O Planeta TV

Em O Cravo e a Rosa, Eduardo Moscovis revela desafios das gravações: 'Me machucava muito'

Cena 'bêbado', mugido de vaca, 'apuros' com Adriana Esteves e muito mais.

por Redação, em 12/09/2022

Em O Cravo e a Rosa, Eduardo Moscovis revela desafios das gravações: 'Me machucava muito'

O que acontece quando uma novela é reprisada várias vezes? No caso de "O Cravo e a Rosa", é sucesso na certa! Passando atualmente nas tardes da TV Globo, a trama de Walcyr Carrasco comprova que o enredo e os personagens dessa história de época ainda têm força para dar e vender.

Para falar sobre esse hino, o podcast Papo de Novela conversou com Eduardo Moscovis, que interpretou Julião Petruchio. Para viver o roceiro, Edu gravava bastante em uma fazenda, convivendo com bichos, aprendendo a fazer queijos e encarando muitas cenas de briga com Adriana Esteves. Como não amar aqueles momentos da Catarina atirando vários objetos na cabeça do marido? Imagina só quanta história Eduardo Moscovis tem para contar!

Para matar a nossa curiosidade, Edu relatou vários momentos desafiadores - e divertidos - durante as gravações de "O Cravo e a Rosa". Confira:

Esquecidinha

Quem nunca esqueceu de um compromisso importante? Isso aconteceu com Eduardo Moscovis. Depois de gravar várias cenas da novela, ele foi embora para relaxar, crente que era mais um dia de dever cumprido: "Eu gravava na fazenda, normalmente o dia inteiro, e depois ia embora. E tinha uma birosquinha. Nesse dia, eu tinha gravado demais e parei pra tomar uma cervejinha."
Mas durante o seu merecido descanso, ele foi lembrado que ainda faltava uma cena para gravar. "Eu estava bebendo a segunda ou a terceira cerveja, e alguém veio me dizer que o estúdio estava parado, me esperando. Ou seja, eu teria cena e não lembrava". Acham que parou por aí? O ator conta que o pior estava para acontecer: a cena seria dirigida por um rígido diretor e quem ia contracenar com o Edu era o Ney Latorraca, que interpretava o Cornélio.

"Era uma cena justamente com a pessoa mais perigosa nesse sentido, que é o Ney Latorraca. Você tem que estar muito concentrado com o Ney, porque é um desespero. Mesmo quando ele não faz graça, ele é engraçado. E eu soube que era o Walter Avancini dirigindo. E ele era muito rígido, todo mundo tinha medo dele. Eu cheguei atrasado. Eu nem sabia o texto! Acabou que a gente fez a primeira cena, e o Avancini falou: ‘Ótima cena! Muito bonita a emoção’. O Ney me olhou e falou assim: ‘Ah, vou começar a beber pra vir gravar!’ (risos)."
As cenas da fazenda de Petruchio eram gravadas em um sítio localizado na Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. E com as gravações rolando no meio dos bichos, sempre tinha algum imprevisto:

"Eu lembro que tinha momentos em que a gente não conseguia gravar porque as vagas mugiam muito, muito! Teve um dia que o diretor propôs que a gente ficasse atento ao mugido da vaca pra que a gente conseguisse dar a fala entre um mugido e outro. Uma loucura!"
Quando se fala em "O Cravo e a Rosa, vem logo à cabeça as cenas da Catarina tacando vários objetos na direção do Petruchio. Mas será que rolava algum pequeno acidente durante esses ataques de fúria da filha do banqueiro Batista (Luís Melo)?
"A Adriana me machucava muito, gente! Se fosse hoje, ela não ia continuar na novela, eu ia denunciar por maus tratos! (risos). Outro dia, vi uma cena em que ela estoura um ovo na minha cabeça, e eu pego um prato que devia ter uns 20 ovos na cozinha da fazenda, e eu joguei muito ovo nela! Mas eu tinha o cuidado de não machucá-la, ela não tinha o menor cuidado comigo, a verdade é essa (risos). Estou brincando, a Adriana é uma querida, sou muito fã da Adriana!"

E mais: No podcast, Edu Moscovis também conta várias curiosidades de bastidor, diz como ficou a relação do elenco após a novela e muito mais. Ele também fala da sua relação com as redes sociais, rótulo de galã e muito mais.


Deixe o seu comentário