O Planeta TV

Tropicália é inspiração para figurinos urbanos de Velho Chico

Produção aposta no contraste entre personagens de Salvador e os sertanejos da trama.

por Sergio Gustavo, em 12/02/2016

Rodrigo Santoro. Foto: Divulgação/Globo

Há muitos anos uma novela das nove não recebia tantos cuidados como Velho Chico. Ao deixar de lado o eixo Rio-São Paulo, a Globo volta a investir em figurinos especiais para contar a história de paixões e disputas criada por Benedito Ruy Barbosa. Segundo José Armando Vanucci, a emissora não pediu que fosse feita qualquer economia na sucessora de A Regra do Jogo.

Grande parte dos figurinos de Velho Chico passam por descoloração do tecido, tingimento e envelhecimento natural, feito a partir da exposição ao sol, aplicação de cera e desgaste manual, usando pedras e lixas. Todo o processo é liderado por Thanara Schonardie. “Diversidade é fundamental. No processo de envelhecimento, por exemplo, a gente vai tirando as cores do ombro, do cotovelo, para dar o ar de desgastado”, explicou a figurinista.

Eulália (Fabiula Nascimento). Crédito: Globo/Caiuá Franco

Os personagens que habitam o sertão vão aparecer em figurinos com cartela de cores pastéis, enquanto os que moram em Salvador farão o contraste, abusando de tons saturados, numa referência à Tropicália, movimento artístico que modificou a cultura e o comportamento entre os anos 1967 e 1968. A canção homônima de Caetano Veloso vai ser usada na abertura.


Deixe o seu comentário