O Planeta TV

'Dicas de um Sedutor' alivia problemas na ficção e na realidade

por jeferson, em 18/05/2008


Em uma única tarde de gravações no Projac, Luiz Fernando Guimarães recebe duas clientes aflitas na pele do consultor sentimental Santiago, o protagonista do seriado Dicas de um Sedutor, da Globo.

Dois episódios são produzidos em um mesmo dia e as atrizes convidadas da vez são Georgiana Góes e Silvia Buarque. No estúdio, em que o ator faz questão de manter 13º C de temperatura ambiente, elas sentem frio e riem do bom humor de Luis Fernando.

Como intérpretes de Alessandra e Ângela, respectivamente, as personagens acabam representando os cerca de 4 mil telespectadores angustiados com suas vidas amorosas e que recorrem à página do programa na Internet para esclarecer suas dúvidas.

É o que diz o ator, ao justificar a popularidade do programa, que marca razoáveis 17 pontos de média com 31% de participação. "Mulheres e homens são muito carentes. Eles procuram aqui sugestões para seus problemas", afirma Luís Fernando.

No episódio que vai ao ar no dia 23 de maio, Alessandra, de Georgiana Góes, é apaixonada por um cara que só a enrola e ao mesmo tempo é muito amiga de um rapaz que é um "fofo". Ao contar sua história no consultório em busca de auxílio para conquistar o amado, Santiago é curto e grosso.

Ele diz que não vai ajudá-la porque busca a felicidade dos outros e com esse homem Alessandra jamais será feliz. Ela precisa prestar atenção no amigo. "Essa personagem mostra que as mulheres às vezes idealizam demais. Colocam determinadas realizações na frente de tudo", diz Georgiana, que contracena pela primeira vez com Luís Fernando.

Amor versus amizade, tema dessa edição, é um dos assuntos que mais aflige o público do programa, de acordo com os roteiristas Rosane Svartman e Ricardo Perroni. Eles trabalham com uma equipe de mais oito pessoas e procuram participar das gravações uma vez por semana para sentir como caminham os trabalhos.

"Traição, relacionamento pela Internet e mulheres casadas que só fazem o trivial com seus maridos também são preocupações comuns", completa Rosane.

De acordo com Ricardo, a manifestação de um telespectador ainda não gerou um programa inteiro. Mas é uma constante fonte de inspiração. "A identificação com os problemas que retratamos é ampla. Aí a gente coloca uma lente de aumento para dar o tom da comédia", explica Ricardo.

Silvia Buarque participa do episódio Filho Atrapalha?, que será exibido no próximo dia 30. Sua personagem, Ângela, é a típica mulher que não percebe que todos os homens correm dela por causa do filho hiperativo.

O problema dessa cliente, no caso, é encarnado pelo ator Gabriel Kaufmann, que viveu o pequeno Francisco em Páginas da Vida. No set de gravação, o garoto agita toda a equipe e com sua espontaneidade arranca risadas até de quem está acostumado a fazer rir, como Luís Fernando.

O ator, por sua vez, mostra-se bastante satisfeito com a proposta de Dicas de um Sedutor, inclusive porque é o trabalho menos humorístic" que ele faz nos últimos tempos. "O programa é apenas bem humorado. E isso o torna mais verossímel", acredita Luiz Fernando.

Dicas de um Sedutor também retoma uma parceria antiga e de sucesso com o diretor José Lavigne. Os dois trabalharam juntos no grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, que fez sucesso no final da década de 70, e depois se reencontraram no extinto TV Pirata, humorístico que estreou na Globo em 1988.

"Eu achava que o Luiz Fernando era perfeito para o papel. E estava certo, porque o resultado desse trabalho é ótimo", elogia Lavigne.

Apesar do bom resultado, ninguém da equipe ainda sabe dizer se haverá uma nova temporada do programa ou não. O que para o protagonista, não é nenhuma novidade. "Com Minha Nada Mole Vida ninguém deu satisfação. Quando vi, todo elenco estava fazendo novelas e não entendi nada", ironiza Luiz Fernando.

Créditos: TV Press


Deixe o seu comentário