O Planeta TV

A CONCORRÊNCIA APARECE E A IMPRENSA NÃO VÊ?!

Por: Jeferson

A CONCORRÊNCIA APARECE E A IMPRENSA NÃO VÊ?!

Eu tinha prometido ficar uns dias sem comentar sobre “Os Mutantes”. Não dá, preciso comentar! Sinceramente, não consigo entender como alguns jornalistas não admitem o sucesso da atual trama das 21h da TV Record, principalmente os que trabalham no jornal O GLOBO. É implicância pura! Como diz o autor Tiago Santiago, é uma tática da concorrência para tentar desqualificar o trabalho da emissora.

Meus queridos, não estou aqui para puxa-saquismo, pelo contrário, estou aqui para comentar o repúdio dos jornalistas das organizações Globo em relação à trama da Record. A jornalista Patrícia Kogut, especialista e competente na área, é uma das que implicaram com “Os Mutantes”. Para ela é Deus no céu e “A Favorita” na terra e, quando se refere à trama de Tiago Santiago, sempre cita alguns adjetivos do tipo: bizarro, trash, entre outros. Na verdade, bizarra está sendo a audiência da novela “A Favorita”, bem como aquela abertura de “Malhação” criada por Hans Donner com uma música de tango que deixa Zeca Camargo todo animado.

A Globo (até hoje) sempre foi a número um em qualidade, eles sabem fazer e fazem bem feito suas telenovelas, mas desmerecer a concorrência é demais. Quero que isto fique bem claro! É isto que estou questionando! Por outro lado, existem especialistas que sabem valorizar o trabalho de outras emissoras. A Veja, por exemplo, mais uma vez destaca a qualidade dos efeitos especiais de “Caminhos do Coração/Os Mutantes” e traz esta semana uma matéria com Marcelo Brandão, responsável pela criação visual dos mutantes. O jornal Estado de São Paulo destacou a audiência da novela, bem como a queda da Globo no horário. Agora a minha pergunta fica no ar: QUANDO SERÁ QUE O JORNAL O GLOBO VAI FAZER O MESMO?

Desde 2004, quando começou a investir em teledramaturgia com a novela “A Escrava Isaura”, a TV Record vem surpreendendo a cada novela produzida. Quem não se lembra de “Prova de Amor” desbancando o todo poderoso “Jornal Nacional”?. E “Vidas Opostas” liderando de ponta a ponta contra o futebol e os filmes recordes de bilheteria apresentados na Tela Quente? Mas, a questão aqui não é a audiência e sim a qualidade. Em pouco espaço de tempo, a Record contratou profissionais de primeira linha para seu casting e vem fazendo a concorrência ficar de orelha em pé. Isto, para o mercado televisivo, é importantíssimo. Atores que antes não tinham vínculo com a Globo ficavam desempregados e em busca de oportunidades. Hoje é diferente, pois a TV Globo renova o contrato com antecedência com medo de perder o seu funcionário.

Atualmente com a exibição de “Amor e Intrigas”, a emissora dos bispos chega ao seu êxito. A novela que atualmente é exibida às 22h é uma obra prima. Gisele Joras, a autora maravilhosamente descoberta através de um concurso de roteiristas, surpreende a cada capítulo. E não pára por aí, pois já estão no ar as chamadas de “Chamas da Vida”, escrita por Cristianne Fridman e que promete muito mais ação e polêmicas para bater de frente com a toda poderosa Globo.

A FAVORITA É MARAAAAAAAAAAAAAAA!

Cá entre nós, a novela de João Emanuel Carneiro tem muita semelhança com “Dancin´ Days”, mas é tudo-de-bom, não é mesmo?

Excelente texto (de arrepiar), escalação de elenco perfeita para contar a história e, apesar da abertura não ser digna dos padrões globais, a música instrumental é de extremo bom gosto.

É de dar gosto acompanhar a volta de Patrícia Pillar ao horário nobre. A comoção de Glória Menezes em suas cenas também. As divertidas cenas com Elisângela e, claro, a presença da talentosa Lília Cabral que vem mais uma vez se destacando. É de arrepiar a atuação desta mulher!

Sim, “A Favorita” é uma ótima novela, mas devido à concorrência, vem registrando uma baixa audiência. Nada que abale os planos do autor. O que ele precisa é focar em sua história e não ficar se preocupando com índices. O sucesso vem com o tempo e, se não vir, a culpa não será dele e sim da nova era. A era da concorrência!

Mudando de assunto...

É vergonhoso o humor apresentado pelo programa “Zorra Total”. Aquilo é ridículo. Possui ótimos profissionais, mas as situações apresentadas são cafonas. Só de pensar que isto dá audiência... Lamentável!

Até agora não estou acreditando! A novela “Beleza Pura” é outra! Andréa Maltarolli encontrou o caminho certo. Confesso que não sou de voltar a acompanhar uma novela do meio para o fim, mas estou simplesmente fascinado pela história e voltei a acompanhar. Está fantástica!

A Globo fez a pesquisa para tentar descobrir onde está o erro em “Ciranda de Pedra”. Não descobriram nada! A verdade é que Alcides Nogueira estava contando a novela como se fosse uma minissérie. E outra, uma novela prevista para ter apenas 130 capítulos, precisava ser mais ágil. “Ciranda” precisa é de movimentação!

