Em comunicado oficial, a Globo informou que enviou notificação à Record sobre uma possível ação de concorrência desleal. Segundo a Globo, um funcionário da empresa, por meio de seu email corporativo, forneceu informações sigilosas à concorrente. De acordo com o comunicado, as informações teriam natureza comercial e estratégica. A Globo demitiu o funcionário.
A Globo informou ainda que notificou a Record do fato e está estudando as medidas legais cabíveis, já que o uso de segredos comerciais e estratégicos "pode configurar inclusive um ilícito criminal".
A Record diz que ainda não foi notificada e não vai se manifestar sobre o assunto.
Disputa
Desde 2004, a Record vem disputando a audiência da Globo de forma agressiva. Com investimentos de R$ 300 milhões por ano, boa parte vindos de horários noturnos adquiridos pela Igreja Universal do Reino do Deus, a Record decidiu brigar com a Globo com produtos similares aos seus.
A Record passou a investir em novelas, a principal atração da concorrência. A emissora também investiu em infraestrutura. Com a aquisição e construção de estúdios, criou o RecNov, em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, que pretende ser o seu Projac --complexo de estúdios da Globo.
Grande parte dos profissionais da Record vem da Globo. Os protagonistas de seu maiores sucessos na teledramaturgia, Leonardo Vieira e Bianca Rinaldi, são ex-globais. O autor Tiago Santiago e o diretor Alexandre Avancini, responsáveis pelo sucesso "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes', trabalharam anos na concorrente. O assédio ao elenco da Globo também é constante.
A estratégia parece estar funcionando. De acordo com a coluna Ooops!, a Record teve o maior "boom" de audiência de todos os tempos: 112% na Grande SP e 127% na audiência brasileira. O maior crescimento da rede ligada ao bispo Edir Macedo ocorreu ainda no horário mais rentável da TV, o nobre (mais de 160%), graças às novelas.
Ainda de acordo com a coluna, a Globo, maior emissora do país, está tendo o pior ano em ibope de sua história. Nos últimos cinco anos, a queda de audiência da Globo entre 7h e 0h ficou em -20%, tanto na Grande SP como no país. Cada ponto equivale a cerca de 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.