A reunião promovida pelo Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) entre a Rede Globo e a Rede Record, na manhã da última quinta-feira (3), foi bem sucedida.
Isso porque a emissora carioca havia recorrido ao Conar e afirmado que a Record teria publicado uma propaganda enganosa nos jornais da última semana, que apresentavam o canal do bispo Edir Macedo como "líder de manhã, à tarde e à noite". Além disso, a Globo desejava proibir a Record de publicar qualquer tipo de propaganda mencionado ser líder no ibope de TV no País.
A Record ironizou a Globo em um anúncio que fazia alusão à propaganda que mostra todas as estrelas da emissora carioca em um vídeo, formando a letra "Q", de qualidade.
"Nossa concorrente precisando lembrar que tem qualidade? Para nós, isso tem um 'q' de queda de audiência", publicou a Record, no anúncio mordaz.
O Conar organizou um encontro entre as duas emissoras, em busca do entendimento e da harmonia no mercado publicitário e, dessa forma, os canais ajustaram um termo de acordo, colocando fim à pendência, sem necessidade de julgamento de mérito.
Reuniões de conciliação são convocadas sempre que as partes envolvidas nos processos são associadas ao Conar, e têm tido elevado percentual de êxito.