O Planeta TV

Globo estreia hoje novo Mapa Tempo do "Jornal Nacional"

por jeferson, em 02/04/2012


Flávia Freire entrevistando o estudante brasileiro Franco Villela no NOAA. Foto: TV Globo/ Divulgação

A partir desta segunda-feira, dia 2, o "Jornal Nacional" estreia um novo Mapa Tempo, mais rico em informação e com novo visual, para deixar ainda mais fácil o entendimento da previsão do tempo. A tecnologia é a grande aliada na tradução desses dados e na agilidade da informação.

Apresentado pela jornalista Flávia Freire, o Mapa Tempo conta com três cenários para mostrar todos os detalhes da previsão do tempo. Em um deles, são apresentados não só a cobertura do Brasil, mas também fenômenos que acontecem no mundo e refletem no clima daqui. Em um totem, que serve como base para mostrar imagens reais de enchentes, secas e outros fenômenos climáticos, também é possível apresentar simultaneamente mapas com todas as variações que acontecem no dia como: temperatura, pressão atmosférica, direção e intensidade dos ventos, umidade do ar e chuva. E ainda, para exemplificar de maneira didática uma variável, será usada uma maquete eletrônica, que traz em 3D todos os detalhes de um acontecimento meteorológico.

Ainda nesta semana, Flávia Freire apresenta uma série de três matérias que explica como os principais centros do mundo estão trabalhando a previsão do tempo. A jornalista visitou o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), em Maryland, Estados Unidos, uma das referências no mundo. E também acompanhou os trabalhos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O "Jornal Nacional" vai ao ar logo após "Aquele Beijo".


Deixe o seu comentário