O Planeta TV

Especial: A vida dos Pingüins no Câmera Record

por jeferson, em 31/01/2008

O Câmera Record desta sexta-feira (01/02) mergulha lado a lado com os simpáticos pingüins e revela curiosidades surpreendentes destes amáveis animais.

Famoso por ser um dos animais mais divertidos da natureza. Mas é também muito resistente. Nada milhares de quilômetros e atinge 240 metros de profundidade.


No extremo sul da Terra, os pingüins enfrentam diariamente uma temperatura média de 40 graus negativos, tempestades de neve e pode ficar até quatro meses sem comer. Ele pode ser pequeno, grandalhão, mas é quase sempre engraçado e muito romântico. Tanto que se tornou uma estrela de Hollywood recentemente, com a super produção "Happy Feet" e o documentário "A Marcha dos Pingüins".

Mas e no Brasil? Existem pinguins? Por incrível que pareça, sim. O Câmera Record encontrou vários deles por aqui. Em Santos, litoral de São Paulo, o único pingüim genuinamente brasileiro, a Fraldinha.

Com temperaturas abaixo de zero e um vento congelante, os repórteres do programa desembarcam na Antártica. Em um canto quase esquecido do planeta, os pingüins lutam diariamente contra uma natureza selvagem.

As maiores espécies do mundo: o pingüim Rei. Ele chega a um metro de altura e 13 quilos. É imponente e tem o estilo "machão", mas não machista. Os ovos demoram 45 dias para serem chocados e o pai divide os cuidados com a mãe.

Mas nem sempre os pingüins estão sozinhos na praia. Flagramos o encontro com elefantes-marinhos. Eles podem chegar a cinco metros e pesar quatro toneladas, o equivalente a dois carros. Os machos desta espécie esperam pelas fêmeas por mais de 30 dias. E surpresa: Elefantes-marinhos podem acasalar com mais de 50 fêmeas.

Dividir a praia com estes gigantes não é nada se comparado com outra companheira de habitat: A orca assassina. Mesmo com nove toneladas de peso, desenvolveram uma técnica incrível para caçar. Arremessam o corpo em direção à praia para capturar suas presas.

As lentes do Câmera Record flagram o incrível albatroz, animal que chega a percorrer os céus por cinco anos sem parar. O albatroz chega a dormir em pleno vôo, sustentado pelo vento do oceano.

O Câmera Record vai ao ar às 23 horas, logo após Caminhos do Coração.


Deixe o seu comentário