O Planeta TV

Globoplay: confira as estreias do mês de outubro

Veja o calendário com os principais lançamentos do mês.

por Redação, em 02/10/2023

O mês de outubro chega com novidades para todos os gostos e idades no Globoplay! De séries originais a novelas clássicas, além de filmes, séries e programação infantil, o streaming da Globo está repleto de lançamentos. Entre os destaques, está Codex 632, coprodução internacional do Globoplay com a RTP e a SPi, que estreia no dia 19. A série investigativa, inspirada no best-seller homônimo do jornalista português José Rodrigues dos Santos, teve cenas gravadas no Rio de Janeiro e em Lisboa, e conta com atores brasileiros e portugueses no elenco – entre eles, Deborah Secco, Alexandre Borges e Paulo Pires.

A trama acompanha Tomás (Paulo Pires), marido de Constança (Deborah Secco) e professor universitário que se envolve em uma investigação iniciada por seu mentor, Martinho Toscano, que pode mudar a memória coletiva e a percepção que temos da história mundial. Marido de Luisa Toscano (Betty Faria), Martinho desenvolvia uma pesquisa sobre o “descobrimento do Brasil” quando morreu no Rio de Janeiro em circunstâncias obscuras. A morte do historiador é tratada de forma secreta pela polícia e, quanto mais Tomás chegar perto da verdade, mais perigo ele correrá. Especialista em criptologia, Tomás é contratado por Nelson Moliarti (Alexandre Borges) para decodificar a busca do seu mentor.

Baseada no livro homônimo de Fernanda Torres, Fim, série Original Globoplay, também tem estreia marcada para este mês, no dia 23. Dividida em quatro fases, que se desenrolam em paralelo, mostrando passado e presente, a produção conta a história de um grupo de amigos de Copacabana que partilham momentos, alegrias, loucuras e frustrações, em um enredo sobre a vida, vista por quem acaba de deixá-la. O elenco reúne nomes como Fernanda Torres, Fábio Assunção, Marjorie Estiano, Bruno Mazzeo, Emilio Dantas, entre outros.

Já o original MC Daleste – Mataram o Pobre Loco, que estreia dia 30, traz a extensa investigação da vida do funkeiro MC Daleste, assassinado em cima do palco enquanto fazia show, retratada nas quase mil páginas do processo. Com entrevistas de familiares, amigos, policiais e celebridades, a obra também resgata e explica a sua relevância na música e no universo do funk.

Com produção do Conversa.doc, núcleo de documentários da equipe do programa Conversa com Bial, a docussérie Original Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho estreia no dia 30 e traz a história do jogo do bicho, em que o poder era controlado por núcleos familiares, e que, entre outras ações, cativou o público carioca por patrocinar duas das maiores paixões nacionais: futebol e samba. A obra também levanta questões atuais sobre essa disputa de poder. O documentário será publicado em duas partes, sendo a primeira em outubro.

Para as crianças

Em homenagem ao Dia das Crianças, Globoplay traz sucessos para animar os pequenos ao longo de todo mês, incluindo opções para variadas faixas etárias. O lançamento da série Original Globoplay Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos é um dos destaques. No spin-off de D.P.A, Berenice (Nicole Orsini) decide ir para uma colônia de férias em Ondion, bem diferente da escola tradicional. É o acampamento Luminum, voltado para jovens bruxos, uma proposta alternativa que integra magia e natureza. Lá ela vai conviver com bruxos e feiticeiras de todas as origens, todos os tipos de poder, além de aprender práticas de “bruxamanismo” que desconhece até então.

A temporada 17 de Detetives do Prédio Azul – D.P.A. também estreia neste mês. E Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milenaestão prontos para mais aventuras. Episódios inéditos do original Vamos Brincar com a Turma da Mônica - a primeira animação 3D da Maurício de Souza Produções e vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Série Brasileira de Animação - chegam à plataforma. Na trama, focada na primeira infância, a inesquecível Turma da Mônica explora o mundo a partir de brincadeiras e variadas experiências, com muita música e diversão. Tudo isso sob o olhar atento e astuto do coelho Sansão, o inseparável parceiro de aventuras da Mônica, que ganha um protagonismo todo especial.

As novidades não param por aí. O filme Pluft, o Fantasminha, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias Melhor Longa-Metragem Infantil e Melhor Efeito Visual, chega à plataforma pra animar a criançada, e as minisséries resgate O Relógio da AventuraO Pequeno Alquimista e Clara e o Chuveiro do Tempo ficam disponíveis para todos os assinantes do Globoplay.

Projeto Resgate - clássicos da dramaturgia

Integrando o projeto de resgate a clássicos da dramaturgia brasileira, dois grandes sucessos de Gilberto Braga desembarcam no Globoplay: Pátria Minha, novela de 1994, e Escrava Isaura, lançada em 1976.

Casal de Pátria Minha. Foto: TV Globo / Jorge Baumann

Pátria Minha tem como ponto de partida o confronto entre a estudante idealista Alice (Cláudia Abreu) e o dono de um conglomerado de empresas Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Na história, o conflito se estabelece após a jovem se recusar a testemunhar a favor de Raul em um atropelamento e contar toda a verdade.

