Malhação aposta em toda a brasilidade nordestina para estrear sua nova temporada. No auge das altas temperaturas, a novelinha voltada para o público adolescente uniu o enaltecimento de um refúgio paradisíaco no Ceará com a celebração da cultura regional.
Entre rendas de bilros, falésias, jangadas, casas de pescador e um sol escaldante amortecido pela brisa do mar, estreantes e parte do elenco que sobrou da última temporada gravaram por semanas em Canoa Quebrada, no litoral cearense.
Para criar uma identificação com os jovens e com a temporada de férias e a estação de praia, o diretor Marcos Paulo tem comandado com leveza e uma bela fotografia as cenas rodadas entre dunas, sem perder o foco do pique inquieto dos assuntos adolescentes que mantém parte dos jovens telespectadores ligados ao folhetim - que teve previsíveis 20 pontos de média em sua estréia.
Dentre os muitos novos integrantes da trupe, quem mais se destaca é a bela Bianca Bin, que vive a protagonista Marina. Segura em sua estréia na TV, a atriz só destoa mesmo em sua caracterização, que faz jus ao seu nome. De nada adianta estar vestida de renda dos pés à cabeça e enfeitada por um amontoado de bijuterias artesanais se sua pele extremamente alva não condiz com o cotidiano de uma menina criada sob o sol.
O único personagem realmente crível que mora em Canoa Quebrada é Luciano, de Micael Borges. Com um tom de pele quase torrado pelos raios nordestinos em sua jangada, o filho de pescadores combina tanto com a ambientação regional desta nova fase, que chega a ser difícil imaginar que ele vai virar um dos alunos do Múltipla Escolha assim que a falida escola mudar de dono.
Da última temporada da novelinha, alguns bons nomes foram aproveitados nessa transição. Mariana Rios, por exemplo, que interpreta a despachada Yasmin, se destaca ainda mais diante da inexperiência interpretativa dos novatos. Principalmente quando Yasmin chega a Canoa Quebrada para o Beach Stage Festival, um festival de música que participa como grande estrela ao lado do novato protagonista Alex, de Daniel Dalcin.
Aparentemente inexpressivo nas primeiras cenas, o ator não convence como ídolo de adolescentes com o microfone em punho e na liderança de uma banda. No entanto, a continuidade da trama em cima de números musicais tem rendido frutos e mostra que este filão realmente é um dos preferidos pela galerinha jovem, que se derrete mesmo com qualquer romantismo desafinado.
A Audiência
Os primeiros capítulos da nova temporada da novela teen, da Globo, mantém os índices da antecessora. Segundo dados preliminares do Ibope, a primeira semana marcou uma média de 20 pontos.
Malhação - Globo - Segunda a sexta, às 17h15min.
Créditos: Mariana Trigo / TV Press