O Planeta TV

2016: Um ano de boas novelas e dois fracassos

A Lei do Amor e Sol Nascente decepcionaram; Eta Mundo Bom e Totalmente Demais foram os destaques.

Por: Jeferson Cardoso

Totalmente Demais, Rock Story, Justiça, Haja Coração, Ligações perigosas, Eta Mundo Bom, "Liberdade, Liberdade"...No quesito novela, o ano de 2016 foi bom. O ruim foi só La Ley Del Amor e Sol Nascente. Vamos por partes...

No início do ano, fomos surpreendidos com Ligações Perigosas. A minissérie, de Manuela Dias, foi um grande sucesso de audiência e de repercussão. De elenco afiado, e competente, essa obra foi, sem dúvida, um dos maiores acertos da Globo no ano.

Logo em seguida, o telespectador prestigiou a estreia de Eta Mundo Bom, a novela destaque de audiência do ano. De história simples, porém ágil e divertida, Eta entrou para a história. O enorme sucesso antecipou a volta de Walcyr Carrasco para às 21h, furando a fila. 

Entre janeiro e setembro, a Globo, merecidamente, colecionou recordes de audiência. O público prestigiou a reta final de Totalmente Demais e de A Regra do Jogo, e ainda foi surpreendido com uma das melhores séries dos últimos tempos: Justiça. 

Na mídia, o sucesso, fora do comum de Eta Mundo Bom, ofuscou o de Totalmente Demais, que, para mim, foi a melhor novela. Essas duas obras, aliás, mostrou que a crítica dita especializada não tem o mesmo olhar do público. Como toda novela, Totalmente Demais não foi perfeita, tinha seus defeitos, mas foi a obra que resgatou os jovens para a faixa das 19h. Que saudade!

Em março, Globo lançou Velho Chico. A primeira fase agradou, principalmente aos críticos, que amavam a fotografia. O público, no entanto, percebeu, de imediato, que a trama seria arrastada. Um mês depois da estreia, ficou notável que tratava-se de apenas mais uma novela de Benedito Ruy Barbosa. Velho Chico perdeu o fôlego, mas não passou vergonha. O autor recusou fazer mudanças drásticas na história, batendo de frente com Silvio de Abreu (o diretor artístico, que não sabe o que fazer com A Lei do Amor) e até mesmo com a sua filha Edmara Barbosa. Benedito contou a história que gostaria, e, no fim, saiu de cabeça erguida. A novela reergueu o horário das 21h, sem a necessidade de fugir de Os Dez Mandamentos e de Carrossel. Velho Chico não teve a repercussão de Totalmente Demais e Eta Mundo Bom, mas foi bem acolhida e agradou a quem, de fato, assistia.  

Mateus Solano foi um dos destaques de Liberdade, Liberdade. Foto :Globo

Em abril, a Globo lançou Liberdade, Liberdade. A novela das onze, que tive muitos problemas internos, como troca de autores, tinha uma enorme chance para dar errado. No ar, foi surpreendeu. Um novelaço daqueles, bem marcante e histórico. 

Em maio, duas estreias: Haja Coração e Escrava Mãe. Poucos acreditavam que Daniel Ortiz seguraria o público de Totalmente Demais, e que a Globo perderia plateia para Record. Ledo engano. Haja Coração, de imediato, agradou e, no final, fez a média da antecessora. Em contrapartida, Escrava Mãe, merecidamente, também fez sucesso, com dois dígitos (11 pontos). Como as duas foram exibidas no mesmo horário, optei por assistir Haja Coração. Fui fisgado pela Tancinha, a personagem da vida de Mariana Ximenes. 

No segundo semestre, começaram as decepções. Sol Nascente, ainda nas chamadas, dava sinais de fraqueza. Sem humor e narrativa desinteressante, a novela não deu certo. Não tem audiência, nem repercussão, e nem torcida entre os noveleiros de plantão. 

Em outubro, no ar a maior frustração do ano e de todos os tempos: A Lei do Amor. Ninguém esperava que a Globo fosse repetir os erros de Babilônia e fazê-los ainda pior. Pensa numa novela ruim.

Por fim, em novembro, a estreia da novela de meus sonhos: Rock Story. O folhetim clássico, com drama, humor e romance, tinha tudo para ser mais uma, com fórmula repetida. Só que não é óbvia. Não sei como a autora Maria Helena Nascimento conduzirá a novela até junho, mas, por enquanto, para mim, Rock Story beira a perfeição. O destaque, sem dúvidas, é a direção: Dennis Carvalho e Maria de Medicis. A dupla, que foi massacrada por Babilônia, merece todos os elogios. 

