A Rede TV!, que abandonou o slogan "A rede de TV que mais cresce no Brasil", pois raramente emplaca dois dígitos de audiência, se especializou em programas juvenis. Depois do razoável sucesso de Pânico na TV, que mistura humor, internet e uma seleção de garotas despidas para matar, e de Superpop, recheado de entrevistas bombásticas e de um desfile de lingerie com direito a big closes inacreditáveis, agora é a vez de Brothers, apresentado pelos irmãos Supla e João Suplicy.
O novo programa estreou no dia 30 de agosto, com quatro pontos de audiência e sem muitas novidades em suas atrações. Não é coincidência que sua direção esteja a cargo de Fábio Embu, ex-roteirista do Pânico. O cenário de Brothers é, porém, mais soturno, como convém a um espetáculo comandado por dois irmãos músicos com carreiras pouco convencionais.
Supla, ou Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy, é um roqueiro mais conhecido pela aparência punk - com seus indefectíveis cabelos spike - do que por seus trabalhos, a despeito de seus 11 discos. João Suplicy, por sua vez, lançou quatro CDs nos quais passeia pelo samba, rock e sambalanço, entre outros estilos. É essa mistura musical e de personalidades que dá a originalidade ao programa. João e Supla não são exatamente apresentadores, mas artistas com trajetórias próprias.
O resultado são algumas divertidas reportagens - caso da visita ao bairro do Brooklyn, em Nova Iorque - e de alguns quadros musicais, no mínimo, curiosos, com Supla sustentando uma bossa nova na bateria, enquanto João dedilhava Caetano Veloso ao violão.
Os outros blocos são mais do mesmo. A sinuosa Mulher Macabra é da mesma cepa da Feiticeira e da Tiazinha, do H, que Luciano Huck apresentava na Band. No lugar da depilação forçada que Suzana Alves praticava com o público, agora a Mulher Macabra raspa a cabeça de entusiasmados adolescentes. Outras beldades animam a platéia juvenil, como a Sister Madonna e Betty Net.
O nome desta última denuncia o que se tornou rotina, tanto nos programas de variedades quanto em telejornais. Para atrair um público que cada vez mais prefere ficar diante da tela do computador do que da TV, mais e mais quadros com vídeos da internet são incluídos na programação. E, novamente, a personalidade faz a diferença. De todos os filmetes exibidos na TV, alguns dos mais bizarros estão em Brothers. A coisa não deve parar por aqui.
Brothers - Rede TV! - Sábado, às 18 h.