O Planeta TV

Thiago Rodrigues faz uma análise da trajetória de Cassiano, seu personagem em "A Favorita"

por jeferson, em 22/09/2008


O ator Thiago Rodrigues, intérprete de Cassiano na novela “A Favorita”, da Rede Globo, fez uma análise sobre a trajetória do seu personagem e comparou os fatos vividos na ficção com a sua postura na realidade. Em seu blog, Thiago idealiza e tenta prever o futuro do personagem.

“Cassiano tá saindo da melancolia, da tristeza de perder seu grande amor, e conheceu uma menina muito interessante (Alícia). Eu torço pro Cassiano ficar com a Lara no final, apesar dela ter deixado Cassiano pra trás, assim como quem esquece um pacote. Vejo Cassiano, e entendo ele em mim assim, ele sendo um ser humano normal, que sofre, que trabalha, que joga sua peladinha, bem normal mesmo. Aí de um tempo pra cá, vendo que Lara está feliz com o Halley, pensei que sendo Cassiano um personagem comum, sem as vestes de um herói de novela, pensei que nada mais normal, e comum, do que perder um grande amor... Acontece na vida das pessoas, aconteceu na vida do seu avô (Copolla). As circunstâncias da vida, entre problemas e paixões levam as pessoas pra caminhos diferentes. É triste, mas é real! E ser real, me seduz, me motiva, me convida a ser esse cara assim, sem pretensão de sair vitorioso ou mostrar pegada de campeão, campeão olímpico. Cassiano é simples pacas, não é um malandro, é caseiro e familiar”, analisou.

Thiago então conta que as pessoas o param para cobrar mais atitude, e que Cassiano tenha uma postura mais firme, que lute pelo grande amor. Mas o ator diz preferir que as coisas aconteçam naturalmente, sem estereótipos.

“Assim vou levando esse rapaz, deixando a janela da felicidade se abrir naturalmente, sem forçar barra... Vez ou outra escuto que o Cassiano devia ter mais pegada, ter mais sexo nos olhos. Bom, vou inventar isso nele? Do nada? Pra ficar duelando com o Halley como se fossemos desenhos animados??? Tom e Jerry!!! Prefiro a humanidade. O jeitão safo e urbano do Halley, com o pé no chão de um cara criado numa família extremamente unida e simples no interior... Acredito que pouco a pouco, depois de se livrar ou não desse mofo de tristeza, ele vá se deixando levar pela descoberta de uma paixão, quente, que arde, que vibra e conquista as pessoas... Com Lara, Cassiano sempre ficou de companheiro(Lara passava perrengue emocional pesado, pelos fatos iniciais da trama), as cenas com Lara não tinham espaço pra isso (pegação), eram cenas de parceria, de namorados estabelecidos. Clima de amparo total... Quando a novela começou, os dois já tinham uma relação estabelecida. Perder um amor confere a Cassiano mais uma faceta da sua humanidade, isso é rico pro ator. Ficar estacionado no mesmo lugar, ou cair no lugar comum, não motiva ninguém. Com Alícia, ele está começando a se soltar, a confiar, a esquecer de Lara. E isso me parece que vai ser bom pra esse rapaz, que realmente merece ser feliz...! E que bom é trabalhar com a Taís (Araújo), excelente colega, estou feliz e orgulhoso por isso”, conta Thiago.

Sobre o futuro de Cassiano, o ator confessa que gostaria de vê-lo novamente com Lara, mas diz que tudo vai depender do autor, João Emanuel Carneiro, e do desenrolar da trama.

“Copolla e Irene já estão desistindo. É difícil, não é possível governar os outros. Cassiano ter que terminar com Lara, é um compromisso com a dramaturgia, por todos esses motivos, o passado, mas bloqueia o acaso, as transformações possíveis dentro de uma obra aberta, que é uma novela. Seja o que o João quiser!!! O que tento fazer, é criar sentido pra todas as possibilidades, exercício, ilusão... Ainda assim, torço pra Cassiano ficar com Lara, por sentir, quando respiro esse cara, que ele ainda sonha com essa mulher. A hora que isso não vibrar em mim/Cassiano, aí vou torcer e fazer de tudo pra ele ter a felicidade que ele merece... Do jeito que for. Claro, essas coisas, vem junto com o texto do João, que toca a novela com sabedoria. Não dá pra inventar um rumo, o rumo vem determinado. É como se você fosse avisado que no almoço, irá comer um belo pastelão de feira, estilo chinês... Aí, cabe ao ator, preencher esse pastel, com queijo, carne, banana ou bacon... Entende??? Acho que viajei na explicação, medonha, mas foi o que veio”, brinca.

No post, ainda sobrou espaço para Thiago comemorar o sucesso e agradecer a toda a equipe que trabalha na produção do folhetim.

“Estou muito feliz, fazendo minha segunda novela das 8, em 3 anos de TV Globo, fico realmente orgulhoso. Nesse pouco tempo de carreira, já tive oportunidade de trabalhar com gente muito capacitada, gente que admiro muito, de babar... Aproveitar pra dar parabéns pra toda equipe da novela, de cabo a rabo!!! Show!!!”, concluiu.


Deixe o seu comentário