Além de atrizes, Patrícia Pillar e Claudia Raia podem ser consideradas boas cantoras. São delas mesmas, ou melhor, da dupla Faísca e Espoleta, vivida por elas na ficção, as vozes que embalam o sucesso ‘Tristeza do Jeca’ em ‘A Favorita’.
Produtor musical da novela, Alberto Rosenblit conta que cada uma gravou duas versões da canção: uma em dupla, acompanhada por uma banda, e outra solo, numa versão com apenas dois violões, percussão e sanfona.
“A Patrícia estudou e fez um belíssimo trabalho. Já a Claudia, por conta do teatro, domina a técnica de canto, tem diafragma, voz... Até brinquei no estúdio quando disse que não sabia que a Donatela cantava tão bem. Ela fez ‘um bonito”, brinca Rosenblit.
Com grande experiência em musicais como ‘Sweet Charity’ (2006), ‘O Beijo da Mulher Aranha’ (2001) e ‘Chorus Line’ (1984), Claudia conta que está encantada com o novo gênero.
“É completamente diferente de tudo que já fiz, mas estou gostando de cantar sertanejo. Não era um tipo de música que eu ouvia normalmente”, confessa.
A escolha da música tradicional, gravada por nomes como Sergio Reis e Zezé Di Camargo e Luciano, foi do diretor Ricardo Waddington. “‘Tristeza do Jeca’ é muito significativa na cultura sertaneja. É um ícone que não deixa dúvida de que estamos falando de música sertaneja”, aposta Rosenblit, que teve cuidado especial com cada atriz no estúdio.
“Durante a gravação, não podíamos esquecer em momento algum que não era a Patrícia que estava interpretando a música, e sim a Flora. Então, ela não podia brilhar demais, é um jeito de ser mais contido. Já a Donatela era mais exibida, sempre se adiantava”, explica o produtor, acrescentando que adota a postura porque ninguém sabe ainda quem é ‘a favorita’ e está indo de acordo com a dramaturgia do momento.
Como hoje as duas são rivais, a ex-dupla só aparecerá, por enquanto, cantando separadamente, como no dia em que Flora se apresentou no sarau de Copola (Tarcísio Meira). No capítulo de amanhã, Donatela vai relembrar com Silveirinha a época dos shows. Nesses flashbacks, entram em cena as jovens Chris Peres, como Flora, e Fernanda Padilha, a Donatela. As atrizes apenas dublam a canção. No próximo sábado, será a vez de Donatela soltar a voz nas bodas de ouro de Copola.
Com informações de O Dia - Sabrina Grimberg