Seguindo a regra de um bom novelão, Todas as Flores expôs logo no primeiro capítulo (aberto para não assinantes) que os personagens têm passados amorosos que não estão tão lá atrás. Aqui, vamos explicar os dois triângulos, ou, melhor dizendo, quadrados amorosos que compõe a trama.
Vanessa, dona de um caráter bem torto, há muito tempo tem um noivado com Rafael (Humberto Carrão), que, por sua vez, já queria terminar, mas o quadro de leucemia dela o impedia. Na frente do rapaz, que é herdeiro da marca de roupas Rhodes, onde ela trabalha, a moça é a melhor das noivas, mas, às escondidas, ela mantém um caso com Pablo (Caio Castro).
Tudo muda quando Maíra chega ao Rio de Janeiro. A jovem, que é cega, nunca soube que a mãe, Zoé (Regina Casé), estava viva e muito menos que tinha uma irmã, que vem a ser Vanessa. Zoé traz a menina à cidade apenas para que ela possa doar a medula, e, por acaso do destino, acaba conseguindo um emprego com perfumista da Rhodes.
Lá, conhece Rafael e os dois se apaixonam à primeira vista, ela sem que o rapaz é herdeiro da empresa e noivo da irmã e ele também sem ideia nenhuma que a moça é sua cunhada.