O Planeta TV

A crise de audiência assusta a teledramaturgia da Globo e Record

Por: Jeferson Cardoso

A crise de audiência assusta a teledramaturgia da Globo e Record

Nos últimos meses muito se falou da queda brusca de audiência das novelas da Rede Record. Após "Vidas em Jogo", que ainda conseguia 11 pontos, a emissora perdeu metade de sua audiência. Atualmente, "Balacabaco" registra apenas 6 pontos.

A Rede Globo, que até pouco tempo comemorava os fenômenos "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil", vive um momento bastante crítico. A reprise "Da Cor do Pecado"; a nova temporada de "Malhação"; e as novas novelas das seis ("Lado a Lado"), das sete ("Guerra dos Sexos"), e das nove ("Salve Jorge") acumulam as piores médias de seus respectivos horários. É um baque. Nunca na história deste país... diria o ex-presidente Lula.

Por partes... A re-reprise de "Da Cor do Pecado" era um fracasso previsto. Confesso que não esperava tanto. Acreditava em pelo menos 15 pontos. Quem sabe agora a emissora começa a respeitar, ou melhor, ouvir o público.

"Malhação" começou fraca, mas há duas semanas ganhou agilidade. Sou suspeito, cansei dessa novelinha e não sou fã da atual temporada. O elenco é ótimo e segue revelando talentos. A audiência, no entanto, só cai a cada temporada. Talvez pelo fato de ter perdido sua originalidade. Saudade das temporadas de 2001 e 2004, que o canal Viva está reprisando.

"Lado a Lado" é linda, mas não encantou o grande público. Começou fraca; uma imagem escura, causando estranheza à Classe C. Na verdade, essa novela nunca deveria ter sido produzida num período de horário de verão. Acredito que esse seja o maior erro. É claro, nada justifica o fracasso, mas no inverno ele não seria tão assustador.

O que falar do remake de "Guerra dos Sexos"? Dispenso comentários, amadinhos. Essa é ruim mesmo. Infelizmente deixei de acompanha-la na semana passada. A audiência é semelhante aos demais fracassos no horário (Tempos Modernos, Três Irmãs, Bang Bang e Aquele Beijo).

Quanto a "Salve Jorge", acredito já ter comentando sobre isto, mas reforçarei minha opinião. As novelas de Glória Perez só se tornam interessante a partir do terceiro mês. Claro, isso é uma opinião particular. Sou fã da autora e acompanhei praticamente todas as suas novelas. Infelizmente, ela gosta de trabalhar com um grande elenco, dividindo-os em vários núcleos. Até o cruzamento de todos os núcleos, "Salve Jorge" continuará cansativa e chata.

Não é a primeira vez que Glória Perez substitui João Emanuel Carneiro. Então, ela certamente saberia o que estava por vir. Se preferiu escrever capítulos chatos e focados no romance do casal protagonista, é porque não estava nenhum um pouco preocupada com a audiência.

Duas semanas se passaram e tenho a sensação de que "Salve Jorge" ainda nem começou. Melhor: começou, mas não sai do lugar. Está começando a irritar. O núcleo da Turquia é um dejavú e, a meu ver, tem prejudicado a novela. Haja paciência para acompanhar núcleos com temas batidos e sem nenhuma agilidade.

Como conheço o estilo da autora, sei que ela reserva ótimas viradas, que devem impulsionar os índices de audiência. Aí já é tarde, meus queridos. Todo esse fracasso, nos primeiros meses, refletirá no seu fim. No mais, Glória Perez só está colhendo o que plantou. Infelizmente, não soube prender a atenção dos saudosistas de Avenida Brasil.

Deixando a audiência de lado e voltando a falar na história, os fãs de "Salve Jorge" podem estar certos de que Glória Perez ainda surpreenderá. O tráfico de crianças é um tema que promete mexer com a sociedade.

Diante desses fracassos da Globo, a Record respira aliviada. Por enquanto, só o SBT se dá bem com o sucesso de Carrossel. Resta saber até quando.