Já Escrava Isaura, inspirada na obra homônima de Bernardo Guimarães, tem como tema central a luta abolicionista no Brasil e como fio condutor a paixão doentia de um senhor por sua escrava. Ainda dentro do projeto “Resgate”, a minissérie Avenida Paulista chega à plataforma.

Projeto Originalidade

Outubro tem ainda como destaque, pelo projeto Originalidade, a novela Joia Rara, de 2013, com grandes nomes no elenco: Bruno Gagliasso, Carmo Dalla Vecchia, José de Abreu, Bianca Bin, Nathalia Dill, entre outros. A trama mexicana A Intrusa, protagonizada por Gabriela Spanic (A Usurpadora), também ganha novos capítulos ao longo do mês.

E o público ainda pode acompanhar a primeira temporada da série exclusiva mexicana As Travessuras da Menina Má. Na produção, baseada na obra homônima escrita por Mario Vargas Llosa, Lily/Arlette (Macarena Achaga), uma jovem rebelde e aventureira recém-chegada em Lima (Peru), questiona a vida automática e faz seu amor adolescente, Ricardo, sair da rotina programada.

Séries internacionais

O mês também reserva boas novas para os "serimaníacos", com as quintas temporadas das séries FBI e The Handmaid’s Tale - O Conto da Aia. Em FBI, a maior equipe do escritório do Departamento de Investigação corre atrás do tempo para evitar que o disparo de uma bomba cause muitas vítimas.

Já em The Handmaid’s Tale - O Conto da Aia, June (Elizabeth Moss) encara as consequências de suas ações passadas, enquanto tenta reconstruir sua vida após tantos traumas.

Veja abaixo o calendário com os principais lançamentos do mês:

Segunda (2)

O Relógio da Aventura
Um relógio permite que o menino João seja transportado de sua casa, em uma cidade do Brasil de hoje, para a Roma antiga. Elenco: Miguel Arraes, Nivea Maria, Heloísa Périssé, Marcos Caruso, entre outros. Minissérie Resgate. 2010.

O Pequeno Alquimista
Sinopse: João sonha se tornar membro da Associação Alternativa dos Alquimistas. Ele cria um objeto especial e atribui a incrível ideia ao pai, que precisa recuperar a moral com o grupo. Elenco: Júlia Lemmertz, Lima Duarte, Daniel Torres, Alexandre Borges, entre outros. Minissérie Resgate. 2004.

Clara e o Chuveiro do Tempo
Depois de inventar uma máquina do tempo, Vô Teodoro acaba se perdendo no passado. Clara e seu melhor amigo Nico se aventuram para trazer o avô da menina de volta ao presente. Elenco: Bianca Salgueiro, Osmar Prado, Flávio Migliaccio, Igor Orlando, entre outros. Minissérie Resgate. 2005.

Quarta (4)

A Era dos Humanos
Como os nossos pensamentos, intuições, emoções e sentidos influenciam a vida no planeta? Você irá descobrir em uma viagem pelo Ar, Fogo, Água e Terra e entender como a natureza humana está por trás das mudanças climáticas. O ator Marcos Palmeira é o nosso guia nessa jornada, na qual cientistas prestigiados compartilham sua paixão pela natureza e mente humana. Série exclusiva. 2023.

The Handmaid’s Tale - O Conto da Aia (temporada 5)
June encara as consequências de matar o Comandante Fred Waterford junto com outras aias refugiadas em Toronto, enquanto tenta reconstruir sua vida após tantos traumas. Elenco: Elisabeth Moss, Yvonne Strahovski, Madeline Brewer, Amanda Brugel, Ann Dowd, O.T. Fagbenle, Samira Wiley, entre outros. Série. 2022.

Segunda (9)

Pátria Minha
A trama surge através do confronto entre Alice, uma estudante idealista, e Raul Pelegrini, o dono de um conglomerado de empresas, comprometido com negócios inescrupulosos. A rixa entre os dois começa quando Alice vê Raul demitir brutalmente seu motorista e, ao sair em disparada com o carro, causar um atropelamento cuja responsabilidade não assume. Elenco: Cláudia Abreu, Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Rodrigo Santoro, Fábio Assunção, José Mayer, Patrícia Pillar, Vera Fischer, entre outros. Novela Resgate. 1994.

Quinta (12)

Vamos Brincar com a Turma da Mônica (temporada 1 – novos episódios)
Menores em tamanho, gigantes na diversão! Mônica, Cebolinha, Milena, Magali e Cascão vivem alegrias e conflitos regados de risadas, brincadeiras e muita música, provando que toda boa história, pede um ótimo começo! Vamos brincar? Série Original. 2022.

Segunda (16)

Joia Rara
Duas pessoas de mundos diferentes se apaixonam e têm uma filha com dons: a pequena Pérola vem ao mundo com a missão de ensinar as pessoas a amar. Elenco: Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Mel Maia, Carmo Dalla Vecchia, Nathalia Dill, José de Abreu, entre outros. Novela Originalidade. 2013.

