Depois do sucesso da primeira temporada de Troca de Família, a Record estréia em 12 de fevereiro a segunda edição do programa.
Troca de Família é um reality show em que duas famílias diferentes trocam de mães por uma semana e têm que se adaptar a uma rotina totalmente nova, um verdadeiro desafio de tolerância, jogo de cintura e muita diversão. O objetivo do programa é mostrar o que acontece nessa experiência, relatando os conflitos, emoções e descobertas das mães durante esse período. Cada troca será contada ao longo de dois episódios, de 45 minutos cada um. A atração será apresentada por Ana Paula Tabalipa. Será seu primeiro desafio como apresentadora.
O reality show é uma versão brasileira da produção original Trading Spouses, da Fox. Cada família receberá um prêmio de R$ 25 mil, mas quem decide como o dinheiro será usado é a mãe substituta. Durante o período da troca, ela terá que perceber as reais necessidades da nova casa e listar como o valor do prêmio será aplicado. A segunda temporada terá 12 trocas, que resultarão em 24 episódios. São 24 famílias de todo o Brasil participando da atração. Na primeira temporada, foram gravadas 9 trocas (com 18 famílias).
A produção do programa garimpou em todo o Brasil famílias de perfis ricos e interessantes que se encaixassem no perfil da atração. As gravações começaram em agosto e terminaram no fim do ano. A produção visitou vários estados brasileiros como: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Sergipe e São Paulo (capital e interior). Em cada troca, sempre haverá a participação de uma família de São Paulo.
Outra grande novidade desta temporada fica por conta dos novos equipamentos XDCAM HD (High Definition) que garantem uma qualidade técnica muito maior, além de mais agilidade no processo de edição, já que as novas câmeras utilizam discos ópticos em vez de fitas magnéticas.
A segunda temporada de Troca de Família será exibida às terças e quintas, 23h.