É assustadora essa que essa queda brusca de audiência das novelas. Não esperava por isto tão rapidamente. Enfim, que venha Walcyr Carrasco, Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão, Carlos Lombardi e Cristianne Fridman para tentar reverter essa situação. Amém!

Sofro com esses fracassos, mas jamais abandonarei minhas novelas por audiência. Espero que essa fase seja passageira.

Lado a Lado, a melhor novela em exibição

"Lado a Lado" pode ter começado morna e afastado a Classe C da TV, mas, pra mim, é a melhor novela em exibição. Lembra um pouco "A Vida da Gente", a diferença é que esta obra de João Ximenez Braga e Claudia Lage sabe encantar sem ser muito depressiva.

Marjorie Estiano, para variar, rouba a cena. Que atriz fantástica! Destaco também a atuação de Caio Blat, que está brilhante com um personagem à sua altura.

A chegada da vilã Catarina, com ótima atuação de Alessandra Negrini, deu um novo gás à trama. Uma pena que a audiência não corresponde e essa linda novela seja um fracasso histórico.

Aguinaldo Silva em 2014

Em entrevista à Revista Época, Aguinaldo Silva revelou que, a pedido da Globo, substituirá Walcyr Carrasco em 2014. Uma grande surpresa, uma vez que, todos esperavam por Manoel Carlos. Entendo que a Globo está desesperada por audiência, mas torço para que siga o cronograma anteriormente divulgado. Mais cedo ou mais tarde, Maneco terá que escrever a sua última novela. Então não adianta prorrogar

The Voice Brasil

As tardes de domingo não são mais as mesmas com o incrível reality musical The Voice Brasil. Pra mim, esse programa é a grande revelação de 2012. Show, sensacional!!!

Fazenda de Verão

Sinceramente, não acompanharei essa edição do reality. O interessante de "A Fazenda" é a participação de famosos. Anônimos é coisa do Big Brother Brasil. Assisti a estreia e adorei a espontaneidade de Rodrigo Faro. Mesmo nervoso, o apresentador surpreendeu. Não há comparações com Britto Jr.. No mais, a audiência, de 8 pontos, tem correspondido, tirando a diferença de Carrossel-sem-freio, do SBT.

O retorno de Qual é a Música?!

Quando é que Gugu Liberato esquecerá a sua antiga emissora? Pelo amor de Deus, desde que migrou para Record, esse apresentador só tem apostado em quadros antigos e desnecessários. Agora resolveu ressuscitar o antigo "Qual é a Música?", grande sucesso de Sílvio Santos na década de 90. É complicado. O "Programa do Gugu" precisa de quadros inédito, interessante e, acima de tudo, popular. É o que sua concorrente (Eliana) vem fazendo.

Vamos que vamos galera! O nosso encontro continua as terças e sextas, exceto aos feriados. Até a próxima!




Comentários (59) Postar Comentário

@FABIODIASR comentou:

Finalmente vc admitiu o quanto Salve Jorge está chata e não empolga!!
\o//

Eduardo comentou:

Eu sugiro que a Globo escale para o horário das 21h o Aguinaldo Silva, depois o JEC, depois o Aguinaldo Silva, depois o JEC, e assim sucessivamente. Para o das 19h os autores Felipe Miguez e Izabel Oliveira intercalando com Walcyr Carrasco e Maria Adelaide Amaral. No horário das 18h só a Thelma Guedes e a Duca Rachid. No Vale A Pena Ver De Novo, Cobras & Lagartos, Caras & Bocas, TiTiTi, etc. Assim a audiência vai às alturas. O que eu quero dizer é que não há clima quente, horário ingrato ou má fase quando o autor é bom.


