Por não acreditar no sistema de castas que prevalece em seu país, Shankar (Lima Duarte) reúne um grupo de intocáveis para falar sobre seus direitos, pois eles também são Harijans, filhos de Deus. Durante o discurso, o brâmane relembra os ensinamentos de Gandhi, que sempre batalhou pela igualdade dos dalits. A cena de "Caminho das Índias", da Globo, vai ao ar na terça-feira (24).
Esperançosa, Puja (Jandira Martini) leva Hari (Cadu Paschoal) para perceber que seu futuro pode ser diferente ao absorver os ensinamentos de Shankar. Incentivados pela palavra de um homem que pertence à casta mais alta, os intocáveis saem às ruas em nome da igualdade social na Índia. Hamu (Marcio Vito), porém, se preocupa com as idéias de sua mãe e teme que as pessoas queiram puni-los por não respeitarem a sua posição na sociedade indiana.
Ao passar pela rua, Opash (Tony Ramos) escuta as palavras do pai de Bahuan (Marcio Garcia) e se revolta. Tradicionalista, o comerciante não entende como Shankar pode incentivar esse comportamento dos intocáveis, o que aumenta ainda mais a rivalidade entre os dois. Para ele, o brâmane está desafiando as leis sagradas e pagará muito caro por isso.