A transmissão do velório show do astro pop Michael Jackson, na tarde desta terça-feira (7), mobilizou emissoras dos quatro cantos do mundo. No Brasil, por exemplo, os principais canais de tevê aberta mostraram o velório show ao vivo.
O evento aconteceu no Estádio Staples Center, em Los Angeles, tendo grandes astros da música interpretando canções de Michael, cujo corpo permaneceu dentro de um caixão colocado em frente ao palco. Já a família (pai, mãe, irmãos e filhos do cantor) estava sentada na primeira fila da imensa plateia sorteada para participar da cerimônia.
Foi uma das maiores audiências mundiais em transmissão simultânea já realizadas na história.
No Brasil, Globo, Record, Band e RedeTV! mudaram sua programação para a exibição, direto de Los Angeles.
A aferição prévia feita pelo Ibope indicou que 65,3 % dos televisores ligados estavam acompanhando a transmissão do velório show. Apenas 15,2 % dos telespectadores sintonizavam nos demais canais da Grande São Paulo ( SBT, Cultura e Gazeta). Nas médias, a Globo saiu disparada na frente. Segundo a prévia, a emissora carioca, que deixou de exibir programas como o Vale a Pena Ver de Novo, marcou média de 18 pontos e pico de 20, com exibição das 14h às 16h31.
Na mesma faixa de horário, a concorrência ficou com os seguintes índices: Record, 5,0; Band, 2,0, e RedeTV!, 0,5. Já o SBT, que optou por manter sua programação normal com filme, ficou empatada com a Record, com 5,0.
Na cerimônia, além dos irmãos, mãe e pai de Michael, estavam os três filhos do astro. A filha Paris, chorando, marcou o momento mais emocionante da cerimônia fúnebre, ao pedir o microfone no palco para dizer que Michael foi o melhor pai do mundo.