Percebi em alguns comentários que muitos estão dizendo que “Os Mutantes” está caindo em audiência. É verdade, vocês têm toda a razão. Daí eu pergunto: Seria possível marcar 24 pontos todos os dias se o número de televisores ligados não caísse? A média da novela caiu, porque o número de televisores ligados (share) também caiu. Isto serve para “A Favorita”. O número de televisores ligados não está favorecendo-a. É, meus caros, aos poucos os brasileiros estão deixando de lado a sua televisão.

Espero que vocês compreendam este tópico e, por favor, acusação de puxa-saquismo é perda de tempo. Por tanto, valorize o seu. Não deixem de comentar. Abraços.




Comentários (102) Postar Comentário

Vanderley comentou:

Para felicidade geral da nação a concorrencia está instalada.

vitor guedes comentou:

porque sera que te acusam de puxa-saco??? Um doce pra quem responder!!!!! :rolando:

Luis comentou:

A FAVORITA é a melhor novela dos últimos anos...a abertura é excelente, ñ parece ser da malhação como vc diz...a baixa audiência é por enquanto...
Se a :globo: falou mal da concorrência foi porq a concorrência começou...ou vai me dizer que ñ foi a recópia que ofendeu e está ofendendo a :globo: ...Os Mutantes é deprimente...ñ acho aquela Amor e Intrigas boa ñ...pra falar a verdade eu acho que ela ñ passa de um rascunho mal feito da sinopse de Vale Tudo...Prova de Amor foi uma cópia sem futuro das novelas do Maneco...ñ acho que Chamas da Vida irá fazer sucesso, ao que vejo será uma péssima opção...Assisto e assistirei Pantanal...
Uma baixaria as atitudes de Thiago Santiago em seu blog...ñ admite a baixa qualidade de sua novela...
Jeferson o blog está ótimo parabéns pelo recorde de comentários...



:globo: :ok2: :globo: :ok2:
:record: :caveira: :record: :caveira:

Marcos Vinicius de Oliveira Macedo comentou:

A Globo não admite, mas a concorrência está de parabéns. :alegre:

Jackson comentou:

Também sou totalmente a favor do crescimento da Record, inclusive torço muito para que a mesma tenha uma audiência igual (não maior) a da Globo. É factível reconhecer a incrível audiência de Os Mutantes, mas dizer que tem qualidade já é apelar... eu sou fã de Heroes e X-MEN, confesso que a idéia de uma novela no estilo me deixou bastante entusiasmado, mas os primeiros capítulos só me fizeram perceber que o que me agrada em Heroes, principalmente, é o enredo. Não adianta colocar um monte de efeitos especiais sem uma história envolvente, ou com mistérios chulos. A record está de parabéns, mas está com tanta audiência desmerecidamente.

Fernando Schweitzer comentou:

:rolando: Eu eu eu, a Globo se deu mal...

rodrigo comentou:

os mutantes é a pior novela ja criada pela tv brasileira
:record: ta se achando com esta novela ridicula q tem
sim meus caros iiso é ridiculo.

Jota comentou:

Não concordo quando você diz que a abertura de FAVORITA é ruim, pelo contrário é ótima. Finalmente o Hans Donner inovou. aquele tando e as ilustrações prendem a atenção.
Acho que aso poucos a novela vai subir e bater a casa dos 45, MERECE.
Até a ATRIZ EM EVOLUÇÃO já mudou pra globo.

Belez Pura tá 1000 e Andréa maltarolli deve ganhar outras oportunidades na Globo, o que não deve acontecer com Alcides Nogueira (Ciranda de Pedra) e Elizabeth Jin (Eterna Magia).
Acho que Pantanal vai bombar, mas vai ficar difícil por SBT escolher um horário pra exibir Revelação, já que não louco de bater de frente co A FAVORITA.
Os mutantes devem se estabilizar na casa dos 14, e já tá de bom tamanho pra eles.

:globo: :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1: :aplausos1:

Ana Caroline comentou:

Concorrência faz muito bem. Sem concorrência não teríamos grandes programas em varias tv. Pena q muitas emissoras ñ pensem assim. Visto q a band continua com um programa religioso no horario mais nobre da tv.
A favorita é mara mesmo. E na semana q passou varios nucleos apareceram e todos muito interessantes. João Emanuel cada vez me surpreende mais, oq é melhor, positivamente.
Zorra total é muito ruim, mas Lady Kate consegue tirar algumas risadas, vale a pena ficar alguns minutos vendo aquilo.
Jef vc ñ comentou ainda, mais usarei seu ótimo espaço para comentar o bom programa de amor da Patricia Maldonado na band e as manhãs de domingo mais interessante com o esporte espetacular.
Bjs!!!

Lucas Bettine comentou:

Sobre á novela Ciranda de Pedra não está fazendo sucesso, é porque o ambiente da novela é muito fechado, muito escuro, a novela precisa ser mais aberta, quem a assiste da á impressão de estar preso, por isso que aqui em casa ninguem consegue assistir. Que bom que você Jeferson não colocou nesse post que Pantanal segue sem surprender, a novela quase dobrou o horario do :sbt: e olha que nem entrou na sua segunda fase. E para não deixar de falar de A Favorita, espero que o autor nã mude a novela por causa de sua baixa audiencia, porque a trama é muito boa, o melhor início de novela dos ultimos anos.

Veja também