Logo após o final do primeiro capítulo do remake de Paraíso, que foi ao ar na segunda-feira (16), Benedito Ruy Barbosa ligou para a equipe, que comemorava a estreia no Espaço Gourmet, no Rio de Janeiro, parabenizando o trabalho. O autor aprovou a adaptação realizada por sua filha Edmara Barbosa, e chorou com a interpretação impecável do elenco.
Segundo Edmara, uma série de profissionais da Globo também elogiaram a trama e torcem para que eleve a audiência do horário que, nos últimos anos, vem assustando a alta cúpula da emissora.
“Alguns diretores da casa, como o Manuel Martins, elogiaram a qualidade da novela. O Ricardo Waddington veio comemorar ao nosso lado. Tivemos uma média de 25 pontos no Ibope, o que foi bem bacana, pois pegamos o horário com 17 pontos”, comenta Edmara.
A autora, que deixou a família em São Paulo e se mudou para o Rio de Janeiro para escrever a novela, foi incumbida pelo pai de atualizar o contexto da trama. Mas, também tem a missão de manter o clima romântico das cenas que, segundo Benedito, encanta até os mais moderninhos.
“Assim como as mulheres, os homens também são românticos. Alguns não conseguem demonstrar, mas gostam de histórias em que os protagonistas têm coragem de expor seus sentimentos mais profundos”, avalia o dramaturgo.
A ideia de escrever esse folhetim surgiu quando o então todo poderoso da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, chamou Benedito para uma reunião de urgência. Ele estava assustado com a alta audiência do programa que Nilton Franco comandava no SBT, no qual colocava uma imagem de Nossa Senhora em cima da geladeira. Supostamente, a santa curava até câncer. Para roubar a audiência da emissora de Silvio Santos, Boni pediu que o autor escrevesse uma história ‘bem louca’.
“Dias depois desse encontro, voltei e resumi a história, dizendo que se tratava da paixão de uma jovem santa pelo filho do diabo. O Boni adorou e mandou começar a produção, imediatamente. Sei que não vamos alcançar 70 pontos como em 1982, mas tenho certeza que aumentaremos consideravelmente a audiência do horário”, aposta Benedito.