O Planeta TV

Ministério Público pede à Band que transmita o "Miss Brasil" "Miss Brasil" com tradução simultânea

por jeferson, em 02/04/2008

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou que a Rede Bandeirantes de Televisão transmita o evento "Miss Brasil" com tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, usada na comunicação de e para pessoas que têm deficiência auditiva.

O motivo seria a candidatura da deficiente auditiva Vanessa Vidal, que representará o Estado do Ceará no concurso. Esta é a primeira vez que uma mulher com deficiência auditiva participa do "Miss Brasil".

Segundo sua assessoria de comunicação, o Ministério Público atende representação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

No entendimento da insituição, como uma participante representa a comunidade surda no Brasil --que corresponde a cerca de 5,7 milhões de pessoas--, a transmissão do evento em Libras permitiria o tratamento da candidata e dos espectadores surdos de todo o Brasil na perspectiva da inclusão social.

Já que o evento será transmitido no próximo dia 13 de abril, o Ministério Público pediu que a Band encaminhe uma resposta por escrito em dois dias sobre quais os procedimentos que serão adotados pela emissora na transmissão.

A procuradora da República Inês Virgínia Prado Soares acredita que a Bandeirantes cumprirá a recomendação porque "a Constituição Federal prevê que um dos papéis das concessionárias de televisão é promover a inclusão social".


Deixe o seu comentário