2 :ok8:
Gazeta, Rede TV, Cultura: 1 :espantado:

Vejam, nem juntando a audiência das três outras emissoras chegam à ter a audiência da Globo.

Globo 16 X Recópia 7 + SBT 6 + Band 2 = 15, 1 à menos da Globo, beleza. Juntando com a Cultura, Gazeta e Rede TV ficamos.

Globo 16 X Recópia 7 + SBT 6 + Band 2 + Cultura 1 + Rede TV 1 + Gazeta 1 = 18. 6 emissoras juntas somando sua audiência é de 2 pontos maior que a Globo, mas vejam, 6, eu disse 6 emissoras, então tá.

Então tá, com isso fico por aqui, em breve comentarei. Beijos para todos e até mais.

Veja também