Graças ao personagem Tarso, que sofre de esquizofrenia em “Caminho das Índias”, muitas pessoas estão descobrindo que possuem a doença. Foi o que revelou Bruno Gagliasso durante um encontro de especialistas sobre o tema, em São Paulo, nesta terça, 2.
“Muitas pessoas perceberam que têm o problema assistindo à novela. Uma vez um homem veio me agradecer. Eu perguntei ‘Por quê?’. Ele disse: ‘Porque eu sou esquizofrênico’”, disse o ator, que acredita que seu papel na sociedade é acabar com o preconceito contra o doente mental. “Quero ser uma influência boa. Quero que as pessoas entendam que, quanto mais cedo tratar o problema, melhor. A cada surto, a pessoa tem danos cerebrais”, revelou.
Bruno está se sentindo tão envolvido com o personagem que criou um blog para debater o tema (www.gagliassoblog.com). “É tão forte, não tem como não se envolver. Vou para casa pensando nisso, vou dormir pensando nisso, sonho com isso. Mas não a ponto de ouvir vozes como o Tarso (risos). A única voz que ouço é da moça que trabalha lá em casa: ‘Acorda, Bruno, hora de gravar’”, brincou Bruno.
Em breve, Bruno deve começar a emagrecer para dar mais veracidade ao personagem. Mas alegou que não necessariamente os pacientes esquizofrênicos perdem peso por conta da doença. “Perder peso não é algo que acontece com todo mundo que tem esquizofrenia. Alguns medicamentos inclusive causam o efeito oposto, a pessoa fica inchada. Emagrecer foi uma opção minha, mas ainda não decidi como e quando isso vai acontecer”.