A novela "Caminho das Índias", cujo último capítulo foi exibido na noite desta sexta, 11 de setembro, se despede em paz com a audiência. Patinando no início, a trama de Gloria Perez surpreendeu e, na sua reta final, superou a casa dos 55 pontos, Índices que não são obtidos desde "Paraíso Tropical", em setembro de 2007.
A trama estreou em janeiro, e os cinco primeiros meses foram de médias mensais inferiores a 40 pontos – em fevereiro, amargou média de 33,7. A partir do momento em que a autora Gloria Perez desenvolveu tramas paralelas, como as ações da vilã Yvone (Letícia Sabatella) e as traições da Norminha (Dira Paes), a audiência decolou. A virada aconteceu em junho, quando começou a ultrapassar os 40 pontos.
Para a autora, a trama é um dos trabalhos mais felizes que já realizou. "Consegui encantar o público e fazê-lo pensar", declarou.
O último capítulo
Maya e Raj
Final feliz para os protagonistas! Dado como morto, após um acidente de trem, Raj procura por Pandit (José de Abreu), que se assusta. Ele pergunta o que houve com Maya e, ao ouvir que a mulher está nos becos de Varanasi, vai atrás dela.
Raj e Maya se avistarão de longe e, emocionados, correm um em direção ao outro. “Nós construímos um amor, agora eu sei”, finaliza o empresário.
Bahuan
O personagem de Márcio Garcia, inicialmente apontado como verdadeiro amor de Maya, apareceu pouco no último capítulo. Ele e Shivani (Thaila Ayala) se casam.
Maya e Raj assistem o cortejo de longe. Ela fica um pouco constrangida, mas o marido diz: “Que sejam felizes como nós somos”.
Surya
A verdade sobre a gravidez da cunhada de Maya, vivida por Cleo Pires, não foi revelada. Surya compra o bebê, mas descobre que “deu à luz” uma menina. “Estou perdida, vou voltar a ser criada da casa”, disparou.
Yvone
Yvone (Letícia Sabatella) seduz o carcereiro e foge do presídio. Ela sabe que algumas presas terão o direito de sair para visitar as mães e diz ao carcereiro que gostaria de abraçar a sua. Com pena, o funcionário dá cobertura para ela, que supostamente ficaria 2h fora da cadeia, com a “mãe”. Obviamente, Yvone não volta - e se dá bem.
Tarso e Tônia
O esquizofrênico deixou sua mãe, Melissa (Christiane Torloni), orgulhosa. Escondida, ela assiste a uma apresentação do filho na clínica. O rapaz canta “Maluco Beleza”, de Raul Seixas, e é surpreendido por Tônia (Marjorie Estiano), que o beija apaixonadamente. Os dois se casam na Gafieira Estudantina, com direito a show de Maria Bethânia.
A Audiência
O último capítulo de "Caminho das Índias", da Globo, exibido na noite desta sexta-feira (11), das 21h às 23h03, marcou média de 54 pontos, com pico de 59 e 77% de share, segundo dados preliminares do Ibope na Grande São Paulo, obtidos com exclusividade pelo 'O Planeta TV!'.
A Favorita, a antecessora de Caminhos das Índias no horário, terminou com média de 50 pontos e pico de 53.
*Os índices são prévios e podem sofrer alterações no consolidado. Vale lembrar que cada ponto no Ibope representa cerca de 60 mil domicílios na capital paulista, dados que servem como referência para o mercado publicitário.