"novosídolos". Não, você não leu errado. Apesar da grafia incomum, esse é mesmo o nome do novo reality show musical do SBT. A estréia acontece quarta-feira da semana que vem (9/4), às 22h30, e substituirá "Ídolos", que agora passa a ser exibido na Record. A emissora de Silvio Santos aposta na diversidade para alcançar bons índices de audiência e aproveitou o lançamento para provocar a concorrência.
Além da mudança no título, o programa terá novidades na dinâmica e na premiação. Serão quatro programas mensais --três audições e uma final. Cada teste terá três selecionados. Esses irão para a decisão em que concorrem a um carro 0 km, e não mais a um contrato com uma gravadora. Ou seja, em vez de revelar apenas um vencedor, como nas duas edições anteriores de "Ídolos", a atração pretende apresentar vários talentos ao público.
Para isso, o "novosídolos" buscará qualquer tipo de participante. Diferentemente do que occoria no formato antigo, grupos de rock, pop, pagode e funk poderão concorrer ao prêmio, assim como duplas sertanejas, cantores líricos e instrumentistas. Mas os vencedores não serão escolhidos pelos telespectadores, e sim pelos quatro jurados: Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda. Os apresentadores também serão os mesmos: Lígia Mendes e Beto Marden.
O júri e o diretor do programa, Ricardo Mantoanelli, consideram que o carro será mais importante para o vencedor do que assinar contrato com uma gravadora. "Ganhar um disco não é um grande prêmio na atual situação da indústria fonográfica", afirmou Mantoanelli. Miranda também concorda: "O contrato é mais um castigo do que um prêmio".