Rafael Vitti e Alinne Moraes em cena de Rock Story. Foto: Globo

Não sou telespectador de novelas bíblicas e infantis. Com as exceções dos capítulos de estreia, não vi Os Dez Mandamentos – Nova Temporada e; e não vejo A Terra Prometida e Carinha de Anjo. Não posso comentar sobre. 

Gostei do ano de 2016. A minha aposta, Manuela Dias, não me decepcionou, pelo contrário. Das novelas, só descartaria Sol Nascente e A Lei do Amor. Poderia ser pior. 

Para 2017, estou animado com A Força do Querer. Gosto das novelas de Glória Perez. Inclusive, adorei Salve Jorge. O que mais gosto das obras dela são os perfis das vilãs, que são frias e calculistas. Quem esperar por vilã macabra (mexicana) vai se decepcionar. Autor não muda o jeito de escrever, apenas a maneira de contar suas histórias. A Força do Querer vai ser uma mistura de tudo que Gloria Perez escreveu. A diferença (assim espero) deve estar na agilidade dos primeiros capítulos.

Broxadíssimo com Sol Nascente, também estou empolgado com Novo Mundo. Penso que não deve ser pior. Só não ficarei iludido com as imagens cinematográficas. Quero história, emoção. Novela com cara de novela.

A próxima das onze, com título provisório de Os Dias Eram Assim, de Ângela Chaves e Alessandra Poggi, parece ser interessante. A censura, as Diretas Já e o processo de abertura política do país são alguns dos temas. Se for algo do nível de Liberbade, Liberdade não tenho dúvida do sucesso. 

Ainda teremos a novela de Walcyr Carrasco, com estreia prevista para outubro, sucedendo A Força do Querer. A mim, só resta torcer para que não seja esculachada como Amor à Vida. 

Na Record, estão previstas: Belaventura, às 19h30; e O Rico e O Lázaro, às 20h30. O Rico e Lázaro deve ir ao ar em meados de fevereiro ou março; Belaventura deve ficar para junho ou julho. 

Apocalipse, sucessora de O Rico e Lázaro, acredito que ficará para 2018. Achismo. Será? 

É isso. Para encerrar, abaixo, minha lista, com os melhores do ano.

Melhor ator: Sérgio Guizé (Eta Mundo Bom)
Melhor atriz: Mariana Ximenes (Haja Coração)
Melhor novela: Totalmente Demais
Melhor autor (a): Manuela Dias (#Justiça e #Ligações Perigosas)
Melhor ator coadjuvante: Mateus Solano (Liberdade, Liberdade)
Melhor atriz coadjuvante: Sabrina Petraglia (Haja Coração)
Melhor atriz de série:  Débora Bloch (Justiça)
Melhor ator de série: Selton Melo (Ligações Perigosas)
Melhor ator/atriz mirim: JP Rufino (Eta Mundo Bom)
Revelação Masculina: Renato Góes (Velho Chico)
Revelação Feminina: Lucy Alves (Velho Chico)
Melhor par romântico: Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas) / Totalmente Demais
Melhor série: Justiça 
Melhor minissérie/macrossérie: Ligações Perigosas
Melhor apresentador: Márcio Garcia (Tamanho Família)
Melhor Programa de Auditório: Tamanho Família
Melhor apresentadora: Ana Paula Padrão 
Melhor jornalista: Ana Paula Araújo
Melhor reality show: Big Brother Brasil
Melhor talk-show: Programa do Porchat
Melhor telejornal: Jornal Nacional
Melhor programa de humor: Escolinha do Professor Raimundo 
Mico do ano: Dudu Camargo dançando no Primeiro Impacto (SBT)

Um excelente 2017 para todos nós. Muito obrigado pela atenção, e até já. :D





Comentários (35) Postar Comentário

Eduardo comentou:

Totalmente Demais realmente foi a melhor novela.Desde Cheias de Charme não assistíamos a uma novela realmente boa.Novela tem que ser como esta que nos emocione nos passe alegria,no momento infelizmente não tem nenhuma.

Duro comentou:

Vc adorava Salve Jorge mais acha A lei do amor RUIM? Ahahahahahahahaha Olha, prefiro nem comentar.
Por outro lado, Sol nascente e uma novela pessima, mais TEM audiencia. 20% e considerado muito bom pelo horario. Tem a mesma media de Sete vidas e Alem do tempo.


