O Planeta TV

'Viver a Vida': Ariane vai se envolver com marido de paciente terminal

por jeferson, em 14/10/2009


O ambiente é hospitalar e Manoel Carlos não vai deixar de colocar o dedo na ferida. Nos próximos capítulos de Viver a Vida, a médica Ariane (Christine Fernandes) enfrenta uma situação delicada: ela se envolve com Léo (Leonardo Machado), marido de sua paciente Marta (Gisela Reimann), que morre em decorrência de um câncer, um dos temas corajosos que existem sempre nas novelas do autor.

"O coração é livre e destemido, sempre sujeito a sequestros improváveis e imprevisíveis. O público gosta de ver gente como ele, sujeito a se apaixonar mesmo fora de hora e pela pessoa errada", diz Christine.

A trama foi baseada na história de um médico que, nos anos 70, se apaixonou pela mulher de um paciente. "Durante todo o tratamento o sentimento foi ficando recíproco e o romance foi revelado já com o paciente na UTI. Foi um acontecimento explosivo", conta Manoel Carlos.

Na vida real, o romance, iniciado um ano após a morte do paciente, não durou. "Em menos de um ano, ela se apaixonou por um instrutor de esqui e deu tchau para o médico", diz o autor, que não vê falta de ética no relacionamento. "O amor é sentimento incontrolável, que não obedece a razão e menos ainda a conceitos éticos".

A história promete gerar polêmica e levanta discussão ética. "A médica não pode se valer de sua condição profissional para tirar vantagem, inclusive emocional, sobre pessoa fragilizada como esse marido", explica Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro. "Falta de ética seria, sem dúvida, negar atendimento, ser negligente, desatento, descuidado. Médica também é gente e tem dores de amor igualzinho", defende Christine.

"Viver a Vida", de segunda a sábado, às 20h50.


Deixe o seu comentário