O Planeta TV

‘É a treva!’ renova tradição de bordões das novelas

por fabiodias, em 15/09/2009


“É a treva!” vai entrar para a galeria de bordões de novela que grudam feito chiclete na cabeça do público, criados por um especialista no assunto: Walcyr Carrasco. Da caneta do autor de “Caras & bocas”, já saíram expressões como “chique de doer”, de Elvira, papel de Nívea Stelmann em “Sete pecados” (2007) e “fogo na canjica”, do personagem Tainha (Rodrigo Faro), em "O profeta" (2006).

A atriz Isabelle Drummond, de 15 anos, comemora o fato de não ter ficado marcada como “a menina que interpretou a boneca Emília no ‘Sítio do pica-pau amarelo’” há sete anos. Tudo por causa de Bianca, a personagem mimada da novela “Caras & bocas”, que a qualquer sinal de tempo fechado lança o bordão “é a treva!”.

A expressão caiu no gosto popular e tem feito sucesso entre os adolescentes. “Quando saio na rua, as pessoas brincam com essa história de treva, principalmente a turma da minha idade”, conta Isabelle. “Não sou muito de usar gírias, mas às vezes repito essa fala Bianca no meu dia-a-dia”.

Carrasco dá a receita para que uma expressão de folhetim ganhe as ruas. “Tem que ser agradável, identificar uma situação, um jeito de ser. ‘É a treva’ vale para situações que todos vivem”, revela. “Esse bordão adaptei de um amigo que costuma dizer ‘tudo são trevas’”.

Prova do poder televisivo no subconsciente da população é a boneca Emília interpretada por Isabelle Drummond em 2001. “Sempre tem alguém que lembra do bordão que ela usava no ‘Sítio’, o ‘cara de coruja seca’. Engraçado como o pessoal não esquece essas coisas..."

Relembre alguns bordões:

Raquel (Regina Duarte) em Vale Tudo: "O sangue de Jesus tem poder"

Sinhozinho Malta (Lima Duarte) em Roque Santeiro: "To certo ou to errado?"

Dona Milu (Mirian Pires) em Tieta: "Mistéééério...."

Dona Jura (Solange Couto) em O clone: "Né brinquedo não!"

Odete (Mara Manzan) em O clone: "Cada mergulho é um flash!"

Giovani Improta (José Wilker) em Senhora do Destino: "Felomenal!"

Bebel (Camila Pitanga) em Paraíso Tropical: "Eu tenho catiguria!"

Lucineide Salgado (Regina Dourado) em Explode Coração: "SSSSSStop Salgadinho, Stop!!!"


Deixe o seu comentário