Após quatro semanas de semifinais e quase dois meses de programa, o Ídolos completou na noite desta quarta-feira o grupo de 10 finalistas da competição. Ao todo são seis homens e quatro mulheres de seis estados diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Paraíba) .
Depois de duas edições no SBT, o programa migrou para a Record. Com um formato semelhante ao original American Idol, com três jurados e apenas um apresentador, Ídolos tem alcançado boas médias de audiência, ficando na maioria das vezes no segundo lugar no Ibope.
Após uma seleção feita em quatro capitais do País (Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro), o reality show chegou à fase do teatro, onde foram escolhidos os trinta finalistas.
Na primeira semifinal, os escolhidos foram Pedrinho Black, mineiro radicado no interior de São Paulo, a mineira Lorena Chaves e o baiano Rafael Bernardo, que também mora em São Paulo.
Na semana seguinte, o público avançou o baiano Rafael Barreto, o paraibano Amandí Cortêz e a jovem paulista Maria Christina. Na última semifinal, a mais disputada das três, foram escolhidos o paulista Paulo Cremona, a carioca Cássia Raquel e o paranaense Thiago Mattos.
A última vaga foi disputada por seis candidatos escolhidos pelos jurados nas três semifinais para participar de uma repescagem. Quem levou a melhor foi Nanda Garcia, em um embate bastante acirrado com Mariana Bravo, Geisi Rios e Rubens Daniel.
Veja um pequeno perfil e a trajetória dos dez finalistas de Ídolos:
Pedrinho Black
Idade: 21 anos
Cidade: nasceu em Uberlândia (MG) e mora desde os 6 anos em Itu/SP
Trajetória: Com muito swing em sua apresentação, Pedrinho Black foi unanimidade entre os jurados na primeira semifinal, ao cantar a música Agamamou, do grupo Art Popular. Vendedor de peças automativas, Pedrinho Black tem como ídolo o cantor Alexandre Pires.
Lorena Chaves
Idade: 21 anos
Cidade: Belo Horizonte/MG
Trajetória: Em sua apresentação na semifinal, cantando Palpite, sucesso na voz de Vanessa Rangel nos anos 90, Lorena mostrou grande presença de palco, mas não agradou muito Marco Camargo, um dos três jurados do programa. A cantora já tentou seguir carreira com uma banda de pop rock, mas hoje canta em bares de Belo Horizonte.
Rafael Bernardo
Idade: 22 anos
Cidade: Vitória da Conquista/BA
Trajetória: Com uma voz bastante suave, Rafael Bernardo chamou a atenção em sua apresentação na semifinal, cantando a música A Lua que Eu te Dei. Rafael começou a cantar profissionalmente logo aos 8 anos de idade. Ele faz um estilo mais romântico e se espelha em cantores como Brian McKnight.
Rafael Barreto
Idade: 22 anos
Cidade: Salvador/BA
Trajetória: O baiano Rafael Barreto tocou o público durante as fases preliminares por ter mostrado grande superação para chegar entre os 10 finalistas. Órfão de mãe e após passar por um aneurisma cerebral, o cantor tem como incentivador a família de sua namorada. Fã de bandas de pop rock como LS Jack e Jota Quest, ele agradou muito os jurados ao cantar Uma carta nas semifinais.
Amandí Cortéz
Idade: 26 anos
Cidade: nasceu em João Pessoa/PB, mas foi criado em Catoledo Rocha, também na Paraíba
Trajetória: Fã de Chico Science e Chico César, o cantor deixa aflorar a sua origem nordestina nas escolhas musicais. Porém, durante a semifinal, preferiu apostar em uma música romântica ( Quando a Chuva Passar, sucesso de Ivete Sangalo) e não foi unanimidade entres os jurados. Mesmo com a apresentação inusitada para suas características, Amandí avançou, mostrando que agradou o público.
Maria Christina
Idade: 19 anos
Cidade: São Bernardo do Campo/SP
Trajetória: Uma das mais jovens do programa, Maria Christina mostrou que não se intimida com a pouca idade. Mesmo com um visual mais roqueira, com o cabelo pintado de rosa e com moicano, a paulista costuma cantar músicas mais voltadas para MPB, como fez na sua apresentação na semifinal ao interpretar Boa Sorte, que ficou muito tempo nas paradas nas vozes de Vanessa da Matta e Ben Harper.
Paulo Cremona
Idade: 23 anos
Cidade: São Paulo/SP
Trajetória: O paulista Paulo Cremona causou grande polêmica entre os jurados, tanto na fase da audição como na última semifinal. Em uma interpretação bastante emotiva de Volta para mim, do Roupa Nova, Cremona foi criticado por Luiz Calainho por exagerar demais ao cantar a canção e defendido com veemência em seguida por Marco Camargo. O segundo jurado levou a melhor no embate, já que além de ser escolhido na votação por telefone, o cantor foi o mais votado da terceira semifinal no site do programa.
Tiago Mattos
Idade: 18 anos
Cidade: Foz do Iguaçu/PR
Trajetória: Caçula entre os candidatos, Tiago ficou conhecido como "emo black" no programa, por usar um cabelo parecido com o estilo emo e cantar soul music. Fã do American Idol, o cantor fez uma apresentação bastante emotiva na semifinal da música Sem Ar e agradou muito os jurados.
Cássia Raquel
Idade: 21 anos
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Trajetória: Durante toda sua trajetória até chegar a semifinal, Cássia Raquel apostou mais em músicas voltadas para o samba. Mas na semifinal, a cantora inovou e surpreendeu com uma bela apresentação de Pra Sempre Vou Te Amar, música que fez sucesso com Robinson Monteiro, ex-calouro do Raul Gil. Com muita segurança, ela venceu adversários difíceis na terceira semifinal para avançar junto com Cremona e Tiago Mattos.
Nanda Garcia
Idade: 23 anos
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Trajetória: O caminho percorrido pela bela cantora carioca para chegar à final foi o mais suado entre todos os dez participantes que restaram. Mesmo sendo muito elogiada ao cantar Seduzir na semifinal, Nanda não conseguiu avançar e foi escolhida pelos jurados para integrar a repescagem. Com apenas uma vaga em disputa para seis cantores, Nanda não decepcionou, fez novamente uma boa apresentação com a música Dia de Domingo e venceu outras boas candidatas como Mariana Bravo e Geisi Rios para seguir no reality show.