Neste domingo, dia 11, o "Esquenta!" festeja a posição de sexto lugar que o Brasil ocupa na lista de países mais ricos do mundo com histórias de brasileiros que cresceram junto com o país. O vocalista Dodô, da banda Pixote, conversa com Regina Casé, lembrando de quando conciliava seu emprego na lanchonete perto de casa, os estudos e os primeiros shows do grupo. Hoje o conjunto celebra 20 anos de carreira. Ao lado de seus filhos, eles cantam "Brilho de Cristal" e "Dilema". Outro brasileiro de história memorável que leva sua família para o palco do programa é Vik Muniz. O artista plástico relata a Regina Casé como foi sair do Brasil para tentar a sorte nos Estados Unidos e hoje poder se orgulhar de ter seu trabalho reconhecido internacionalmente
Regina Casé menciona o crescimento do número de portugueses que vem para o Brasil em busca de uma vida melhor e convida ao palco o lusitano Roberto Leal. O cantor chegou ao país aos 10 anos de idade e, na década de 70, estourou nas rádios do país com a música "Arrebita". Ele canta a faixa no palco do programa, além de seu hit "Bate o Pé". Outra atração musical é a dupla Forró dos Plays. Provando que o gênero musical também retrata a realidade de jovens de classe média do nordeste, Samyra Show e Doidim de Mossoró cantam "Primeira Vez" e "Uh, Papai Chegou".
No time de comentaristas, os convidados são Mayana Neiva, que integra o elenco de "Amor Eterno Amor"; o ator português Paulo Rocha, o Guaracy de "Fina Estampa"; a atriz também lusitana que interpreta Amália, em "Aquele Beijo" e o editor de moda Paulo Martinez. Acompanhados de Fábio Porchat, Camila e Maira, eles vão ajudar a definir o casal ganhador do "Calourão", que escolhe a dupla que melhor dança o tradicional vira português. Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy recebem as visitas musicais de Mariana Aydar e Ed City, que lhes fazem companhia durante o programa.
"Esquenta!" vai ao ar aos domingos, após "Esporte Espetacular". O programa tem direção de núcleo de Guel Arraes e direção de Estevão Ciavatta, Leonardo Netto, Monica Almeida e Mário Meirelles. O roteiro é finalizado por Alberto Renault e Hermano Vianna.