O Planeta TV

Carnaval: Globo dedicará mais de 50 horas de programação ao vivo

Fatima Bernardes e Alex Escobar trabalharão na exibição dos desfiles do RJ.

por Redação, em 17/02/2017

Fatima Bernardes e Alex Escobar. Foto: Globo

Conhecido como a maior festa popular do país, o carnaval é a época do ano que mais movimenta o Brasil. Atrai mais de um milhão de turistas, que nesse período percorrem o país, de norte a sul, em busca de diversão. Com uma cobertura à altura da grandiosidade desta festa, a Globo se prepara para mais de 50 horas de transmissão ao vivo, apenas na TV. Cerca de 2.500 profissionais trabalharão na exibição dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

Na noite de sexta-feira, dia 24, a cor e a criatividade das escolas do grupo especial de São Paulo ganham a tela da Globo. Chico Pinheiro e Monalisa Perone repetem pelo quarto ano a dobradinha na narração da festa, e pela terceira vez contam com o time de comentaristas formado por Celso Viafora, Ailton Graça e Alemão do Cavaco. “Nosso desafio é manter o tom de conversa dos últimos três anos. A sintonia com os meus parceiros Chico, Ailton, Celso e Alemão ajuda demais a realizar isso”, conta Monalisa Perrone. A apresentadora já visitou as 14 escolas do grupo especial para conversar com os carnavalescos. As visitas renderam anotações em dois blocos, sua leitura obrigatória antes de dormir. A partir do dia 20, ela deixa de apresentar o ‘Hora 1’ para se dedicar ainda mais ao carnaval, estudar e inverter o fuso horário. “Precisamos virar a chave das notícias pesadas do dia a dia para a leveza do carnaval”, complementa a apresentadora. Chico Pinheiro, veterano na cobertura do carnaval pelo país, também deixa a bancada do ‘Bom Dia Brasil’ na próxima segunda-feira para se adaptar ao horário de trabalho invertido. “Participar da transmissão do carnaval é um prazer enorme, uma diversão que vara a madrugada! Nosso time é afinado e bastante entrosado, os comentaristas são especialistas no assunto. Nós dançamos, cantamos, brincamos e tentamos passar isso para quem está em casa”. Na sexta e no sábado da próxima semana, dias 24 e 25 de fevereiro, o país assiste aos desfiles de São Paulo, com exceção do Rio de Janeiro.

Chico Pinheiro e Monalisa Perrone. Foto: Globo

Este ano no Rio, Mariana Gross ganha a companhia de Carlos Gil no comando das transmissões das escolas de carnaval da série A, com a parceria dos comentaristas Mumuzinho e Leandro Vieira, carnavalesco campeão pela Mangueira no ano passado. Apaixonado por carnaval, Gil trabalha nessa cobertura há bastante tempo como repórter e ano passado narrou o desfile das escolas campeãs do Rio para o G1. “Nunca passei o carnaval fora do Rio e será primeira vez em 16 anos que eu não vou desfilar”, conta Carlos Gil, que também atuou como narrador nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Narrar os desfiles de carnaval é um desafio e ao mesmo tempo uma realização muito grande”, conta o estreante, responsável ainda por duas séries sobre o tema nos telejornais locais nesta semana que antecede a festa. Foliã declarada, apaixonada por carnaval, Mariana faz questão de trabalhar nessa cobertura em várias funções. Narra pelo quinto ano consecutivo os desfiles da série A carioca, atua como repórter na cobertura da arquibancada popular nos dias de desfile do Grupo Especial e ainda apresenta a apuração do Rio de Janeiro. “Nunca é natural para mim chegar na Sapucaí, é sempre muito emocionante até hoje”, conta a apresentadora.

No domingo e na segunda-feira de Carnaval, dias 26 e 27 de fevereiro, o Brasil todo se une para assistir aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Este ano, Fátima Bernardes ganha a companhia de Alex Escobar na condução da transmissão. Milton Cunha e Pretinho da Serrinha completam o time, comentando os desfiles. Fátima está animada para a estreia de Escobar e acredita que a parceria será tão bem sucedida quanto a dos últimos anos com Luis Roberto. “São dois profissionais acostumados a lidar com emoção, o que faz muita diferença nessa cobertura. As pessoas envolvidas com carnaval mergulham com muita paixão, e conseguir transmitir um pouco dessa alegria, euforia, dessa vontade de vencer tem muito a ver com eles. Eu e o Alex estamos visitando juntos os barracões. Tenho certeza de que será uma parceria bem bacana, estamos bem empolgados”, conta Fátima. Escobar retribui os elogios, dizendo que é uma honra dividir essa cobertura com Fátima, depois de quatro anos apresentando a série A carioca. “Eu tenho orgulho de estar com a Fátima esse ano, é uma honra e uma alegria muito grandes pra mim”, conta o narrador.

Durante o carnaval, o Jornalismo da Globo conta com o apoio de sua rede de emissoras afiliadas para cobrir as festas mais populares de todo o Brasil, com entradas ao vivo e reportagens especiais, do frevo ao axé, passando pelos blocos de rua. 


Deixe o seu comentário