Se a idéia do "Som Brasil", da TV Globo, é mostrar jovens recriando a obra de compositores fundamentais, até demorou para chegar a hora de Erasmo Carlos ser homenageado.
Em qualquer história do que se possa chamar de música jovem no Brasil, o Tremendão é protagonista, graças a uma vitoriosa carreira iniciada há 50 anos com The Sputniks, grupo que também teve Roberto Carlos e Tim Maia.
O painel do programa que vai ao ar na próxima madrugada é inevitavelmente magro. Mas está lá, bem representado, o Erasmo romântico de "Sentado à Beira do Caminho", cantada por ele mesmo em duo contido com a cada vez mais segura Fernanda Takai.
O Erasmo roqueiro aparece com mais destaque no par "Minha Fama de Mau"/ "Eu Sou Terrível", que a banda Autoramas interpreta com vigor.
As sacadas bem-humoradas e maliciosas do Erasmo pop são tratadas também pelos Autoramas em "Gatinha Manhosa" e "Minha Superstar". Já "Ilegal, Imoral ou Engorda" é refeita por Sílvia Machete, a boa cantora que gosta de se apresentar com um bambolê.
Na verdade, o "Som Brasil" não precisa de grandes recriações, pois a música de Erasmo Carlos continua, em boa parte, jovem. Predominam as reverências.
Som Brasil - Erasmo Carlos
Quando: hoje, às 2h
Onde: Globo
Classificação indicativa: não informada