Embora ainda dispute bravamente a vice-liderança da TV brasileira, e apesar de ter reagido no horário nobre no segundo semestre de 2008, a audiência do SBT cai de forma constante tanto nesta década como nos últimos dez anos, conforme mostra estudo de ibope exclusivo de Ooops! (veja todos os gráficos abaixo).
Entre 7h e meia-noite, no Brasil, um em cada três telespectadores deixou de assistir à emissora de Silvio Santos desde 2001.
No horário nobre, o mais importante para o caixa de todas as emissoras, o ibope do SBT no Brasil caiu quase que pela metade desde 2001, de 13,3 pontos de média para 7,4 (queda de 44%). E olhem que, apesar disso, 2008 ainda foi um ano melhorzinho do que 2007, quando o SBT teve 6,9 pontos de média.
Na Grande SP, a queda da emissora também é significativa: em 98 a média de ibope do SBT era de 12 pontos no horário nobre, mas dez anos depois ela já está em 7,5 pontos (queda de 37,5%).