O Planeta TV

"Em Família": novela fracassada de Manoel Carlos chega ao GloboPlay

A novela foi marcada por um ritmo lento e diálogos aquém de outras produções escritas pelo dramaturgo.

por Redação, em 16/04/2024

Foto: João Miguel Júnior/Globo

Marcada por um ritmo lento e diálogos aquém de outras produções escritas por Manoel Carlos, "Em Família" chegou ao catálogo do GloboPlay

A obsessão de Laerte (Gabriel Braga Nunes) por Helena (Julia Lemmertz) é o fio condutor da trama. Vinte anos após a separação dos dois, Laerte, que estava na Europa, retorna ao Brasil e se apaixona por Luiza (Bruna Marquezine), filha de Helena. A trama de uma filha se envolvendo romanticamente com o ex-amor da mãe já havia sido explorada por Maneco em "Laços de Família" (2000), mas em "Em Família" não conseguiu gerar o mesmo apelo e interesse.

Maneco já diza que esta seria a sua última e que, daqui para frente, se dedicaria a projetos especiais, como minisséries. Na verdade, foi o último trabalho dele na dramaturgia. Nos bastidores da novela, parece também que nem tudo foram flores. A rádio-corredor diz que Leonardo Nogueira e Jayme Monjardim, diretores geral e de núcleo, romperam relações, enquanto Gabriel Braga Nunes teria se estranhado com os colegas por trás das câmeras. Isso sem contar com o afastamento de Marília Carneiro, figurinista, que abandonou a produção em meio ao processo, quando o drama já rolava solto nas telinhas.

Exibida em 2014, "Em Família" marcou 29,6 pontos de audiência, até então a pior média de público de uma novela das nove na Grande São Paulo.

Curiosidades

Com 33 anos de trajetória, Julia Lemmertz foi a atriz escolhida por Manoel Carlos para dar vida à última Helena do autor. E há um motivo especial para esta escolha: ela é filha de Lilian Lemmertz, a primeira artista a interpretar uma Helena de Maneco. Este ciclo começou na novela 'Baila Comigo', em 1981.

Manoel Carlos também quis dar um papel para Bruna Marquezine. A atriz foi a Helena na segunda fase da novela. Na fase seguinte, ela interpretou Luiza, filha de Helena. A estreia de Bruna na TV foi em 'Mulheres Apaixonadas', novela de Maneco. Bruna, além de ganhar esses dois personagens, pôde ver a estreia de sua irmã, Luana Marquezine, na TV. Luana integrou o elenco da primeira fase da trama como Clara, irmã de Helena (Julia Dalavia).

'Em Família' também marcou a estreia de outros artistas na TV. Entre eles, a cantora teen Manu Gavassi, que interpretou Paula, a namorada do flautista Leto (Ronny Kriwat), filho de Laerte (Gabriel Braga Nunes). Vinícius Mazzola também fez sua estreia interpretando Felipe na primeira fase da trama.

Entre as ações socioeducativas desenvolvidas na novela estava o alcoolismo de Felipe (Thiago Mendonça), um dos irmãos de Helena (Julia Lemmertz). O autor mostrou o jovem bebendo excessivamente desde a juventude, o que depois se refletiu de forma ruim na profissão dele como médico e também o atrapalhou no relacionamento com a médica, Silvia (Bianca Rinaldi).

“O alcoolismo é um tema com o qual sempre me preocupei, pois é um vício de droga lícita. Qualquer pessoa compra, qualquer pessoa bebe. Felipe (Thiago Mendonça) foi um jovem alcoólatra e podemos ver como isso desestrutura uma família”, contou Manoel Carlos.

Outro personagem que despertou interesse social foi Benjamim (Paulo José), o pai de Virgílio (Humberto Martins). Ele sofria de Parkinson. Na vida real, Paulo José luta contra a mesma doença.

Uma novela de: Manoel Carlos l Colaboração: Angela Chaves, Juliana Peres, Maria Carolina, Mariana Torres e Marcelo Saback l Direção: Adriano Melo, João Boltshauser, Luciano Sabino e Teresa Lampreia l Direção-geral: Jayme Monjardim e Leonardo Nogueira l Direção de núcleo: Jayme Monjardim l Período de exibição: 03/02/2014 – 18/07/2014 l Horário: 21h N° de capítulos: 143


Deixe o seu comentário