Jeferson Cardoso respondeu:

É questão de gosto meu nobre. Rsrs Se comparada com Meu Pedacinho de Chão e Boogie Oogie, Sol Nascente é um fenômeno. Infelizmente, a novela de Walther Negrão não deu certo. Já fizeram ajustes, e nada. É vida que segue.



Kátia respondeu:

Salve Jorge foi uma excelente novela, possuía fio condutor bem definido e história forte. O que fez a trama ser cheia de problemas foi o elenco enorme, erros de direção e por ter substituído o fenômeno da década na Globo. A Lei do Amor não tem fio condutor, os protagonistas são aleatórios, a trama é escura, os paralelos não tem apelo e sequer carisma. A história não empolga, há até uma confusão com os rumos que a trama vai ter. Não adianta dizer que Salve Jorge é ruim pelo senso comum, tinha que assistir com vontade e ter dado uma chance para ela assim como você deu pra esse entojo que é A Lei do Amor.



Demi respondeu:

Esse moço aí em cima que defende Sol Nascente, acho que é a primeira pessoa que vejo na face da terra fazendo isso. Aff, o que o fandom doente da Jovane Atonela é capaz de fazer... até de defender novela ruim ele fazem.


Micael Constantino comentou:

Vamos por partes: Ligações Perigosas foi uma história até que interessante, mas não me prendeu do início ao fim. O lado bom que não precisou apelar para a nudez explícita, o horário até permitia mas não foi o foco da autora.
Totalmente Demais: foi incrível do início ao fim, não me atentei aos defeitos que toda novela tem, a novela já tinha me conquistado e o resto é o resto.
Velho Chico: Quando vi os teasers logo vi que Benedito Ruy Barbosa não vinha com novidades, seria o mais do mesmo. Lucy Ramos pegou o papel com unhas e dentes e não decepcionou em nenhum instante. Domingos Montagner e Camila Pitanga formaram um belo casal, demonstraram química em cena, mas por ironia do Destino Domingos, infelizmente, não terminou seu papel, no entanto Luiz Fernando Carvalho teve uma bela idéia em não elimina-lo e colocar a câmera subjetiva. Velho Chico será lembrada por esse aspecto trágico assim como De Corpo e Alma.
Eta Mundo Bom: Walcyr Carrasco, o mago das 18h, veio sem novidades porém com personagens cativantes. Candinho & CIA fizeram a alegria do povo isso é inquestionável por meses a fio. Por causa dessa novela coloquei um apelido em minha colega no trabalho kkk Cunegundes, mais conhecida como "Boca de Fogo".
Haja Coração: Essa novela só me vem um nome " BeTancinha", eles mereciam esse final, não via um pingo de química entre Mariana Ximenes e Malvino Salvador. Teodora Abdalla, a dona do porra toda! Tatá Werneck mais do mesmo, nada de diferente. Não podemos nos esquecer do casal do ano #Shirlipe. A crítica pesadas contra a novela é o texto pedante do Ortiz, quem viu Sassaricando era gritante a diferença na qualidade do texto para o de Haja Coração.
Justiça: A Perfeição do Ano.
A Lei do Amor: Não vale a pena se se comentar a sequência de erros que houve com esaa novela. Tinha uma excelente história mas o excesso de modificações a deixaram irreconhecível. Confiei no talento de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari mas com esse excesso de mudanças eles estão mais perdido do que cego em tiroteio. Lamento profundamente... Só acho que a maior ironia disso Tudo foi chamar Ricardo Linhares pra tentar apagar o incêndio pois ele não conseguiu reverter o flop Saramandaia e Babilônia.
Rocky Story: Nada a declarar. Amo❤
Sono Nascente: o trocadilho responde todas as perguntas.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sono Nascente não gostei. Prefiro, Sol Flopante. Rsrs. Linhares é bom orientador. Não esqueça que auxiliou em Cheias de Charme e Rock Story. =D



Micael Constantino respondeu:

Mas Amigo ele já pegou a história pronta, e os autores já tenham definido o caminho a se seguir, e também ele não interfere na história a ponto de fazer uma profunda diferença. Só achei estranho convocararem justamente ele.



Anônimo respondeu:

As mudanças de A Lei se deve por causa do Silvio de Abreu. Ele quem está decidindo o que vai ou não na trama. O que deve ser mudado e como mudar. Logo, as modificações vem desse senhor. Maria Adelaide e Vicente não tem nada a ver com isso.


