O Planeta TV

"Força Tarefa": Conheça a nova série policial da Rede Globo

por jeferson, em 15/04/2009


Nesta quinta-feira, 16, a Rede Globo estreia a sua nova série, “Força-Tarefa”. O enredo mostra o dia-a-dia de uma equipe de policiais que tem como missão primordial a investigação dos desvios de conduta da própria instituição. Com direção geral de José Alvarenga Jr. e direção de Mário Márcio Bandarra, o seriado traz um time de sete policiais que utilizam a inteligência acima da força para desvendar crimes cometidos por aqueles que um dia juraram fazer cumprir as leis.

Chefiado pelo Coronel Caetano (Milton Gonçalves), o grupo se dedica ao processamento de informações, à coleta de provas e à infiltração de agentes para a prisão dos criminosos. Nesta equipe, o Tenente Wilson (Murilo Benício) é o mais inflexível quando a lei é descumprida e segue à risca seus rígidos princípios de justiça também em casa, gerando diversos conflitos com a namorada Jaqueline (Fabíula Nascimento).

Para desempenhar o trabalho, esses agentes sabem que uma condição é essencial para garantir suas vidas: manter o anonimato. E por isso se apresentam sempre à paisana. Wilson (Murilo Benício) dirige um táxi pelas ruas da cidade e, além do Coronel Caetano (Milton Gonçalves), tem mais cinco companheiros para ajudá-lo a solucionar os casos que chegam à corporação: Selma (Hermila Guedes), Jorge (Rodrigo Einsfeld), Irineu (Juliano Cazarre), Oberdan (Henrique Neves) e Genival (Osvaldo Baraúna). Fora da polícia, seu principal informante e elo com o submundo é Samuca (Nando Cunha).

Nos primeiros capítulos, Jonas (Rogério Trindade), uma espécie de padrinho de Wilson (Murilo Benício), que o inspirou a ingressar na polícia, acaba sendo flagrado pelo próprio afilhado envolvido com tráfico de drogas. Diante do homem que viu crescer, Jonas prefere tirar sua própria vida a ir para a prisão. No entanto, sua figura permanece presente para o tenente.

Os episódios de “Força-Tarefa” vasculham cenários variados da realidade carioca, jogando luz sobre uma galeria de personagens que sobrevivem nos cantos obscuros da cidade. Para se inserir neste universo, o elenco participou de palestras e treinamentos para se ambientar ao ambiente e aprender a se portar como policiais. Para o estudo de seus personagens, o elenco visitou corporações, fez aulas de tiros e assimilou o vocabulário típico dos agentes.

Conheça os personagens da trama:

Tenente Wilson (Murilo Benício) – Homem cuja principal marca é a inegociável inflexibilidade quanto ao caráter das pessoas, em especial a dos policiais. É, por isso, uma espécie de Dom Quixote, pois luta contra forças muito maiores e mais antigas do que pode controlar.

Coronel Caetano (Milton Gonçalves) – O chefe da equipe de "Força-Tarefa" é um oficial veterano e respeitado. Suas vivências na profissão lhe conferiram uma visão desencantada do mundo. Desta forma, age com mais tolerância do que o tenente Wilson.

Sargento Selma (Hermila Guedes) – Única mulher da corregedoria. É obrigada a tolerar diariamente as piadas machistas dos companheiros de equipe.

Cabo Irineu (Juliano Cazarre) – Impetuoso, tenso e provocador, se mostra mais disposto a resolver seus casos na base da força. Além das piadas que dirige a Selma, não tem vergonha de expor seus preconceitos e opiniões de caráter duvidoso.

Cabo Oberdan (Henrique Neves) – Em contraponto a Irineu, acredita na lógica e na dedução como as melhores armas para solucionar crimes. É um conciliador, que vive tentando proteger Selma dos companheiros machistas.

Sargento Genival (Osvaldo Baraúna) – Ao contrário de alguns integrantes da equipe, não discute as ordens que recebe. Por sua frieza e coragem, sua intervenção é fundamental nos momentos de ação.

Praça Jorge (Rodrigo Einsfeld) – Responsável por municiar os companheiros com informações, pesquisas e documentos. É um homem da área de arquivos e teme a rotina nas ruas.

Jonas (Rogério Trindade) – Espécie de padrinho de Wilson, que ao ter o seu envolvimento com o crime revelado, preferiu tirar sua vida a enfrentar a prisão. A sua imagem persegue Wilson como um “alter-ego” do policial, que surge em momentos inesperados para confrontá-lo com a realidade da vida: Wilson quer o mundo perfeito; Jonas sabe que é impossível.

Jaqueline (Fabíula Nascimento) – Namorada de Wilson, insiste no sonho de casar e ter um filho com o tenente, um solteirão assumido. Trabalha como atendente de enfermagem no setor de emergência de um hospital do Rio de Janeiro.

Samuca (Nando Cunha) – É o principal informante do tenente. Paraplégico, ganha a vida circulando pelo submundo com sua cadeira de rodas. Trabalha como camelô vendendo de tudo um pouco aos turistas.


Deixe o seu comentário