No próximo domingo (10/05) o programa jornalístico especializado em matérias investigativas apresentado por Roberto Cabrini revela, em depoimentos chocantes, como agem meninos atraídos por traficantes que dominam comunidades carentes nas grandes cidades do Brasil.
Agressivos, armados e cheios de vontade para subir na hierarquia do tráfico, adolescentes de São Paulo contam em detalhes como e por que decidiram trabalhar para o crime organizado.
Os repórteres investigam garotos que preferem a vida curta à vida digna. Uma pesquisa da OIT - Organização Internacional do Trabalho - aponta: a dificuldade financeira aparece apenas em terceiro lugar na lista de razões dadas pelos menores para se aliar a bandidos. Em segundo, vem o fascínio pelo perigo. E, em primeiro, a influência do grupo.
Por que os "patrões do morro" tomaram o lugar de craques do futebol e feras da música no coração destes garotos? E a Polícia? Como age quando tem de enfrentar crianças? Como os menores são tratados? E como são punidos?
O Repórter Record traz a emocionante história da mãe que, indignada com o comportamento criminoso do filho, resolveu entregá-lo à Polícia. A equipe do jornalístico acompanha, também, o reencontro entre dona Maria e M., 17, internado há 60 dias na Fundação Casa, a antiga FEBEM.
E ainda: o drama dos pais que perderam os filhos assassinados por adolescentes. O Repórter Record relembra a trajetória de Emily, morta aos 13 anos por um bandido da mesma idade dela por causa de uma máquina fotográfica. E o trágico fim de Rodrigo Damús, estudante baleado por um garoto de 17 anos, durante um assalto, numa movimentada avenida de São Paulo.
Este alerta sobre uma juventude sequestrada pelo tráfico de drogas está no Repórter Record deste domingo, logo após o Domingo Espetacular.