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahahahahaha


Gilmar JM comentou:

Carrossel, o SBT merece o sucesso dessa novela, bem escrita, bem dirigida, e uma ótima opção para toda família. E o mais importante é que apesar do sucesso tem data para acabar já que Chiquititas estreia entre maio e junho. Guerra dos Sexos é só um quebra galho, Aquele Beijo tinha uma história bem superior e com um humor ótimo que só o Miguel sabe escrever. Continuo assistindo, mas não vejo recuperação para essa novela. Salve Jorge, a trama central é boa, a trama da delegada é boa, mas o resto é triste, principalmente a Turquia, que chega a ser irritante. A India em Caminho das Indias era de grande importancia porque a história central estava lá, a protagonista estava lá, já a Turquia parece um enxerto e poderia simplesmente servir como pano de fundo do tráfico de mulheres assim como a Espanha. Não precisava dessa coisa chata e repetitiva de ficar mostrando a cultura do lugar e de ter aquela gama enorme de personagens por lá. Aliás cada vez mais acho que as novelas deveriam ser enxutas, 30 a 50 personagens no máximo, para que todos tenham função. Gosto da Glória, mas ela está exagerando mais uma vez no número de personagens e nessa questão da Turquia que falei. Não tenho tanta certeza de uma recuperação como tinha antes. Mas vamos aguardar. Lado a lado é linda como foi linda A vida da gente, mas o ibope não corresponde porque são novelas melancólicas e não são todos que estão dispostos a encara-las ainda mais no horário de verão. Eu vejo, não perco Lado a lado por nada, mas acho que também não reage no ibope. O pior para a Globo é que tirando Tropicaliente e Despedida de Solteiro o Walter Negrao autor de Flor do Caribe, próxima das 6, para mim é um exelente autor, mas não é um campeão de audiência. Que falta o Walcyr e suas tramas populares fazem para o horário das 6. Por fim não entendi, uma hora dizem que estava tudo certo para o Manoel Carlos, ai que medo, substituir o Walcyr no início de 2014, agora já falam no Aguinaldo, coisa esquisita.


Jeferson Cardoso respondeu:

Posso estar enganado, mas acho que vem Manoel Carlos mesmo.


Leon comentou:

Boa Noite gente...

Lado à Lado: Novela muito bem feita. Marjorie Estiano mais uma vez provando que é uma das melhores atrizes de sua geração. Devo destacar o trabalho irretocável de Camila Pitanga, Patrícia Pillar e Caio Blat. O insucesso da novela só comprova que o público brasileiro não valoriza sua cultura. Nota 8 para a novela.

Salve Jorge: Infelizmente a trama de Glória Perez não prende a minha atenção. É boa, mas não me faz ficar vidrado em frente à TV, capítulo após capítulo, como Avenida Brasil. Por enquanto estou detestando a atuação de Claudia Raia, que prova mais uma vez que não sabe fazer vilãs (vide Torre de Babel), do Rodrigo Lombardi (completamente sem sal) e de Dira Paes, que não muda em nenhum de seus papéis. Destaque positivo para Carolina Dieckman e o núcleo do tráfico humano. Nota 6.

Guerra dos Sexos: Em minha humilde opinião a pior novela em exibição e uma das piores que eu já assisti. Nota 2.

Balacobaco: Não sei porque você ainda insiste em comentar sobre essa novela. Uma trama feita às pressas à fim de conquistar a tal classe C. Já disse isso aqui uma vez, mas vou repetir: há um grande preconceito em relação às novelas do SBT. Desde a retomada de dramaturgia com Revelação, a emissora vem evoluindo, corrigindo erros históricos de imagem e áudio. Só falta agora, a emissora criar um pequeno banco de atores e oficinas de autores. Digo isso, porque Carrossel é esse sucesso que é, inclusive derrotando o Jornal Nacional em Goiânia, e você perde tempo falando dessa Balacobaco. Não dá para entender.

AGUINALDO: De novo? Concordo com você, a trama substituta da de Walcyr deveria ser uma do Manoel Carlos. Tenho certeza que com o histórico rico que o autor tem, poderia nos surpreender com fez em Mulheres Apaixonadas, sua última obra decente.

Falando do Walcyr Carrasco, adoraria ver Drica Moraes interpretando uma vilã no horário das nove, à lá Violante Cabral de Xica da Silva, da extinta TV Manchete. A atriz é ótima e está desperdiçando seu talento na furreca Guerra dos Sexos.

