O Planeta TV

Netflix faz acordo com o Ibope para medição de dados de audiência no Brasil

Com publicidade, Netflix enfrenta TV aberta em acordo com Ibope para medição de audiência

por Micael Constantino, em 18/12/2022

Netflix faz acordo com o Ibope para medição de dados de audiência no Brasil

A plataforma de streaming Netflix passará a medir os dados de audiência no Brasil de uma forma mais ampla por meio de uma parceria inédita com a Kantar Ibope. A partir de janeiro de 2023, os números serão analisados semelhante ao que acontece com emissoras de TV. A necessidade se dá por causa da abertura de cotas de publicidade dentro de suas produções.

O Ibope irá divulgar em seu site, mensalmente, o share (a participação) de audiência da Netflix dentro do universo do consumo linear de conteúdo (TVs aberta e fechada, plataformas de streaming, YouTube). Por exemplo: a Globo possui aproximadamente 33% da audiência da TV, porém não se sabe a porcentagem da Netflix.

Segundo informações do Notícias da TV, do Uol, no segundo semestre de 2023, a ideia é que a companhia especialista em dados possa indicar pontos de audiência de um conteúdo específico da plataforma de streaming --o que ainda não é possível por uma inviabilidade de sistema, que está sendo estudada.

A Netflix quer saber qual é o seu espaço dentro deste universo, comparado ao seus concorrentes. A novidade não significa, no entanto, que a plataforma vá divulgar todos os seus números. A Netflix não costuma divulgar a audiência de suas produções.

"Como os hábitos de visualização mudam, apoiamos as medições de audiência multiplataforma que melhorem nossa compreensão", declarou Pablo Perez De Rosso, vice-presidente de estratégia, planejamento e análise da Netflix, em comunicado enviado à imprensa.

Em 2020, pela primeira vez, a plataforma revelou quais foram os filmes, séries e realities mais vistos pelo público brasileiro. Com o aumento do consumo e de produções próprias, o streaming passou também a ter uma lista com as dez atrações mais vistas da semana no país; posteriormente, a ação passou a ser dividida entre filmes e séries, de modo que duas listas ficassem disponíveis aos assinantes.

Os números, que quase sempre permaneceram ocultos, foram divulgados em algumas exceções. O exemplo mais recente foram os recordes de audiência de Wandinha, que está no Top 10 de séries mais vistas desde a semana de estreia.

De acordo com dados divulgados pela Variety, a produção foi vista durante 341 milhões de horas em uma semana --o recorde anterior era de Stranger Things, com 335 milhões de horas de reprodução em sete dias. Ainda assim, a quantidade de telespectadores que consumiu a série não foi divulgada, tampouco um recorte regional.

No Brasil, até mesmo o número de assinantes da Netflix era mantido em sigilo. Em outubro do ano passado, no entanto, o dado foi exposto durante um processo judicial. Há pouco mais de um ano, a plataforma contava com 19 milhões de assinantes no país.


Deixe o seu comentário