O Planeta TV

Sonho de atuar na TV: conheça o passo a passo

Viver da atuação leva tempo e dedicação, mas é possível alcançar.

por Redação, em 28/03/2024

Foto: divulgação istock

Aparecer na televisão é o sonho de muitas pessoas, e não é diferente quando o assunto é atuar em novelas, teatros, filmes e outras mídias. Para isso, é preciso muito carisma e cativação do público, bem como uma consciência corporal muito boa. 

Há diversos passos para se conseguir conquistar a carreira dos sonhos, e como toda profissão, necessita de um longo caminho de profissionalização e aperfeiçoamento para alcançar o sucesso.

Assim, é preciso dedicar-se e investir bastante tempo para se preparar para ser um ator ou uma atriz. De fato, é uma carreira profissional bem conceituada e com um bom retorno financeiro, mas precisa de alguns anos de início até alcançar a fama.

Profissionalizando

Como tudo que há de ser feito na vida, é extremamente importante ter paixão pelo que faz, assim ter o dom e o empenho em atuação ajuda a ser bom no que faz. Além disso, é importante manter os pés no chão e estar consciente que nem sempre há de ter um papel prestigiado.

Para começar, é importante investir nas artes cênicas, como um curso profissionalizante ou uma oficina de teatro, que possua certificados e um registro trabalhista que confirme a profissão. Esses cursos são essenciais para desenvolver uma boa atuação e potencializar as técnicas.

Invista nas emissoras

É preciso acreditar no potencial adquirido e fazer vários testes e audições para participar de novelas, seriados e filmes em grandes emissoras. Mas, para isso, é preciso estar bem localizado em um grande centro urbano, como Rio de Janeiro ou São Paulo. 

Para facilitar o deslocamento, é possível pesquisar online por passagem de ônibus para SP ou RJ e ir em destino aos sonhos. Hoje em dia, é muito fácil estar por perto de onde as coisas acontecem, e também pode ser feito registro no banco de talentos das emissoras pela internet antes de se deslocar para SP ou RJ.

Tratando-se das grandes emissoras, é notório afirmar que há intensa concorrência, porém, com a experiência e o aperfeiçoamento, tudo é possível. Enviar o currículo e demonstrar confiança são bons passos para conquistar um bom papel em novelas.

Comece cedo

Muitas crianças conseguem se destacar por ter uma habilidade em atuação, por isso é importante observar as qualidades de uma criança para poder fazer testes para novelas, e muitas se saem muito bem. 

É viável investir desde bem pequeno em cursos de teatro e atuação com reconhecimento, para que a prática leve à perfeição e forme um bom portfólio. Essa é uma ótima opção, pois a rede de contatos da criança começa a crescer e cada vez mais papéis surgem para atuar na TV. 

Há muitos pré-requisitos, por isso é importante que a criança se dedique bastante, consiga um registro no DRT e continue sempre estudando para aperfeiçoar a arte. Além disso, se o menor tiver um bom desenvolvimento social, costuma contar bastante nas emissoras.


Deixe o seu comentário