Quinta (19)

Codex 632
Tomás de Noronha, um professor de História e especialista em criptologia, é contratado por uma Fundação Italiana para descodificar a investigação do seu mentor, morto em circunstâncias pouco claras. Quanto mais perto da verdade, mais perigo ele correrá. Elenco: Paulo Pires, Deborah Secco, Alexandre Borges, Betty Faria, Leonor Belo, Ana Sofia Martins, entre outros. Série Original. 2023.

Segunda (23)

Escrava Isaura
Inspirada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela retrata a luta abolicionista no Brasil tendo como fio condutor a paixão doentia de um senhor por sua escrava. Elenco: Lucélia Santos, Beatriz Lyra, Rubens de Falco, Átila Iório, Edwin Luisi, entre outros. Novela Resgate. 1976.

Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho
Com produção do Conversa.doc, núcleo de documentários da equipe do programa 'Conversa com Bial', a docussérie Original traz a história do jogo do bicho, em que o poder era controlado por núcleos familiares, e que, entre outras ações, cativou o público carioca por patrocinar duas das maiores paixões nacionais: futebol e samba. A obra também levanta questões atuais sobre essa disputa de poder. Série documental Original. 2023.

Fim
Um grupo de amigos que não acredita que a vida se limita a encontrar o amor e ser feliz para sempre. Uma história sobre a vida, vista pelos olhos de quem acaba de deixá-la. Elenco: Fernanda Torres, Marjorie Estiano, David Junior, Bruno Mazzeo, Fabio Assunção, Emilio Dantas, Laila Garin, Heloisa Jorge, Débora Falabella, Thelmo Fernandes, Javier Drolas. Série Original.

Quinta (26)

The Taste Brasil (temporada 6 – episódio final)
Cozinheiros profissionais e amadores terão seus pratos submetidos ao paladar minucioso e exigente de um júri de peso na gastronomia nacional. Às cegas, os quatro chefs renomados irão experimentar apenas uma colherada do prato de cada participante e decidir quem merece um lugar em suas cozinhas. Aquele que for aprovado por mais de um jurado poderá escolher qual deles será o seu mentor no programa. Apresentadores: Claude Troisgros, Manu Ferraz, Manu Buffara e Felipe Bronze. Reality de culinária. 2023.

Sexta (27)

Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos
As férias chegaram e Berenice vai curtir um Acampamento de Magia em Ondion! Lá, ela vai conviver com adolescentes bruxos e feiticeiras com todo tipo de poder, e vai reencontrar seus amigos Tobby e Mila. Como foi criada no mundo dos ordinários, Berê se sente bastante deslocada dos demais. De cara, ela é acolhida por Uric, mas não esperava que algo terrível fosse acontecer com ele. Agora, ela e seus novos amigos vão precisar se unir para desvendar um grande mistério e salvar Ondion de um perigoso inimigo. Elenco: Nicole Orsini, Malu Galli, César Ferrario, José Victor Pires, Letícia Pedro, Caio Cabral, Dhara Lopes, Duda Matte, J.P. Rufino, Maria Ibraim, Matheus Costa, Nicole Castro, Pedro Ogata, entre outros. Série Original. 2023.

A Divisão (temporada 3 – episódio final)
No ano de 2000, o Rio de Janeiro enfrenta um novo inimigo: os narco sequestradores. A Divisão continua sendo uma unidade de excelência, comandada a punho de ferro por Mendonça e Santiago. Porém, agora os integrantes da equipe não precisam seguir as regras da polícia. Elenco: Silvio Guindane, Erom Cordeiro, Cinnara Leal, Marcelo Adnet, Neusa Borges, Tony Tornado, Nivea Maria, Branca Messina, Aisha Jambo, Nivea Maria, entre outros. Série Original. 2023.

Segunda (30)

MC Daleste – Mataram o Pobre Loco
A morte de um funkeiro, assassinado em cima do palco e na frente de milhares de fãs, foi registrada em áudio e vídeo que viralizam. Dez anos depois, a polícia ainda não descobriu quem matou MC Daleste. O documentário faz uma investigação profunda da vida de Daleste, retratada nas quase mil páginas do processo. O trabalho jornalístico revela detalhes do fim trágico, no dia 6 de julho de 2013. Com entrevistas de familiares, amigos, policiais e celebridades, a série conta quem é MC Daleste, explica sua relevância na música e refaz a pergunta mais importante da história do funk: afinal, quem matou MC Daleste? Série documental Original. 2023.

Avenida Paulista
Ambientada no coração financeiro de São Paulo, Avenida Paulista mostra a ascensão e a queda do ambicioso Alex Torres, usado como testa de ferro por seu chefe, o inescrupuloso banqueiro Frederico Scorza. Alex tem o desafio de tornar-se um homem de influência no mercado financeiro e conta com o apoio de Paula Alencar, executiva e cúmplice nos planos de Scorza. Elenco: Antonio Fagundes, Walmor Chagas, Dina Sfat, Wanda Stephânia, entre outros. Minissérie Resgate. 


Deixe o seu comentário