Carrossel: O público alvo da novela é a família. E de fato tem conseguido tal feito. Segundo dados do Ibope, 37% do público da novelinha tem idades entre 25 e 49 anos. Destaco as atuações de Rosane Muholland, que está vivendo uma linda professora Helena, dos pequenos, Jaime, Maria Joaquina, Paulo, Kokimoto, da divertida Graça, da Lívia Andrade, enfim... Nota 8. Para mim, a segunda melhor novela em exibição, depois de Lado à lado.

IDEIA: O SBT tem os direitos do acervo radiofônico da maior novelistas de todos os tempos, Janet Clair, certo? Bem que eles poderiam repassar a produção de Chiquititas para uma produtora independente e transferir o horário de novelas infantis para às 18h30 e fazer um remake de Irmãos Coragem para o horário das 20h30, com adaptação de Tiago Santiago. Tenho certeza que seria sucesso e agradaria em cheio o público do SBT.

Bem acho que escrevi demais... Obrigado Jeff pelo espaço. E por mais que não comente tanto, sou leitor assíduo do Blog. Abraços!


Jeferson Cardoso respondeu:

Leon, só um detalhe amadinho: não comentei sobre Balabocado. Só citei a sua audiência. Rsrsrsrs


ALEXANDRE FÉLIX comentou:

Nada em Salve Jorge prende!

Lado a lado é uma história fraquissima.

Guerra dos Sexos (remake) desnecessária.

Balacobaco, ã? cuma? o que é isso? é uma novela? Uma verdadeira bobagem.

ALEXANDRE FÉLIX comentou:

THE VOICE BRASIL SE CONCORRESSE COM UMA DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO QUEM SABE DANÇA DO PROGRAMA DO RAUL GIL, com certeza ficaria na segunda colocação.

The Voice Brasil só é bom porque no horário nada mais é mais bobo que ele.

E a Fazenda de Verão? É o tipo de programa para alienado. Aliás essa é a mesma característica de quem acompanha BBB.

Falei.


Jeferson Cardoso respondeu:

Os participantes do Raul Gil, certamente, são melhores. Mas Globo é Globo e, dificilmente, perderia a liderança para o SBT. ;) Fazenda de Verão não é para alienado, e sim para quem gosta do gênero. Vamos manter a postura da boa educação aqui neste espaço. Agradecido.


ALEXANDRE FELIX comentou:

DEPOIS DE CORDEL ENCANTADO, CHEIAS DE CHARME E AVENIDA BRASIL, o bom telespectador não aguenta ver qualquer coisa.

Estarei órfão nos próximos meses de uma novela de verdade.

Pra consolo, que venha SARAMANDAIA E JOSÉ - de Escravo a Governador


Jeferson Cardoso respondeu:

É, a nova safra de autores acostumou "mal" o telespectador. João Ximenes e Claudia Lage melhoraram bastante e vem dando show.


Andre comentou:

Os fracassos da Globo eram previstos, após ótimas novelas e a MELHOR DE 2012 CHEIAS DE CHARME, vemos GS, um tema passado, e SJ o mesmo de sempre da Glória .... Tentei assistir mais não dá .... JEC e AG são meus autores preferidos ! E espero que Walcyr surpreenda, mais torço por SJ! Só falta a Glória ver que novelas como a dela já passou da hora de mudar! Por isso JEC da um banho em quase todos, pois tem criatividade ... Silvio de Abreu perdeu mt e após seu comentário sobre a classe C ... Mais a audiência é mais que merecida!


Jeferson Cardoso respondeu:

André, a queda era prevista. Só não imagina que fosse tanto. É tenso! Rsrsrsrs


Thiago comentou:

Olha, concordo plenamente contigo em relaçao as atuais novelas...
Sem tirar nem pôr...
Só um adendo: salve Jorge em minha opiniao, nao melhorará tanto,
é inferior as outras novelas de Glória Perez...


Jeferson Cardoso respondeu:

Eu acho muito melhor que os primeiros capítulos da tediosa Caminho das Índias. Rsrsrsrs


Amanda Oliveira comentou:

Jéff, Concordo com vc em TUDO.

Agora me tire uma dúvida. Da cor do Pecado será Encurtada mesmo?? Ou vai seguir o cronograma de mais de 130 capítulos?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, termina até o começo de fevereiro. Abs.


Veja também