A guerra entre o autor de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa, e o SBT pode ter um novo capítulo nesta quinta-feira (24), quando o Tribunal de Justiça de São Paulo julgará o recurso de agravo do processo.
Os advogados de Benedito entraram com um recurso no dia 30 de junho, para retirar do ar a novela, atualmente reprisada pelo SBT.
Segundo José Carlos Costa Netto, um dos advogados do autor, o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Osasco (Grande São Paulo) recebeu a medida cautelar e considerou que não havia fundamento exigir documentação do SBT, para comprovar o direito de exibição da trama. Assim, os advogados decidiram recorrer da decisão.
Exibida desde o dia 9 de junho, a partir das 22h, na grade do SBT, Pantanal, transmitida pela primeira vez em 1990 na extinta TV Manchete, tem dado à emissora da Silvio Santos a ótima média de 15 pontos de audiência.
O SBT alega que possui as cópias em VHS da novela, adquiridas durante um leilão da massa falida do ex-canal dos Bloch, e teria o direito de exibição. Já os advogados de Benedito afirmam que a simples aquisição das fitas originais da massa falida (Manchete), não confere esses direitos.