O Planeta TV

Na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, todo mundo veste a mesma camisa

Saiba mais sobre a série "Segunda Chamada".

por Redação, em 03/10/2019

Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

As noites na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus são marcadas pelo drama de quem enfrentou um longo dia de trabalho e chega às salas de aula lutando contra o cansaço. Entre lousas desgastadas, carteiras pichadas e ventiladores quebrados, se misturam os alunos de 17 a 70 anos, dos mais variados perfis e histórias. No 1º episódio de ‘Segunda Chamada’, que estreia na próxima terça-feira, dia 8, os professores Lúcia (Debora Bloch), Eliete (Talita Carauta), Sônia (Hermila Guedes) e Marco André (Silvio Guindane) e o diretor Jaci (Paulo Gorgulho) tentam resgatar os alunos Natasha (Linn da Quebrada), Maicon (Felipe Simas) e Solange (Carol Duarte).

Pelo pátio da escola, rodeado pelas luzes da comunidade, Lucia caminha e deseja “boa noite” aos alunos. Faz pouco tempo que a professora de Português voltou à escola, agora para o ensino noturno, depois de um tempo afastada em função de um grande trauma. É o começo de uma nova jornada para ela, que segue firme e confiante em sua vocação, armada de seu lema pessoal: “O aluno pode desistir da escola, mas eu não desisto do aluno”.

Enquanto isso, na porta do prédio de arquitetura imponente, mas deteriorada pela falta de cuidado, estaciona um bom carro, daqueles que não costumam aparecer no bairro, principalmente à noite. Seu dono é Marco André (Silvio Guindane), decidido a fazer a diferença em seu primeiro dia como professor no sistema público. Após se apresentar ao diretor Jaci, Marco André é convidado por Lucia a conhecer o seu novo local de trabalho. O professor caminha pelos corredores, sem deixar de notar a diversidade de alunos e as condições do espaço. Depois de conseguir a atenção da classe, Lucia apresenta o colega: “Pessoal, esse é o professor Marco André, de Biologia”. Surpreso e confuso, o professor retifica: “Biologia? Eu dou aula de Artes.”

No interior da escola, na simples sala dos professores, tudo acontece de forma rotineira: a cansada professora Sônia (Hermila Guedes) corrige as provas de História, algo que a bagunça dos filhos e a falta de iniciativa do marido não a deixam fazer em casa; e a professora de matemática Eliete (Thalita Carauta) tira suas muambas de uma grande sacola, na tentativa de animar a amiga. Quando toca o sinal e os quatro professores seguem para as suas classes, Jaci sai de sua sala para olhar o pátio vazio. Mesmo quando relaxa, ele não se desliga dos problemas da escola. Impotente, ele suspira e volta aos seus afazeres - há ainda muito a resolver.

Na hora do intervalo, a aluna Natasha (Linn da Quebrada) está parada em frente ao banheiro masculino, em dúvida. Em sua cabeça, ainda ecoa a agressão que sofreu naquele mesmo lugar. Ela, no entanto, decide entrar no banheiro feminino, quando dá de cara com Dona Jurema, a estudante mais velha da escola, que barra a entrada da colega. “Não sou obrigada a dividir meu banheiro com travesti, Robson”, reclama. “Quantas vezes vou ter que repetir? Meu nome é Natasha”, diz a aluna com ar de quem já repetiu diversas vezes a mesma frase. Nasce então uma discussão entre as duas, que se resolverá só mais tarde, na sala de aula de Lúcia e no refeitório.

Do outro lado da escola, Maicon Douglas (Felipe Simas) tira algo do bolso e caminha atormentado até o bebedouro – minutos antes, quase perdeu a oportunidade de fazer a prova de História por ter dormido em sala de aula. Ele cruza com Solange (Carol Duarte), que segue apressada com sua filha recém-nascida no colo. Sem ter com quem deixá-la, enfrentou o incômodo dos alunos de classe com o choro da bebê. A situação se agrava ainda mais quando a caixa de leite roubada da dispensa da escola estoura no chão. Eliete vê a cena e, para ajudá-la, segura a criança enquanto a mãe vai ao banheiro lavar o rosto.

Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

No finalzinho da noite, quando o dia já parecia não chegar ao fim para alunos e professores, a professora de Matemática está muito nervosa: Solange sumiu. “Preciso da sua ajuda”, exclama para Lúcia na sala do diretor. Jaci entende na hora o que está acontecendo e não hesita em tomar uma decisão: “Vou levar essa bebê para a delegacia, agora!” Após uma breve discussão sobre o destino da criança, Lucia parece ceder: “Eu a deixo na delegacia”.

Os ânimos se acalmam e todos voltam para suas casas. Lucia, no entanto, parece aflita, preocupada, como se algo estivesse acontecendo na central de polícia. Mas a verdade é que nada, de fato, acontece.

‘Segunda Chamada’ é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. Com direção artística de Joana Jabace, a obra conta com a direção de Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer.

A série vai ao ar às terças-feiras, logo após a 2ª temporada de ‘Filhos da Pátria’.


Deixe o seu comentário