O Planeta TV

Quinta e última temporada de "Sob Pressão" chega à TV Globo

Ao longo das cinco temporadas, a produção se tornou uma série reconhecida em diversos lugares do mundo.

por Redação, em 17/04/2024

Foto: Divulgação/TV Globo

A trama da quinta e última temporada de ‘Sob Pressão’ aborda a saúde mental da equipe médica, que se vê, em diferentes momentos, no lugar de paciente. “Durante as temporadas, retratamos a força e a bravura dos profissionais de saúde e seu sacrifício para salvar vidas. Pessoalmente foi um trabalho que mudou minha vida e minha visão sobre a medicina brasileira, sobre a importância do SUS”, destaca Lucas Paraizo. Os novos episódios serão carregados de simbolismo para Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). A harmonia do casal sofre um primeiro abalo quando o médico descobre que seu pai, Heleno (Marco Nanini), que não vê há cerca de 20 anos, está à sua procura, vivendo em um abrigo de idosos, com Alzheimer. Já Carolina é diagnosticada com um nódulo na mama, e a aproximação com um antigo colega de faculdade, Daniel (Emilio Dantas), capaz de ajudá-la no tratamento, impacta ainda mais o casamento com Evandro.

No Hospital Edith de Magalhães, o ritmo está cada vez mais intenso, e Décio (Bruno Garcia) decide recomeçar a vida em outro país com seu companheiro Kleber (Kelner Macedo), que ganha uma bolsa de estudos fora do Brasil, nomeando a infectologista Vera (Drica Moraes) para ocupar seu lugar na direção. Diante das dificuldades de gestão e de problemas pessoais, ela tem no álcool uma válvula de escape e passa a exagerar na bebida. Quem a ajuda a diminuir o ritmo é Mauro (David Junior). Assim, os dramas da equipe médica se misturam aos dos pacientes que chegam em busca de ajuda. Para dar vida a esses personagens, a série conta com um grande número de participações especiais, uma das marcas de ‘Sob Pressão’. Marco Nanini, Lázaro Ramos, Emilio Dantas, Fabio Assunção, Tony Ramos, Irene Ravache, Chandelly Bráz, Thaissa Carvalho e Juan Paiva são alguns dos nomes que ajudam a contar essas histórias.

Ao longo das cinco temporadas, ‘Sob Pressão’ se tornou uma série reconhecida em diversos lugares do mundo. Elogiada pelo público e pela crítica, a narrativa da obra ganhou notoriedade internacional logo na primeira temporada, sendo exibida em festivais como Berlinale (Berlim) e TIFF (Toronto). Desde então, ‘Sob Pressão’ vem conquistando reconhecimento: ganhou quatro prêmios no 31st Festival International de Programmes Audivisuels (2018), em Biarritz, na França: melhor série; melhor interpretação feminina e masculina (para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente); e melhor roteiro. Em 2019, Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz por seu trabalho na segunda temporada. Na Argentina, a série estreou na Telefe em janeiro de 2019 e consagrou-se entre os programas mais assistidos da TV aberta. ‘Sob Pressão’ foi exibida também em Portugal, no canal Globo, e, além da Argentina, já foi licenciada para mais de 70 países como Itália, Emirados Árabes, Catar, Egito, Equador, entre outros, e é uma das séries mais vendidas da Globo.

Uma coprodução da Globo e Conspiração, a quinta temporada de ‘Sob Pressão’ é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Com produção de Isabela Bellenzani (Globo) e Mariana Vianna (Conspiração), tem direção de gênero de José Luiz Villamarim.


Deixe o seu comentário