Antonny comentou:

Foi uma péssima matéria , pelo que deu a perceber você só "gostou" das novelas com boa audiência , o que é uma falta de bom gosto , espero que da próxima vez que for fazer uma matéria em um site que eu considero ótimo como o "O Planeta TV" , que não imprima tanto sua opinião , dê ela , mas veja o que o público achou também , o último recado : " Sucesso nunca foi nem nuca será sinônimo de qualidade"


Jeferson Cardoso respondeu:

O fracasso de uma novela não é falta de bom gosto. Gosto cada um tem o seu. Esse canal do site, o Curtas & Quentes, é de opinião pessoal. Concordo com você que sucesso não é sinônimo de qualidade. Só que o termo qualidade é muito subjetivo. Infelizmente não gosto de A Lei do Amor devido o seu fracasso de público. Não suporto é a história dela. Tenho pavor. Rsrsrs. Já gostei de novelas que não foram sucesso de ibope, é só verificar o histórico de postagens do Blog. Citarei alguns exemplos, bem recentes: Meu Pedacinho de Chão, Sete Vidas, Alto Astral... Velho Chico, apesar de não fazer o meu tipo, a defendi em diversas ocasiões. =)



Bloody Face respondeu:

Pois vc tá falando merda, Eta Mundo Bom, Totalmente Demais e a Regra do Jogo foram minhas preferidas, e também se tem audiência significa que o povo gostou



Bloody Face respondeu:

Postei pra pessoa errada desculpa


Felipe comentou:

Eta Mundo Bom entrou para história? Fala sério! Ninguém lembra mais dessa noveleca
Velho Chico, Totalmente Demais e Sol Nascente foram destaques pálidos em um ano esquecível da teledramaturgia.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, para a história da teledramaturgia e também para os preciosos números de audiência da faixa das 18h. Com Walcyr Carrasco não se brinca. Haha!


ramiro comentou:

acho q eta mundo bom foi ótima ,e totalmente só acompanhei de vez em quando depois q terminei os estudos foi chata le a vilã de juliana paes não mostrou á q veio .a lei do amor é horrivel ,vera holtz fez uma vilã brilhante em paraiso tropical ,mas com o texto de maria adelaide ,parece uma vilã limitada ,sol nascente ,o q dizer do sol q está pra nascer ,rock story esperar o fim de ano pra mostrar q tem história pq até agora nada,vcs podiam fazer uma análise das novelas mexicanas q bombaram esse ano ,em novembro e dezembro elas estao ruim de audiencia ,mas no começo de 2016 elas bombaram ,seria interessante.boas festas pra todos.

Jerinaldo Júnior comentou:

Quem reergueu o horário das 21h foi A Regra do Jogo, que recebeu a audiência baixíssima deixada por Babilônia e entregou com 41 pontos. Velho Chico recebeu a audiência em alta, apenas manteve a audiência geral acumulada por A Regra do Jogo, mas não tinha a concorrência de Os Dez Mandamentos nos seus momentos de auge, como ocorreu com a Regra do Jogo. Além disso, Velho Chico finalizou seu último capítulo com 35 pontos, apenas 1 a mais que Babilônia e 6 a menos que a novela de João Emanuel Carneiro.


Jeferson Cardoso respondeu:

Jerinaldo, a Regra virou o jogo do meio para o fim. Verdade. Velho Chico não passou vexame, não deixou a segunda temporada de Os Dez Mandamentos engrenar. Você comparando números de último capitulo? Rsrsrs. Na média geral, Velho Chico teve 1 ponto (no arredondado) a mais que A Regra do Jogo.


Fernanda Silva comentou:

"Sol Nascente" não deu certo em que sentido? A novela tem a mesma média de "Além do Tempo" e "Sete Vidas". Dizer que a novela é péssima, tudo bem, é uma questão de gosto, porém, dizer que ela não deu certo é um equívoco, pois é fato que a novela alcançou a média de suas antecessoras, com exceção do fenômeno "Êta Mundo Bom", que apesar de não ter gostado, admito o sucesso, pois é fato.


