O Planeta TV

"Linha Direta" desta quinta, dia 15, apresenta "Os Vizinhos Racistas"

Quando o perigo e o criminoso moram ao lado.

por Redação, em 14/06/2023

Pedro Bial. Foto: Divulgação/Fábio Rocha

 Mesmo com a lei do crime de Racismo em vigor há 35 anos no Brasil sendo inafiançável e imprescritível, os casos são crescentes e muitas vezes a violência racial é praticada por pessoas conhecidas das próprias vítimas.

Nos casos apresentados nesta edição do programa, a história de duas famílias sitiadas pelo ódio em suas próprias vizinhanças. Em 2017, após várias ofensas raciais e perseguição, Antônio Alves de Freitas, de Belo Horizonte, foi morto pelo próprio vizinho, Joel de Souza Lima, que desferiu várias facadas na vítima. Preso em flagrante, Joel Lima foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio por ódio. 

Já em Mogi das Cruzes, em São Paulo, outro caso revoltante aconteceu desde o momento em que o guarda municipal José Carlos de Oliveira se tornou vizinho da família de Jefferson Luiz Azpilicueta e Joseane Costa Azpilicueta, em 2011. A partir daquele ano, as ofensas, ameaças, intimidação e xingamentos proferidos pelo vizinho à família viraram uma triste rotina. Especialmente àquelas direcionadas a Pedro, jovem negro, filho do casal. As câmeras de segurança instaladas na parte externa da casa da família flagraram diversos atos racistas do vizinho policial e o crime cometido por José Carlos, que atingiu Pedro com três tiros pelas costas. Pelos crimes de tentativa de homicídio, injúria racial e porte ilegal de armas, o policial está preso em São Paulo, no presídio em Guarulhos.

Mas em Itupeva, no interior de São Paulo, outro homicídio motivado pelo racismo continua impune há mais de 20 anos. E não é a primeira vez que ele aparece no ‘Linha Direta’. Em 2005, o programa contou a história do assassinato de Jeferson Leandro Matias Salvador, jovem negro de 19 anos, e que em janeiro de 2003 foi queimado vivo pelo próprio cunhado, o serralheiro Emerson Souza Sales.  Mesmo 20 anos depois do crime, Emerson ainda não foi julgado, mas segue com o paradeiro desconhecido. Ainda assim o crime não prescreveu. Atualmente o foragido da justiça tem 46 anos e o programa pede a ajuda do público com informações que ajudem na localização de Emerson Souza Sales através do número 181, de qualquer lugar do Brasil, ou através do Disque Denúncia de cada estado.  

"Linha Direta" tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A redação final é de Pedro Bial e Marcel Souto Maior e a produção de Anelise Franco. O programa é exibido às quintas-feiras, após 'Cine Holliúdy', na TV Globo.  O ‘Linha Direta Podcast’, versão em áudio do programa original, está disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio com publicações semanais.


Deixe o seu comentário