Em sua 53ª edição, o Miss Minas Gerais vai ganhar visibilidade nacional. Conhecido pela tradição nos concursos de beleza, o estado vai mostrar ao país a escolha da sua representante para o Miss Brasil 2009. O concurso, que já era exibido pela Band em Minas, desta vez será transmitido ao vivo para todo o Brasil a partir das 23h30 deste sábado. Com apresentação de Renata Fan e participação de Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e segunda colocada no Miss Universo) como presidente do júri, o Miss Minas Gerais acontece em Divinópolis, município a 120 quilômetros de Belo Horizonte.
"Acompanho o concurso desde 2000 e já apresentei seis vezes. Os mineiros se superam a cada ano. A expectativa é enorme e me sinto honrada em estar de novo no Miss Minas Gerais. O potencial da beleza e da cultura mineira é incrível e o evento tem uma das organizações mais fortes do país. Eles elegem a miss com antecedência e podem prepará-la melhor para o Miss Brasil. As meninas têm a oportunidade de ter aulas de idiomas, cuidar do físico, fazer algum curso de comunicação... Sou uma grande apoiadora desse concurso", conta Renata Fan, eleita Miss Brasil pelo estado do Rio Grande do Sul em 1999.
Vinte e nove candidatas concorrem ao título de a mais bela mineira, posto atualmente ocupado por Marina Marques. Cerca de 2 mil e 500 pessoas vão prestigiar o evento no Ginásio Estrela do Oeste, em Divinópolis. A atração musical fica por conta do grupo KLB. Mais de 100 profissionais da Band trabalham na transmissão do evento.
Sete representantes de Minas Gerais já venceram o Miss Brasil, resultado do empenho dos mineiros quando o assunto é miss. O estado só perde no ranking para o Rio Grande do Sul. Duas representantes mineiras já obtiveram ótimos resultados no Miss Universo: Eliane Guimarães, quinta colocada em 1971, e Natália Guimarães, segundo lugar no ano passado.