O Planeta TV

Globo planeja oferecer interatividade no programa "Mais Você"

por jeferson, em 29/10/2008


A Globo planeja oferecer interatividade ainda no primeiro semestre de 2009. As emissoras já fazem testes internos mas têm de esperar essas definições técnicas e o lançamento de conversores com o Ginga.

"Estamos pensando em sistemas em que a telespectadora poderia armazenar as receitas da Ana Maria Braga, em vez de só ver enquanto a receita é transmitida ao vivo", diz Liliana Nakonechnyj, diretora de engenharia de transmissão da Globo. Outra possibilidade é usar o sistema nas votações de programas como o "BBB", em que atualmente os espectadores usam telefone, internet e SMS para eliminar um candidato.

"Deve ser algo mais voltado para o público jovem. Acho difícil que a minha mãe vá querer ficar mexendo nesse tipo de coisa", diz Nakonechnyj.

Durante a feira de tecnologia e telecomunicações Futurecom 2008, a empresa TQTVD mostrou um sistema de interatividade desenvolvido para a Globo, para ser usado durante transmissões de futebol. O programa dá acesso em tempo real a estatísticas da partida, como faltas, tempo de bola rolando ou o placar de outros jogos. Também há espaço para anúncios publicitários.

Segundo Franco, depois de estabelecidas as especificações técnicas, não deve demorar muito até que sejam lançados conversores com interatividade.

"No Brasil, a coisa é diferente. Os fabricantes [de set-top box] e os programadores de software não esperam toda essa fase técnica até começar a produzir", diz.

Ele afirma que, no momento, o fórum está analisando se marca uma data para o lançamento da interatividade --e mostra o sistema do jeito que der-- ou espera até que todas as questões sejam resolvidas completamente. Já é possível encontrar conversores com Ginga "tabajara" na rua Santa Ifigênia, no centro de São Paulo.

Ele nega que a falta dessa tecnologia seja responsável pelo fato de os conversores estarem encalhando nas lojas --a Positivo Informática, que faz parte do fórum, admitiu recentemente que tem prejuízo com a TV digital. Uma das explicações para isso seria o fato de consumidores estarem esperando até a chegada da interatividade para comprar o aparelho.

"As pessoas vão para a TV digital pela qualidade da imagem, pelo 'high definition'. A interatividade é um atrativo, um benefício", afirma.

Com informações da Folha Online.


Deixe o seu comentário