Jeferson Cardoso respondeu:

No meu ponto de vista, em todos os sentidos. Reescreveram e relançaram, mas nada de decolar. Sete Vidas e Além do Tempo não foram sucesso de audiência, mas são queridas entre os noveleiros de plantão. Rsrs


Morgana comentou:

MAS BEBE VOCE CONTINUA ENALTECENDO ROCK STORY PORQUE..A NOVELA TEM 0 DE REPERCURSAO NA NET E REDES SOCIAIS,.O IBOPE SO DESCE LADEIRA ABAIXO,SO PERDE PUBLICO A CADA CAPITULO..NAO FAZ A LOUCA HEIN..AGORA CONCORDO QUE A ALEI E SOL NASCENTE REALMENTE SEJAM FRACASSOS,,EMBORA EU GOSTE E MUITO DA NOVELA DAS 9 NAO PERCO UM CAPITULO..ATE PORQUE FICAREI ORFA DE NOVELA DAS 9 POR UM TEMPO JA QUE NAO SUPORTO AS MESMICES DAS NOVELAS DA GLORIA,COM VILAS FLOPADAS E ESTELIONATARIAS..KKKKKKKK..SUAS NOVELAS SAO MUITO IGUAIS E SEM GRANDES ACONTECIMENTOS,,NAO DOU CONTA HEIN..KKKKK..Jeferson ESTOU CURIOSA COM A NOVELA DO WALCIR,PORQUE ESSE MISTERIO TODO,TENTA DESCOBRIR ALGO PRA NOS..AH,A MARAVILHOSA E IMPECAVEL NOVELA ESCRAVA MAE VAI ACABAR E VOCE NAO SE DIGNIFICOU EM FAZER NENHUM POST A ELOGIANDO OU PEDINDO DESCULPAS POR TER DITO QUE A NOVELA SERIA UM FRACASSO..KKKKKKK..MORDEU A LINGUA HEIN..KKKKKK..ESTOU ANSIOSA PELAS NOVELAS NOVO MUNDO E O SETIMO GUARDIAO DO AGUINALDO,NAO GOSTO E NAO ASSISTO NOVELAS DAS 11 AO MEU VER A GLOBO DEVIA EXTINGUIR ESSE HORARIO DE NOVELAS E INVESTIR MAIS NOS OUTROS HORARIOS JA QUE A QUALIDADE DELAS ESTA CAINDO MUITO,A GLOBO TA QUASE UMA TELEVISA COM 8,10 NOVELAS NO AR SEM QUALIDADE ALGUMA..FELIZ ANO NOVO GENTE..


Jeferson Cardoso respondeu:

Realmente, estou fascinado com Rock Story. Igualmente estive com TD+, que quase considerei a melhor novela de 2015 com apenas 2 meses no ar. Rsrssrs. Infelizmente não vejo Escrava Mãe. Você deve estar enganada, não apostei no fracasso dela, só disse que Daniel Ortiz não fracassaria. Não errei. Rsrs. O horário das 23h, a meu ver, é um grande acerto da Globo. Desde o lançamento, só tem obras primas. =D



Morgana respondeu:

Critico de tv que se preze ver tudo,grava...Não tem preferencia por canal nenhum como você tem pela globo,os exemplos estão nos jurados do Trofeu imprensa que assistem a tudo..sem preferencia por nenhum canal..



Jeferson Cardoso respondeu:

Não sou crítico, sou telespectador como você. A ideia do Blog é justamente essa: a troca de opiniões entre admiradores de TV, principalmente entre os noveleiros. Não vi Escrava Mãe por preferência de canal, foi por preferência à Haja Coração mesmo, a concorrente dela no horário. Rsrsrs. Os jurados do Troféu Imprensa assistem a tudo? Tá bom. Rsrs


isis comentou:

Concordo com tudo que disse Jeferson!A lei do amor e sol nascente,não foi ruím-foram pėssimas.Torço para a Maria Adelaide Amaral voltar para sete,porque lá ela se destaca e o Walter Negrão não faça mais novela.Amei salve jorge,foi uma novela inesquecível para mim,que falava sobre o tráfico humano,embarquei na história da morena,quero voltar ao horário nobre, pq estou sem assistir desde impėrio.Também não assisto novelas infantis e bíblicas.Rock story ė perfeita( atė agora)adoro todos os personagens.Espero que 2017 seja incrível.Para terminar queria dizer que amo quando vc dar suas opiniões


Jeferson Cardoso respondeu:

Ísis, obrigado. Também adoro ler as opiniões de vocês. O legal é a divergências de opiniões, o ponto de vista de cada um. Também gostei muito de Salve Jorge, só descartaria o começo. Depois dos ajustes, Gloria Perez mitou. Rssrs. Um ótimo ano de 2017 para todos nós. =D


Veja também