O Planeta TV

Emmy Internacional 2023: equipes de "Cara e Coragem" e "Pantanal" já estão em Nova York

A cerimônia acontece nesta segunda-feira (20) nos Estados Unidos.

por Redação, em 20/11/2023

Foto: Globo/Luiz C. Ribeiro

Está chegando a hora de saber se mais uma novela brasileira vai ganhar o Emmy Internacional, maior premiação da TV, cuja edição 2023 acontece nesta segunda-feira, (20), em Nova York, nos Estados Unidos. 

"Pantanal" e "Cara e Coragem" estão no páreo, na categoria Telenovela, competindo com as tramas "Para Sempre", de Portugal, e "Yargi", da Turquia.

Pantanal

No ar entre março e outubro de 2022, Pantanal foi um remake mais do que esperado e celebrado. A história criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1990 pela Rede Manchete, foi atualizada pelo neto dele, o também autor Bruno Luperi, e reconquistou os brasileiros, dando luz ao coração do Brasil, ao bioma, com toda a sua complexidade e beleza natural única, e sua gente, através do fazendeiro José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

A trama trouxe no elenco nomes como Marcos Palmeira e Almir Sater, que estiveram na primeira versão do folhetim, e lançou atores que caíram nas graças do público: Isabel TeixeiraBella CamposGuitoLetícia SallesGabriel SaterLeandro Lima, entre outros.

Mesmo após um hiato de 32 anos, a saga de Maria Marruá (Juliana Paes), a mulher que vira onça e passa a característica à filha Juma Marruá (Alanis Guillen), se manteve no imaginário do público e ganhou novas gerações de fãs.

A trilha sonora de Pantanal também foi de milhões, reunindo os melhores do sertanejo raiz e "modões" de respeito. Quem não lembra de "Cavalo Preto", né mesmo?

Cara e Coragem

Roteiristas de Cara e Coragem. Foto: Globo/Luiz C. Robeiro

Exibida entre maio de 2022 e janeiro de 2023, Cara e Coragem ficou marcada por ser uma novela de ação, tendo como protagonistas a dupla de dublês destemidos Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado). Eles são contratados pela empresária Clarisse Gusmão (Taís Araujo) para resgatar uma fórmula secreta perdida em um local inóspito.

Na pele dos dublês, Paolla e Serrado tiveram uma preparação física diferenciada, assim como Paulo Lessa André Luiz Frambach, que também participavam das cenas de ação. Eles aprenderam, entre outras coisas, parkour.

O grande plot twist da trama foi a revelação de que Clarice Gusmão tinha forjado a própria morte. A empresária reapareceu linda e altiva em uma festa da siderúrgica da família, deixando os vilões sem chão.

Cara e Coragem foi uma novela que teve uma assinatura feminina, com duas mulheres à frente: a autora Claudia Souto e a diretora artística Natália Grimberg, amigas de longa data.

A Globo no Emmy

Considerado o evento número um do mercado televisivo, o Emmy Internacional reconhece a excelência de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana.

A Globo já recebeu 18 troféus do Emmy. O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, a Globo ganhou com o musical "A Arca de Noé" e em, 1982, com "Morte e Vida Severina".

A Globo foi premiada oito vezes por Melhor Novela, com Caminho das Índias (2009), Laços de Sangue, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014), Império (2015), Verdades Secretas (2016) e Órfãos da Terra (2020).


Deixe o seu comentário